PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Alunos do CE 'nota mil' na redação do Enem fazem até 5 textos por semana

Em todo o Brasil, 250 alunos obtiveram nota máxima no Enem 2014.
Tema da redação 'surpreendeu, mas não assustou', conta aluno.

Do G1 CE
Escrever muitas redações ajuda a desenvolver ideias, "por mais difícil que seja o tema", conta Vanessa (Foto: Vanessa Feijó/Arquivo pessoal)Escrever muitas redações ajuda a desenvolver
ideias, "por mais difícil que seja o tema",
conta Vanessa (Foto: Vanessa Feijó/Arq. pessoal)
Com uma média de três redações por semana durante o ano letivo, a estudante Vanessa Feijó, de Fortaleza, alcançou a nota máxima na redação do Enem 2014, a pontuação 1.000. Com a melhora na nota da redação e das provas de múltipla escolha, ela espera conseguir uma vaga na faculdade de medicina, após quatro anos de tentativa.
Antônio Ivan Monteiro Júnior, de 18 anos, alunos do Colégio Master, é um dos concorrentes de Vanessa e também quer uma vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC), o curso mais disputados do Brasil nas edições anteriores do Enem. Ele estudou uma média de 10 horas por dia e fez uma redação por dia durante entre setembro e outro. Eles contam ao G1 que o "segredo" da nota máxima é escrever muitas redações e acompanhar a explicação de corretores. Vanessa e Ivan são dois dois 250 alunos de todo o Brasil com pontuação máxima no Enem 2014.
“Em 2013 eu tirei [a pontuação] 920. Ano passado eu treinei muito redação no laboratório do cursinho, mas não esperava tirar mil de jeito nenhum, estava até nervosa”, lembra a estudante Vanessa Feijó.
Vanessa teve à disposição corretores de redação do curso Ari de Sá, onde estuda, e recebia dicas de temas e as correções com explicação. O tema da redação em 2014, publicidade infantil, pegou muitos alunos surpresa, inclusive Vanessa.
“Nós trabalhamos muito a questão da água, manifestações sociais, Copa do Mundo e consumismo. O tema foi uma surpresa, mas quando você começa a fazer muita redação, com frequência, você cria uma prática e desenvolve melhor qualquer tema proposto. Por mais difícil que seja, você acaba conseguindo desenvolver as ideias”, explica.
Vanessa quer ingressar em uma faculdade de medicina em universidades de Fortaleza, mas diz estar preparada para estudar em outros estados. "A preferência é [ser aprovada em universidade de] Fortaleza, mas não posso deixar passar a oportunidade se for aprovada em outro lugar", conta.
Na reta final do Enem, Ivan chegou a fazer cinco textos por semana (Foto: Colégio Master/Divulgação)Na reta final do Enem, Ivan chegou a fazer cinco
textos por semana (Foto: Colégio Master/Divulg.)
'Sempre quis ser médico'
Filho de um técnico em radiologia, Ivan conta que desde os 12 anos sabia o que queria ser na vida. "Eu sempre quis ser médico e acredito ter boa chance de entrar na UFC. Estou confiante. Meu sonho é me especializar em cardiologia ou cirurgia plástica", conta o estudante.
O tema da redação, não era o esperado, mas não amedrontou o estudante. "Quando vi o tema, percebi que  poderia me sair muito bem exatamente por não ser um tema muito conhecido e nem esperado. Por coincidência, dias antes da prova eu tinha lido uma chama de uma matéria sobre esse assunto que uma amigo havia compartilhado em uma rede social, aí eu pensei: 'puxa vida, eu bem que poderia ter lido a matéria toda'. Mas deu tudo certo", comemora Ivan.
Durante os meses que antecederam as provas, ele conta que houve uma preparação para a redação. "Até o início de setembro, a gente escrevia uma redação por semana, além dos simulados. Depois, até a véspera da prova, em outubro, pasamos a escrever pelo menos uma por dia. Eu, muitas vezes, chegava a escrever três redações em um só dia."
Quando não estava estudando, Ivan gosta dos mesmos programas de qualquer adolescente da sua idade: jogar videogame, ir para o cinema e sair para comer. Além disso, como não podia deixar de ser com alguém que tira a nota máxima em redação no Enem, ele também gosta de ler. "Gosto muito de ficção, romances policiais e de clássicos, como o Vermelho e o Negro, de Stendhal", revela.
  •  
Vanessa foi uma das 250 candidatas de todo o Brasil com nota máxima na redação (Foto: Inep/Reprodução)Vanessa foi uma das 250 candidatas de todo o Brasil com nota máxima na redação (Foto: Inep/Reprodução)


FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK