PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Especialista dá dicas de preparação para o teste

ENEM

Especialista dá dicas de preparação para o teste

04.11.2014

Na semana antes das provas, orienta-se checar os documentos e verificar anteriormente o local de prova

Image-0-Artigo-1733969-1
O primeiro dia de prova será no próximo sábado, quando os estudantes terão 4h30 para resolver questões relacionadas área de Ciências Humanas e da Natureza. No Ceará, os testes começam às 12h (13h de Brasília)
FOTO: BRUNO GOMES
Faltam apenas cinco dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e, no Ceará, 570.697 candidatos devem fazer o teste, sendo o quinto maior número no Brasil. As provas estão marcados para os dias 8 e 9 de novembro, no entanto, a preparação dos candidatos começa bem antes disso. Nos últimos dias antes do exame, as recomendações vão desde verificar o cartão de confirmação da inscrição a calcular o tempo de trajeto até o local de prova.
Neste sábado (8), primeiro dia de exame, os candidatos serão avaliados nas áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, e Ciências da Natureza e suas tecnologias. A prova terá duração de 4h30 e 90 questões. No domingo, o teste abordará Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Redação; e Matemática e suas tecnologias, totalizando mais 90 perguntas. Os inscritos terão 5h30 para resolver todas as questões. No Ceará, as provas começam às 12h (13h no horário de Brasília).

Em relação ao ano passado, o Estado registrou aumento de aproximadamente 15% na quantidade de inscrições para o Enem 2014. Além dos concludentes do colegial e outros pretendentes às vagas na universidade, também participarão da prova 107.600 alunos cearenses dos 1º e 2º anos do Ensino Médio.
Dentre as recomendações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para os últimos dias antes do exame, conferir o cartão de confirmação da inscrição é a dica mais importante. O documento, que precisa ser apresentado no momento do teste, deve conter número de inscrição; data, hora e local de prova; indicação do atendimento especializado ou específico do candidato; opção de língua estrangeira; e solicitação da certificação de ensino médio (se for o caso). Os participantes poderão consultar e imprimir o cartão no site do Inep, informando CPF e senha.
Documento original com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente e alimentos para consumir durante a prova são outros itens indispensáveis no dia do Enem. Não é permitido utilizar lápis, lapiseiras ou canetas de material não transparente, além de livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos ao longo do teste. Usar óculos escuros e artigos de papelaria também está fora de cogitação.
Recomendações
Ademar Celedônio, diretor de ensino do Colégio Ari de Sá e do Sistema Ari de Sá, divide as etapas de preparação no Enem em três partes. Na semana anterior aos testes, ele aconselha respeitar os limites pessoais, não cometendo exageros ou estimulando o cansaço físico, mental ou emocional. Além disso, ressalta ser interessante a visita ao local da prova. "É um fator que ajuda a evitar a ansiedade e permite calcular os melhores trajetos para evitar atrasos", avisa.
Na véspera da prova, a orientação é alimentar-se de forma adequada e dormir cedo. Já no dia do exame, Celedônio lembra que é importante sair de casa com muita antecedência. "Nesse mesmo dia, teremos uma etapa do Ironman, que irá interditar muitas vias de Fortaleza. Sugerimos que as pessoas que vão fazer Enem nessa área saia com pelo menos duas horas de antecedência para não ter problemas", diz.
"Na semana da véspera, o aluno não deve tentar aprender nada novo, pois se tiver dificuldade em entender, vai se sentir inseguro. Mas pode fazer revisão dos assuntos que tem mais familiaridade, inclusive pelo hotsite do Diário do Nordeste no Enem", afirma Celedônio.
Ele se refere ao projeto lançado pelo Diário do Nordeste, que lançou fascículos com questões sobre assuntos abordados no Enem, além de manter uma página na internet com videoaulas, simulados exercícios e dicas para a realização do exame.
Mais informações
Confira vídeoaulas, exercícios e outras dicas no Hotsite Diário do Nordeste no Enem:www.diariodonordeste.com.br/diarionoenem


FONTE: DN

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK