PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Capistrano registra a maior chuva dos últimos 10 anos: 100 milímetros

CLIMA

Fernando Maia | 12h41 | 26.02.2015

A marca também foi a maior precipitação nos últimos 10 anos no Município


Capistrano, no Maciço de Baturité, registra a maior chuva dos últimos 10 anos: 100 milímetros. Os dados foram registrados entre a manhã e o início da tarde desta quarta (25).  Apesar do volume d'água, a Cidade não sofreu grandes transtornos,  segundo o secretário de Agricultura do Município José Andrade Gonçalves Costa. Para se ter uma ideia da dimensão da quantidade de água, a maior precipitação da década em Capistrano foi em  2013: 87 milímetros. Conforme o boletim da Funceme, divulgado às 12h35, choveu em 81 municípios.
"Em alguns locais, como na sede, onde fica o pluviômetro, foi mais  forte. O Rio Pesqueira encheu e desceu muita água. Tivemos alguns problemas de acesso à zona rural. Algumas estradas vicinais foram  afetadas. Aqui na sede, as ruas ficaram alagadas. Porém, logo após a chuva, a água escoou normalmente", relata Andrade.
O meteorologista da Fundação Cearense de Pesquisa e Recursos Hídricos (Funceme) Leandro Valente disse que a precipitação foi ocasionada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCI). Segundo ele, por todo o dia desta quinta (26) teremos chuvas isoladas. As precipitações devem retornar no período  da tarde e noite desta sexta-feira.
Leandro ressalta que o calendário de chuvas da Funceme, que é  atualizado várias vezes ao dia, retrata o que aconteceu das 7h do dia anterior às 12h35 do dia desta quinta. O fato faz com que algumas pessoas estranhem algumas vezes o resultado das informações. É o caso, por exemplo, de Capistrano, cuja informação chegou há pouco e, no momento, faz sol na Cidade.


* Abaixo, seguem as previsões da Funceme para esta quinta (26) e para os próximos  dois dias:
26/02: O setor norte do Nordeste (NE) brasileiro deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade. Por isso, ao longo do dia, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no centro-norte. No sul do estado, há possibilidade de chuvas.
27/02: O setor norte do Nordeste (NE) brasileiro deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade. Com isso, o Ceará deverá ficar com  nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões no decorrer do dia.
28/02: O setor norte do Nordeste (NE) brasileiro deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade. Por isso, o estado deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no centro-norte no decorrer do dia. Há possibilidade de chuvas isoladas no sul do estado, principalmente entre a tarde e a noite.

*10 maiores chuvas por Municípios no dia:
- Capistrano (Posto: Capistrano) : 100.0 mm
- Itapiúna (Posto: Palmatoria) : 61.4 mm
- Maranguape (Posto: Tanques) : 40.0 mm
- Caucaia (Posto: Tucunduba) : 39.0 mm
- Horizonte (Posto: Horizonte) : 38.8 mm
- Pacatuba (Posto: Pacatuba) : 37.0 mm
- Itatira (Posto: Bandeira) : 34.6 mm
- Itapiúna (Posto: Itapiuna) : 34.0 mm
- Cascavel (Posto: Cristais) : 32.7 mm

FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/capistrano-registra-a-maior-chuva-dos-ultimos-10-anos-100-milimetros-1.1230554

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK