PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Gordura trans faz mal: dicas para não consumir por engano

Publicado por: 


Uma estratégia da indústria de alimentação pode levar o consumidor a cometer enganos, inclusive quanto ao consumo de gorduras trans faz mal ao organismo. Por isso, é preciso estar atento aos rótulos dos produtos.

gordura trans é tão prejudicial ao organismo que vai entrar na lista de produtos “não reconhecidos como seguros para saúde” da agência sanitária dos Estados Unidas (FDA).

Mas por quê?
Estima-se que, com esta medida, sejam evitados 20 mil infartos e 7 mil mortes por doenças do coração a cada ano nos Estados Unidos. Analisando esses números fica mais fácil dimensionar o quanto a gordura trans faz mal ao organismo.

Gordura trans faz mal
Gordura trans faz mal


A professora Luciana Setaro, do curso de Nutrição da Anhembi Morumbi, integrante da rede de universidades Laureate, afirma que:


“A gordura trans é produzida pelo processo de hidrogenação. Por isso, o consumo contribui para o aumento do LDL (colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom) no sangue. Ela também provoca o aumento da gordura abdominal, levando à síndrome metabólica, um conjunto de doenças graves como: diabetes, pressão alta, aumento do LDL e triglicérides. O aumento da gordura no sangue pode formar placas de ateroma nas artérias, aumentando as chances de AVE (Acidente Vascular Encefálico) e infarto agudo do miocárdio”.

Viu como a gordura trans faz mal?

A gordura trans foi adotada pelas indústrias de alimentos na década de 50, para aumentar a durabilidade do produto na prateleira, ou seja, a conservação dos alimentos e também aumentar o sabor e deixá-los crocantes.

No Brasil, desde 2000, diferentes esforços têm contribuído para reduzir a gordura trans nos alimentos industrializados, porém, a professora Luciana faz um alerta:

“É importante checar os rótulos dos alimentos, pois muitas vezes apresentam informações que não condizem com a realidade, como trazer a tabela nutricional por porção, e creditar como zero gordura trans porém, quando consumido 100 g há muita gordura trans”, afirma.
Quando o alimento é considerado 'sem gordura trans', ou Zero Trans?

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento que tiver quantidade menor ou igual a 0,2 g de gordura trans pode ser caracterizado como “zero trans”.

Nos mercados é possível encontrar alimentos denominados “trans free”, como biscoitos, margarinas e sorvetes, mas é importante checar o rótulo para conferir, pois, nem sempre há destaques na embalagem.

Artigos relacionados à gordura trans

O que é gordura trans?
Gordura trans e o leite materno
Prato mais calórico dos EUA tem 33 g de gordura trans
Gorduras Trans (todos os artigos)
Quanto de gordura as frituras absorvem?
Alimentação saudável

FONTE: SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK