PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Aumento do consumo preocupa municípios

ÁGUA

13.02.2015

Número de visitantes chega a dobrar em algumas cidades que já enfrentam problemas de abastecimento

Image-0-Artigo-1797966-1
Prefeituras tomarão medidas para evitar a falta d'água, como o reforço de carros-pipas, redução da programação do Carnaval e perfuração de poços. Em Camocim, a Prefeitura pede que visitantes levem garrafões com o líquido
FOTO: KID JÚNIOR
Apesar do corte de verbas, as festas de Carnaval irão ocorrer em muitos municípios cearenses. Além da preocupação com o dinheiro público empenhado na programação, o cenário de estiagem tem gerado grande apreensão. Em algumas cidades que já registram problemas de abastecimento, o número de visitantes, nesta época, chega a dobrar e o consumo de água aumenta de forma considerável.
Nos municípios litorâneos, como Aquiraz, Aracati, Beberibe, Camocim, Paracuru e Cascavel, que tradicionalmente realizam grandes festas e recebem centenas de visitantes, o momento, agora, é de alerta.
Segundo o boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as bacias do Baixo Jaguaribe, Metropolitana, do Coreaú e do Curu, que abastecem estes municípios, estão com a capacidade inferior a 25%. A do Baixo Jaguaribe (que abastece Aracati) e a do Curu (Camocim) têm apenas 1,77% e 2,53% de volume de água armazenado, respectivamente.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) não informou o volume médio de água tratada consumido em dias normais nestas localidades, porém repassou o crescimento médio durante o feriadão.
Cascavel registra o maior aumento, com acréscimo de 45% na demanda de água, sobretudo para Caponga. Beberibe tem o segundo maior índice, 37,5%, seguido por Aracati (20%) e Aquiraz (10%). Em Camocim, o sistema de fornecimento de água tratada não é operado pela Cagece. Os números de Paracuru não foram informados.
Segurança hídrica
Diante do risco de falta de água durante a festa, os municípios que têm programação vêm adotando medidas que tentam garantir a segurança hídrica. Em Aquiraz, a Prefeitura realizará a festa momina em parceria com empresas que colaboram na contratação das bandas para o tradicional Carnaval Popular na Prainha, Iguape e Praia do Batoque. De acordo com a assessoria de comunicação, haverá reforço no abastecimento, através de carros-pipas.
O incremento de dois carros pipas ocorrerá amanhã, na segunda e na Quarta-Feira de Cinzas. No Porto das Dunas, Iguape e Prainha, o reforço será de um ou dois carros-pipas por dia, a depender da necessidade.
Já em Aracati a programação oficial teve início ontem e segue até quarta-feira. A estimativa é que o município do litoral leste, que tem cerca de 69,1 mil habitantes, receba neste período, entre 200 e 300 mil visitantes.
De acordo com a assessoria de comunicação, o prefeito de Aracati, Francisco Ivan Silvério, se reuniu com representantes da Cagece na semana passada, para discutir ações. Segundo o Município, o órgão fez reparos na adutora ETA II, que recebe água do Canal do Trabalhador e abastece a cidade, e também na adutora da ETA do Cumbe, que atua como suporte, principalmente, em épocas de maior demanda.
Em Camocim, no litoral oeste, a Prefeitura irá garantir a festa oficial. A estimativa oficial é que a cidade, que tem cerca de 60 mil moradores, abrigue o dobro desta população no feriado.
A gestão admitiu, através da assessoria de comunicação, que o Município enfrenta dificuldades no abastecimento, mas que são realizadas ações (perfuração de poço e construção de cisternas de plástico) para garantir a segurança hídrica. A estratégia é solicitar que os visitantes levem garrafões de água.
Medidas
Em Paracuru, segundo a assessoria da Prefeitura, tendo em vista a escassez de água a Prefeitura tenta "potencializar a ida de visitantes ao Município" e por isso não irá contratar bandas. Na cidade, haverá Carnaval, mas conforme a gestão, "em proporções bem menores, somente com som mecânico".
Para tentar evitar o desabastecimento, na última quarta-feira (11), o prefeito Sidney Gomes se reuniu com representantes da Cagece e solicitou a ligação de dois poços perfurados nesta semana pela própria empresa. Ele também visitou uma lagoa adjacente "para que se estude alternativas em relação crise hídrica", segundo a assessoria.
Mais informações:
Cagece: 0800.275.0195
Thatiany Nascimento
Repórter
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK