PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O florido festival dos Pátios de Córdoba

A cidade de Córdoba, no sul da Espanha, explode em flor com festas especiais celebrando a estação das flores. Os donos dos pátios decoram suas grades de ferro ornamentadas e varandas com plantas e flores, principalmente jasmim, gerânio e cravos. Tapetes de flores, mosaicos islâmicos feitos à mão, e outros adornos florais característicos adornam os pátios.


Normalmente, quase todos os pátios são de propriedade privada e não estão disponíveis para apreciação pública durante o resto do ano, mas durante o festival os pátios decorados são abertos para que todos possam ver. O pátio melhor conservado e o mais belo é escolhido por meio de votação de especialistas em botânica e historiadores e o vencedor é reconhecido não só com um prêmio financeiro, mas também com o prestígio e a admiração de ter o melhor pátio da cidade.


O clima de Córdoba é bem quente e seco, e assim as casas locais foram construídas com um pátio central em toda a história da cidade, que remonta aos tempos romanos. Mas foram os árabes que começaram a decorar os pátios e introduziram as plantas, elementos de jardinagem e espelhos d'água, como forma de manter as casas mais arejadas e frescas.


Estes pátios eram espaços especiais onde as famílias se reuniam para festejar, celebrar ou apenas conversar buscando escapar do calor do verão. Você ainda pode encontrar alguns pátios que datam do século 10, quando Córdoba era o centro de Al-Andalus, o califado muçulmano na Península Ibérica e sua maior cidade com meio milhão de habitantes.


O festival dos Pátios foi organizado pela primeira vez pela Prefeitura de Córdoba em 1918, e a primeira competição aconteceu em 1921. No entanto, foi preciso esperar até 1933, quando eles começaram realmente a se popularizar com grandes prêmios. Em 1980, a "Fiesta dos pátios" foi declarada como Festa de Interesse Turístico Nacional e em 2012 os pátios de Córdoba foram reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.



Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK