PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 13 de dezembro de 2014

Alongue para tratar o esporão

Alongue para tratar o esporão

07.12.2014

Fascite plantar e esporão do calcâneo estão entre as queixas comuns dos corredores de rua. Saiba como tratar com exercícios feitos em casa

Alongamento
Alongar a panturrilha usando uma rampa (pode ser de madeira) é um exercício simples, mas que tem uma boa resposta no alívio das dores no calcanhar
FOTO: FABIANE DE PAULA
Se, por um lado, a popularização das corridas de rua contribui para o desenvolvimento do esporte, por outro, tem aumentado também o número de atletas amadores que, sem a devida preparação, acabam sofrendo lesões. Entre as queixas mais comuns, estão as dores na fáscia plantar (ou planta do pé), tecido rígido que cobre os músculos que movimentam o pé.
"Isso ocorre porque muitos dos novos corredores não se preparam. Começam hoje e, daqui um mês, querem correr 10 km; depois de seis meses, uma meia-maratona e, um ano depois, uma maratona. Não temos estrutura para isso. Você vê o sujeito, que era sedentário, querendo avanços rápidos. Aí vai sobrar para alguém", alerta o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), assim como do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral).
Fascíte e esporão
E, geralmente, sobra mesmo é para a estrutura dos flexores dos pés, que, quando sobrecarregada, pode inflamar a fáscia e gerar outros dois problemas: a fascite plantar e o esporão do calcâneo. Segundo o ortopedista e médico do esporte e do exercício Miguel Moraes, são interfaces de uma mesma enfermidade. A fáscia funciona como um braço de alavanca que potencializa músculos na marcha e em pé.
"O que dói é a fáscia inflamada, mas, quando há cronificação, pode ocorrer uma calcificação deste tecido na região que se liga ao osso, demonstrada por meio de radiografia e com aspecto semelhante à espora de um galo", explica o membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Por isso, Dr. Helder Montenegro pontua que, em alguns casos, a fascite é um aviso que precede o esporão. Este, por sua vez, surge de um encurtamento da musculatura plantar que mexe os dedos, em consequência de pressões repetidas sobre o arco do pé.
"A pessoa acorda e, na primeira vez que coloca o pé no chão, já percebe muita dor. Imagine o seu pé na posição relaxada. Quando acorda e levanta, está fazendo um alongamento na planta do pé. O esticamento dos músculos provoca dor", diz o fisioterapeuta. Na coluna, lesão similar é chamada 'bico de papagaio'; nos joelhos, o problema é conhecido como 'joelho do saltador'.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/alongue-para-tratar-o-esporao-1.1166636

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK