PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Comunicado

COLUNA

Comunicado

30.01.2015

Confete não é para todos

Pré-carnaval virou marca registrada de Fortaleza. Tanto como folia criativa, que gera receita pública e estimula postos de trabalho, o que se reveste de aspectos positivos, quanto no sentido caótico que têm a sujeira que os blocos deixam nas ruas, a barafunda que impõem ao trânsito, a poluição sonora e as pressões sobre os sistemas de saúde e de segurança pública. Pois hoje, é bom notar, abre-se mais um fim de semana de festas. Ainda mantendo os paralelos, outro fim de semana de "sofrência" para quem não é folião. A cidade que se vire com suas fantasias.
Folia pobre
A propósito de folia, vale destacar que a Prefeitura de Barroquinha, a 420 km de Fortaleza, pretende gastar R$ 300 mil no carnaval deste ano. A informação é do Tribunal de Contas dos Municípios. Isso equivale a R$ 20,27 para cada um dos 14,8 mil viventes na cidade. Segundo o IBGE, 66% dos barroquinhenses vivem na pobreza. É um sétimo mais baixo IDH do Estado: 0,720.
Não-folia rica
A propósito de não-folia, vale destacar que a Prefeitura de Eusébio, a 7 km de Fortaleza, não pretende gastar um centavo sequer no carnaval deste ano. A informação é do Tribunal de Contas dos Municípios. Com população estimada em 50,3 mil viventes, Eusébio tem no Estado o quarto melhor IDH - que é o Índice de Desenvolvimento Humano: 0,701.
40 por cento
Dos casos de hanseníase registrados em Fortaleza estão na Secretaria Regional V. Equipes da área de Saúde da Prefeitura estão na área desenvolvendo ações mais intensas de prevenção da doença.
6 secretarias regionais
De Fortaleza estão engajadas em esforço de esclarecimento iniciado no último dia 20, Dia Mundial de Combate à Hanseníase, em parceria com a UFC, e previsto para ser encerrado nesta sexta-feira.
Mescla
Somou indignação e surpresa a reação de líderes políticos e empresariais a respeito do sepultamento, decidido pela Petrobras, do projeto de Refinaria no Ceará. José Albuquerque (Pros), presidente da Assembleia, e Beto Studart, da Fiec, manifestaram preocupação com o tipo de tratamento dado ao Ceará. Resta aguardar agora a resistência.
Sem confete ou fantasia
E está agendada para esta sexta-feira a conclusão dos primeiros relatórios técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios em relação à contratação de eventos para o Carnaval. Oito equipes, somando 20 servidores do órgão, percorreram na semana passada 47 cidades, apurando os gastos programados pelas prefeituras, com ênfase onde há situação de emergência ou estado de calamidade provocados pela seca. O que se constatar pode resultar na abertura de processos de tomadas de contas especiais, e, em alguns casos, ações cautelares para prevenir riscos relativos ao não cumprimento da lei.
"O sistema político brasileiro não serve mais. Precisamos mudar esse sistema político. E urgentemente"
Vereador Ronivaldo Maia (PT)
Em defesa da reforma que renove e atualize as regras políticas no País



FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK