PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Evangelho do dia


Segunda-feira, 3 de Novembro de 2014.
Santo do dia: São Martinho de Porres, religioso; Beata Alpáide, virgem
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Lucas 14, 12-14
Primeira leitura: Filipenses 2, 1-4
Leitura da carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos, 1se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
SALMO 130 (131)

— Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandeza, nem tenho pretensões ambiciosas!

R: Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
— Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.

R: Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
— Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade.

R: Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 12-14
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: "Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa.13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia São Gregório de Nazianzo (330-390)
Bispo e Doutor da Igreja
Sobre o amor aos pobre, 4-6; PG 35, 863
«Agindo assim ensinaste o teu povo que o justo deve ser amigo dos homens» (Sb 12,19)
O primeiro e o maior dos mandamentos, o fundamento da Lei e dos Profetas (cf Mt 22,40), é o amor que, no meu parecer, dá a sua maior prova através do amor aos pobres, da ternura e da compaixão pelo próximo. Nada honra tanto a Deus como a misericórdia, pois nada se Lhe assemelha tanto. «A rectidão e a justiça são a base do teu trono»  (Sl 89,15) e Ele prefere a misericórdia ao juízo  (cf Os 6,6).  Nada como a benevolência entre os homens para atrair a benevolência do Amigo dos homens (cf Sb 1,6); a sua recompensa é justa, Ele pesa e mede a misericórdia.

Temos de abrir o nosso coração a todos os pobres e a todos os infelizes, sejam quais forem os seus sofrimentos. É esse o sentido do mandamento que nos pede: «Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram» (Rom 12,15). Sendo nós também homens não será conveniente sermos benevolentes para com os nossos semelhantes?
Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK