PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Quantos copos de água devemos tomar por dia?

Publicado por: 

Quanto a questão: quantos copos de água devemos tomar por dia? ainda não se chegou a um consenso, embora a maioria das pessoas responda 2 litros e meio de água por dia (2,5 L).

E sendo a maioria desses profissionais, médicos, as pessoas acabam tomando isso como Lei. 

No entanto, se raciocinarmos bem, perceberemos que esta conta não faz o mínimo sentido, afinal, somos diferentes, uns mais gordos, outros mais magros, um mais altos ou mais baixos. Será que para todo mundo a dica é tomar 2 litros e meio de água por dia? Pensando no que escrevi acima, é óbvio que a resposta é NÃO!

Já outros profissionais vão para o outro extremo e dizem: "Só devemos tomar água quando sentirmos sede".

Esse pensamento pode até parecer lógico, mas ao longo dos séculos o ser humano foi usando mais de sua inteligência e, hoje, podemos perceber que, quando o corpo "pede água" é porque ele já está começando a se desidratar, a pedir socorro...

Mas ele NÃO precisa pedir socorro!! Podemos hidratá-lo antes disso. Oras, devido a estes (e outros) pensamentos, colaborou-se para que a humanidade viva muito mais. Na época em que agíamos como carnívoros quase estritos [idade da pedra], nossa expectativa de vida não ultrapassava os 30 anos. Hoje sabemos que embora sejamos como os leões que precisam de carne, nossa inteligência é muito maior do que a deles, para saber que isso - em excesso - faz mal. Mas isso é tema para outro post.

Voltando à água...

Quantos copos de água devemos tomar por dia?

Quantos copos de água devemos tomar por dia?
Quantos copos de água devemos tomar por dia?

Certa vez, um profissional de renome [não lembro o nome, mas se alguém souber peço que escreva nos comentários, para que eu possa dar o devido crédito, please], disse que devemos tomar 100ml de água para cada 300g (ou 0,3 kg). Assim, com uma regra de 3 simples determinamos que um indivíduo de 70 kg deve tomar cerca de 2 litros e 300 ml por dia.

100ml     0,3 kg
   x        70,0 kg

Seguindo o mesmo raciocínio, uma pessoa de 60 kg deve tomar 2 litros por dia e uma pessoa de 80 kg necessita de 2 litros e 600ml/dia.

Para saber quanto você necessita de água por dia, substitua seu peso na fórmula acima e chegue a conclusão de quanto de água você deve tomar por dia.

Entretanto, essa conta também pode variar. Complicou? Não. Para saber se você precisa de mais água - nunca menos - leve em consideração seu estado de saúde. Então...


Quem precisa beber mais água por dia?

  • Quem tem problema renal (no rim) pode necessitar tomar mais água por dia para 'ajuda' o rim a filtrar o sangue direito. [pergunte ao seu médico nefrologista],
  • Esportistas suam mais, então, podem precisar de muito mais água por dia. Isso porque quanto mais você sua, mais precisa de água para repôr o que perdeu. Mas isso seu treinador, um médico do esporte poderá lhe responder. Mas lembre-se de que além da água, os atletas perdem eletrólitos importantes. Então alguns repositores hidroeletrolíticos podem ser necessários (às vezes uma bebida isotônica ou mesmoágua-de-coco podem ser suficientes),
  • Pacientes hipertensos também podem necessitar de mais água por dia, já que para que a pressão 'caia' é preciso eliminar o sódio (NA+) do corpo, e isso a água tem o 'poder' de fazer. [note que às vezes a água, apenas, não consegue fazer isso, aí entra entram em ação os medicamentos que contêm potássio (K+) na formulação e isso seu médico cardiologista irá avaliar a necessidade de fazer uso deles.
  • Alcoólatras ou beberrões de final de semana. Toda pessoa que bebe muita cerveja sabe que, em um determinado momento do churrasco :-/ irá começar a ir muitas vezes ao banheiro. Isso ocorre porque o álcool impede que o rim retenha a água importante para seu corpo. Por isso, se beber, beba água!
  • Idosos: eles não precisam, necessariamente, de mais água, mas eles devem se hidratar ao menos com a quantidade mínima indicada para eles. Por quê? Porque a pele deles é muito mais fina, o que faz com que percam mais água pela pele pelo suor. Além disso, usar hidratante após o banho é imprescindível que seja passado hidratante em toda a pele dos idosos!
  • Pessoas que fazem os regimes da proteína. Se você passa dias ingerindo quase que somente proteína (o que eu acho 'absurdamente absurdo'), não deixe seu rim tão sobrecarregado (proteína é convertida em ácido úrico e o rim TEM que eliminar), assim, beba mais água do que o recomendado para seu corpo.
  • Por fim, se você a conta, mas tem sede mesmo assim, não prive seu corpo de água. Beba mais! Lembre-se que o calor está insuportável e o corpo sua muito mais.

Por que precisamos beber tanta água?


Se levarmos em consideração o quanto é a proporção de água do nosso organismo iremos ficar assustados e pensarmos: somos mais água que qualquer outra coisa!!!

Pois é. 70% do nosso corpo é apenas e tão somente... ÁGUA! Ou seja, mais da metade do nosso organismo é composto de água.


Só vale água pura ou suco também vale?


Essa é outra dúvida constante, que os médicos e nutricionistas - em gera, mas não todos - respondem que não vale, tem que ser água.

Mas para dar uma resposta inteligente e verdadeira vamos novamente usar nosso precioso cérebro. Oras, se tomarmos suco ao invés de água, certamente, naquele copo não haverá apenas água, então você precisaria de mais suco para atingir a quantidade de água (acompanhou?). Okay, no entanto, algumas pessoas - definitivamente - não conseguem beber água e dizem sentir até enjoos, mesmo se a beberem gelada.

Então minha gente, pra que sofrer tendo que ingerir ' n ' litros de água por dia. Se você só gosta de sucos, faça assim, atinja a quantidade necessária de água com sucos de frutas variadas e pouco concentrados (ou seja, mais água que fruta), mas se você precisa de 2 litros por dia (fazendo a continha) e mais uns 3 copos, ou comendo porções grandes de melancia, melão ou outras frutas com muita água. Só não vale trocar pelo refrigerante, hein?


Devaneios da Renata versão farmacêutica [sim, porque tenho várias versões... até jornalista de moda kkk]...


Quantos copos de água devemos tomar por dia?
Terra planeta água*

  1. Se, segundo o cantor e compositor *Guilherme Arantes, "a Terra é o planeta água" (pq do espaço vê-se que há muito mais água do que terra); podemos supôr que o "organismo tem mais água do que organismo", oras bolas!
  2. Há 20 anos dizia-se que em 50 anos as pessoas entrariam em guerra por água. No entanto, muitos não acreditavam. Mas após 20 anos nunca se faltou tanta água quanto agora... então daqui a 30 anos (o que falta para 50), teremos guerra por água.
  3. Sempre que se desperdiça 1000 ml de água, é como se você desperdiçasse 700 ml de você mesmo. Entendeu?
  4. Depois de tudo isso, você (quem faz isso) ainda não entendeu que deve ECONOMIZAR ÁGUA e que atos como lavar o quintal toda semana e tomar banhos demorados são contra a saúde do planeta? Sinto muito, mas não tenho mais meios de te convencer.
Esta foi a minha colaboração para o Dia Mundial da Água, ocorrido no último dia 22 de março.

Renata.

Texto de Renata Fraia - Farmacêutica [criou e mantém esse blog de saúde]


FONTE: SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK