PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Para evitar vaias, boneco de Dilma fica fora de desfile em Olinda

CARNAVAL DE PERNAMBUCO

FolhaPress | 11h48 | 16.02.2015

Segundo o organizador do desfile, no ano passado, o boneco havia sido muito vaiado


Para evitar vaias, a réplica da presidente Dilma Rousseff ficou de fora do desfile dos tradicionais bonecos gigantes que percorreu as ruas de Olinda nesta segunda-feira de Carnaval. "Eu preferi não colocar [no desfile] para ela não ser vaiada. No ano passado ela já foi muito vaiada, e o pessoal acha que é contra a gente", disse o produtor cultural Leandro Castro, organizador do desfile.
Mesmo sem a presidente, personalidades como Ariano Suassuna, Chaves, os quatro Beatles, o ET de Varginha, a dupla Muttley e Dick Vigarista, Darth Vader do "Star Wars" e Gandhi com um elefante indiano estrearam no desfile na manhã desta segunda-feira (16). Ao som de músicas dos Beatles em ritmo de frevo, os novatos se juntaram a veteranos como Lampião, Pelé, Alceu Valença, Bob Marley e Joaquim Barbosa na Apoteose dos Bonecos Gigantes, que reuniu mais de 60 personagens em um desfile pelas ladeiras da cidade.
Quando montados, os bonecos medem mais de 4 metros de altura e pesam mais de 20 kg. São manipulados por moradores de Olinda e acompanhados por uma orquestra local de frevo. Uma das atrações do desfile neste ano foi o jogador Mauro Shampoo, ex-atacante do Ibis Sport Club, time de Paulista (PE) que se consagrou como o pior time do mundo. O ídolo compareceu pessoalmente e em versão de boneco.
"A história do pior time do mundo também é uma história bonita. Fiz tudo pra ser um jogador de verdade, não fui. Virei cabeleireiro", disse à reportagem o ex-camisa dez. "Só fiz um gol na vida, e a turma diz que foi gol contra", lamentou Mauro, que garante ter feito um gol de verdade, mas sem a presença de fotógrafos pra registrar o feito inédito.
Tradição
O desfile desta segunda foi organizado pelo empresário Leandro Bezerra de Castro, da Embaixada dos Bonecos Gigantes, que realiza seu sexto Carnaval. Mas a tradição é muito mais antiga.  Considerado pai dos bonecos gigantes de Olinda, o artesão Silvio Botelho também bota na rua, há mais de 40 anos, o Encontro dos Bonecos Gigantes. O desfile sairá do largo do Guadalupe, na terça-feira (17),  às 11h. Entre as novidades do ano estão o ex-governador Eduardo Campos e o saxofonista e maestro Spok.
Criador de mais de mil modelos, Botelho já mal tem onde guardar suas criações. "Eu já durmo no meio deles, porque não tem espaço", diz o bonequeiro que mantém cerca de 150 bonecos em duas casas. Botelho conta que na Europa, onde surgiu a tradição dos bonecos gigantes, eles eram feitos de papel e queimados depois da festa, mas que em Olinda a tradição é de guardar. O boneco do Homem da Meia-Noite, por exemplo, primeiro de que se tem notícias na cidade, foi criado há 83 anos e ainda é o mesmo.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/para-evitar-vaias-boneco-de-dilma-fica-fora-de-desfile-em-olinda-1.1222701

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK