PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Salário mínimo não vai compensar aumentos de preços

O efeito da elevação dos preços não teve um impacto tão grande este ano porque o reajuste salarial 
compensou, o que não deve se repetir no ano que vem

Donaldson Gomes e Naiana Ribeiro (mais@correio24horas.com.br)
Atualizado em 29/10/2014 08:55:22

A pressão da inflação e o ganho real do salário mínimo em um patamar menor do que o dos últimos anos vai impactar negativamente o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015, acredita o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-BA), Gustavo Pessoti. 

“O cenário para 2015 é preocupante. O mínimo não vai acompanhar a tendência dos últimos anos, temos um cenário de juros altos, pelo menos no primeiro semestre, por conta do momento que a gente está tendo. E a inflação não deve se descontrolar, mas estará no limite extremo”, prevê. 

Ele acredita que o governo vai tentar dar um choque de gestão, arrumar a casa, mas não vai conseguir livrar os cidadãos dos efeitos dos ajustes. “A inflação é o que existe de pior na economia porque faz com que todos percam. Trabalhadores, empresas e até o governo, porque arrecada menos”, explica Pessoti. 

Segundo ele, o efeito da elevação dos preços não teve um impacto tão grande este ano porque o reajuste salarial compensou, o que não deve se repetir no ano que vem. “No setor de consumo, você tem a inflação que vai sofrer o impacto do reajuste da gasolina, que interfere na vida de quem tem carro, mas também nos preços de diversos produtos que são transportados pelos carros”, diz Pessoti. 

A estudante de produção cultural Mariana Rêgo, 23 anos, está preocupada. Gasta em média R$ 450 reais de gasolina por mês. “Ainda não tenho condições de pagar a gasolina. Meu pai me ajuda, mas tem sido difícil. O preço ainda maior da gasolina afetaria a renda da minha família”, afirma.

FONTE: CORREIO 24 HORAS

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK