PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

TCU convoca ministério para explicar medidas contra ‘apagão’

BRASIL

Minestério de Minas e Energia descumpriu quase todas as determinações feitas pela Corte em maio do ano passado

O Ministério de Minas e Energia (MME) ignorou as preocupações do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da segurança do abastecimento de energia no país. Relatório do ministro Augusto Sherman apresentado, na quarta-feira (4), mostra que o MME descumpriu quase todas as determinações feitas pela Corte em maio do ano passado.
Ministério vai explicar medidas contra ‘apagão’
(Foto: EBC)
O TCU decidiu convocar o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, para fazer  explicações ao órgão nos próximos 15 dias.
Também determinou que o MME se manifeste sobre o risco de faltar energia para atender à demanda do país.
“Acreditamos que a equipe forneceu indícios fortes de que havia problemas. E estamos vendo hoje que aparentemente estamos certos”, afirmou Sherman.
O relatório do TCU apontou “sérios indícios” de que a capacidade de geração de eletricidade no Brasil era insuficiente, o que poderia levar a dificuldades para atender à demanda futura. Por essa razão, o órgão voltou a cobrar as determinações feitas em 2014.
O tribunal questionou, por exemplo, o uso de usinas térmicas a óleo, mais caras. Elas estão ligadas de forma ininterrupta deste outubro de 2012. “Talvez não exista folga de capacidade média real de geração hidráulica e quase toda a energia térmica convencional, aí incluída aquela parcela de geração até então tida como ‘de segurança’, tenha sido integrada a essa geração na base”, afirmou.
“Se for assim, se a energia de segurança tiver sido efetivamente integrada à base para atendimento da demanda normal de energia, já não haveria segurança”. O tribunal também quer entender por que as hidrelétricas mais novas foram construídas no modelo fio d’água, sem reservatórios.

FONTE:
CORREIO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK