PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 17 de janeiro de 2015

Condenado por tráfico, brasileiro é fuzilado na Indonésia

MUNDO

Condenado por tráfico, brasileiro é fuzilado na Indonésia

Uma tia do brasileiro fez uma última visita a ele, em imagens que foram divulgadas por um canal de TV local
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)



O brasileiro Marco Acher foi executado neste sábado (17) na Indonésia em pena pelo crime de tráfico de drogas - já é domingo no horário local. Mesmo com apelos do governo brasileiro para tentar evitar a execução da pena, que foi por fuzilamento, a Indonésia afirmou que não seria possível atender ao apelo.
Uma tia do brasileiro fez uma última visita a ele, em imagens que foram divulgadas por um canal de TV local. Ela chegou a Cilacap, na Ilha de Java, neste sábado, para se despedir do instrutor de voo. Segundo nota do Itamaraty, Marco esteve por cerca de uma hora com o advogado, com a tia e com funcionários da Embaixada do Brasil.
Archer na prisão (Foto: Rogério Paez/Arquivo Pessoal)
Ontem, um vídeo em que o brasileiro pede clemência circulou pela web. "Eu estou ciente de que cometi um erro gravíssimo, mas mereço mais uma chance. Porque todo mundo erra", diz.  O instrutor de voo diz que é seu sonho voltar ao Brasil. "Quero pedir perdão à minha nação e mostrar aos jovens que a droga só leva a dois caminhos, ou a prisão ou a morte". 
Archer foi preso ao tentar entrar na Indonésia em 2004 com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-X no Aeroporto Internacional de Jacarta. O brasileiro conseguiu fugir do aeroporto, mas foi preso duas semanas depois. O país pune com pena de morte o tráfico de drogas.
Além de Archer, outro brasileiro aguarda no corredor da morte da Indonésia. O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também foi condenado à morte por tráfico de cocaína.
Vídeo divulgado:
Apelo negado
No dia 30 de dezembro foram rejeitados os pedidos de clemência para os seis condenados. Praseyto, procurador-geral indonésio, disse que cinco dos presos foram transferidos para a penitenciária de Nusakambangan e um sexto para a prisão de Boyolali, ambas na Ilha de Java, onde as sentenças deverão ser executadas à 0h de domingo (15h de hoje em Brasília).
“Isso vai enviar uma mensagem aos membros dos cartéis de droga. Não há clemência para os traficantes”, acrescentou. Estas são as primeiras de 20 execuções que as autoridades indonésias vão fazer este ano, depois de, em 2014, não terem executado nenhum condenado.
Brasileiro foi preso transportando cocaína em aeroporto (Foto: Divulgação)
A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, telefonou nessa sexta-feira (16) ao presidente indonésio, Joko Widodo, para pedir pela vida de Marco Archer Cardoso Moreira. Widodo, que insistiu que não perdoaria as condenações à morte por delitos relacionados com o tráfico de drogas, respondeu que “não poderia comutar a sentença” uma vez que tinham sido cumpridos todos os trâmites legais.
A Anistia Internacional (AI) pediu uma moratória da pena de morte a Widodo, que tomou posse em outubro e tem sido considerado por muitos ativistas como uma esperança de mudança no país.

FONTE:
CORREIO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK