PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Quer economizar? abastecer com etanol só compensa se custar até 70% da gasolina

ECONOMIA

A oscilação nos preços do etanol e da gasolina deve ser ainda maior, pois o governo atendeu nesta semana ao pleito do setor sucroalcooleiro

Com o recente aumento no preço da gasolina, a dúvida entre gasolina ou etanol permanece para o consumidor que possui um veículo do tipo flex. A escolha, entretanto, pode mudar de um posto para o outro. Um fator que deve ser ponderado na decisão em relação ao tipo de combustível, segundo o professor do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Leonardo Teixeira é a questão ambiental.
Foto: Arquivo CORREIO

“Do ponto de vista ambiental, o etanol é melhor, já que vem de uma fonte de energia renovável, que é a cana-de-açúcar. Enquanto isso, o petróleo é um combustível fóssil e, portanto, esgotável”, afirma.

Para o professor, no entanto, mesmo com o aumento dos preços, economicamente ainda é mais vantajoso abastecer os veículos com gasolina. “Houve um aumento no preço da gasolina, mas o preço do álcool também subiu.  Porém, pelos preços praticados, se levou em conta o custo-benefício, os consumidores preferem colocar gasolina, pois a gasolina é rende mais. Com  um litro  de gasolina dá para percorrer uma distância maior do que com um litro de álcool”, assegura.

Mesmo assim, de acordo com o especialista, a recomendação é que o consumidor sempre veja a relação de preço entre a gasolina e o etanol. “Se o preço do litro de etanol for equivalente a até 70% do preço da gasolina, vale mais a pena optar pelo álcool. Caso contrário, é melhor abastecer com gasolina”, acrescenta.

Segundo ele, o aumento dos preços praticados pelos postos já era previsível, devido a defasagem do preço da gasolina. “Infelizmente, esse aumento veio de maneira muito abrupta. O consumidor é quem paga”, diz. A oscilação nos preços do etanol e da gasolina deve ser ainda maior, pois o governo atendeu nesta semana ao pleito do setor sucroalcooleiro, autorizando o aumento de 25% para 27% da quantidade de álcool presente na gasolina.

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/quer-economizar-abastecer-com-etanol-so-compensa-se-custar-ate-70-da-gasolina/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK