PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 28 de dezembro de 2014

Exposição ao sol requer cuidados

NEBULOSIDADE

Exposição ao sol requer cuidados

28.12.2014

Com registro de 12 pontos, escala do Índice Ultravioleta mostra que Fortaleza está em situação extrema

Image-0-Artigo-1768296-1
Para estar imune aos raios UVA e UVB, os especialistas orientam usar o protetor solar em qualquer época do ano, com ou sem nuvens.
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Dados da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) apontam que o período atual é de nebulosidade no céu. Entretanto, apesar do tempo ameno, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois a exposição ao sol sem proteção pode ser ainda mais perigosa.
A escala do Índice Ultravioleta (IUV), que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra, divulgada pelo Climatempo, mostra que Fortaleza está em situação extrema quanto a incidência de raios UV. Os números, que variam de 0 a 14, indicam o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. A capital cearense registra 12 pontos, certificando a necessidade de extrema proteção ao sol.
"As pessoas acreditam que, por estar nublado, não há risco", comenta o médico dermatologista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Marco Túlio Cavalcante. Segundo ele, os riscos são grandes porque, mesmo com nuvens, os Raios Ultravioleta dos tipos A e B incidem sobre a pele causando danos.
A exposição excessiva aos raios ultravioleta são responsáveis por uma série de complicações dermatológicas e até por desencadear câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), uma estimativa da doença apontou um total de 5.720 casos por 100 mil habitantes no Estado este ano.
Melanoma
Ainda no Ceará, o número de casos de câncer de pele não melanoma - de maior incidência e de mais baixa mortalidade - somou 5.540 por 100 mil habitantes. Esse tipo apresenta altos percentuais de cura se for detectado precocemente.
Os casos do tipo melanoma são mais raros, porém mais graves pelo risco de metástase. Neste ano, foram 180 casos por 100 mil habitantes. Para o tratamento, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), no bairro Rodolfo Teófilo, é referência no Estado. Além dele, o atendimento pode ser feito no Hospital Geral de Fortaleza, Rua Ávila, no Papicu, ou no Centro dermatológico Dona Libânia, no Centro da cidade.
Para estar imune aos raios UVA e UVB e evitar ao máximo qualquer tipo de doença de pele, os especialistas orientam usar o protetor solar em qualquer época do ano, assim como poupar a exposição entre as 10h e 16h, com ou sem nuvens.
Patrícia Holanda
Especial para cidade
FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/exposicao-ao-sol-requer-cuidados-1.1184349

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK