PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O que é colágeno e para que serve

Neste artigo vamos saber muito sobre o colágeno, em uma linguagem clara, de fácil entendimento.

O que é colágeno e para que serve?


1. O que é colágeno


O colágeno é uma proteína (ponto final)
Esta proteína tão importante representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano.

2. Colágeno para que serve (função no organismo)


colágeno  tem a função de dar sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens e ligamentos tendões. 

colágeno para que serve - função no organismo
Foto: ROBYN BECK / AFP / Getty Images 



3. Colágeno, onde é produzido e quando sua produção diminui


O colágeno é produzido em nosso organismo desde que nascemos, quando ingerimos proteínas na alimentação. Essas proteínas são então quebradas em unidades menores chamadas aminoácidos e no corpo são novamente reagrupadas formando as proteínas de que nosso corpo necessita, e dentre elas o colágeno. [Lembro-me de que a aula que aprendi sobre o colágeno foi uma das mais fascinantes de toda a minha vida acadêmica - Renata Fraia]

Contudo, quando entramos na fase da maturidade, sua deficiência começa a ser notada, com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. E como isso ocorre? os fibroblastos que são as células responsáveis pela síntese de colágeno vão reduzindo a sua atividade e as fibras elásticas tornam-se deformadas e menos flexíveis.

O QUE OS ESTUDOS DIZEM - Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual de colágeno por volta de 1%, e aos 50, passa a produzir apenas uma média de 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação.

Leia mais na categoria medicina estética.
Leia tudo sobre Cosmiatria.

4. O colágeno e o envelhecimento

Acredita-se que a perda de colágeno seja uma das principais causas do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa.

5. Deficiência de colágeno

A deficiência de colágeno também está associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias.

Fontes: plasticsurgery.org | Renata Fraia


FONTE: SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK