PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ela tem história

PERFIL

Ela tem história

04.11.2014

Aos 39 anos de idade e com 17 de Rede Globo, a jornalista Poliana Abritta é quem assume o lugar de Renata Vasconcellos no 'Fantástico'

Image-0-Artigo-1733573-1
Poliana Abritta foi convidada para o novo cargo em março
Poliana Abritta terminava de comer um sanduíche quando se apresentou para esta, que seria a sua primeira entrevista após ser anunciada como apresentadora titular do "Fantástico", posto que assumiu no último domingo (02). Despojada e segura, a jornalista, com 17 anos de TV Globo, diz que a missão não a assusta.
"Não estou com medo, porque é mais um trabalho que vou fazer na Globo. Eu não apareci ontem para apresentar o 'Fantástico'. Esta é mais uma etapa da minha carreira, com um tamanho compatível com o meu histórico profissional. É uma senhora responsabilidade, mas eu sou uma moça muito responsável desde novinha", brinca ela.
Poliana se destacou como repórter em coberturas como a ida do então presidente Lula ao Irã, em 2009, para tentar fazer um acordo nuclear. Hoje, a jornalista encara com leveza os comentários de surpresa sobre a escolha do seu nome para substituir Renata Vasconcellos no dominical.
"Se me veem como uma novidade, eu acho bom. Adoro novidade. Então, as pessoas terem a chance de conhecer alguém novo é um ponto positivo para mim", diz ela, que também teve experiências como apresentadora, em edições de sábado do "Jornal Hoje", cobrindo férias de Christiane Pelajo no "Jornal da Globo" e ancorando duas temporadas do "Globo Mar".

Para a estreia no "Fantástico", a jornalista foi à Índia entrevistar Kailash Satyarthi, vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2014, por seu trabalho com o resgate de crianças vítimas do trabalho escravo. "Sempre quis conhecer a Índia e queria muito estrear com uma coisa bacana, positiva, com uma mensagem boa. E a Índia tem uma outra vibração, de amor. Fui recebida pelo Kailash como se fosse uma velha amiga", conta.
Os preparativos também envolveram a gravação de pilotos (programas de teste) e conversas com Renata e Tadeu Schmidt, que foi seu colega de faculdade em Brasília, para "entender as minúcias do programa".
"É uma apresentação diferente das que eu já fiz. No 'Fantástico', vou apresentar de pé e não posso ser formal. Tive que alinhar a pessoa e a jornalista que eu sou com o formato do programa", diz.
O mais difícil dessa história toda, no entanto, foi "guardar segredo por tanto tempo", conta a jornalista. "Os meus filhos (os trigêmeos Guido, José e Manuela, de 6 anos) só ficaram sabendo que eu seria a nova apresentadora do 'Fantástico' muito perto do anúncio oficial. É injusto pedir um segredo desse tamanho a crianças tão novas. E para eles, foi normal. Como cresceram me vendo na televisão, acham que é só mais um trabalho da mamãe".
O início
Apesar de ter parecido súbita quando anunciada, Poliana diz que a decisão da troca de apresentadoras - Renata Vasconcellos assumiu o "Jornal Nacional" no lugar de Patrícia Poeta -, é antiga e havia sido proposta em março.
"O Ali (Kamel, diretor-geral de jornalismo e esportes da Globo) me convidou entre março e abril. Como haveria um intervalo entre o convite e a estreia, planejada para depois das eleições, ele me propôs que eu passasse um período como correspondente em Nova York", relata.
As crianças seguem em Brasília, terra natal da jornalista e onde ela morava até se mudar para o Rio, em agosto. "Por enquanto, estou fazendo uma ponte. Vou para Brasília, fico dois, três dias e, quando volto, deixo eles com o pai (um arquiteto, de quem está separada). No fim do ano, trago eles para cá", conta.
O salto para a TV Globo, após experiências como apresentadora em outra emissora local e como repórter de uma agência de notícias, foi ainda aos 21 anos.
"Pouco antes de me formar, fui pedir estágio ao Marcelo Netto (ex-diretor da emissora em Brasília), e ele me mandou voltar depois de formada, porque ele considerou que eu era muito novinha para isso. Mas, ao me ver na TV entrevistando o Cristovam Buarque (então governador da capital federal), ele pediu a secretária para me ligar", relembra.
Natália Boere
Agência o Globo


FONTE:
DN

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK