PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 29 de março de 2015

10 mil árvores serão plantadas em todo o Estado em 2015

PROMESSA

Marcos Peixoto | 10h14 | 29.03.2015

Até o final da gestão do governador Camilo Santana esse número deverá ser duplicado ano após ano

parque do cocó
Cerca de 10 mil árvores deverão ser plantadas em todo o Estado ainda em 2015. Até o final da gestão do governador Camilo Santanaesse número deverá ser duplicado ano após ano. O anúncio foi feito pelo titular daSecretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, ao presidir, neste domingo, 29, a abertura oficial da Festa Anual das Árvores no Parque do Cocó. O evento que tem como tema central "A Mata Ciliar" é coordenado pela Sema em parceria com aSuperintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Uma extensão programação marcou a solenidade, que contou, dentre outras ações, com distribuição de mudas, exibição do Coral Verdes Vozes, da Semace, e da exibição da Banda Marcial Solaris, do Colégio Paulo Benevides.

Segundo Artur Bruno, a escolha do tema “A Mata Ciliar” para os festejos do evento neste ano se dá pela necessidade de difundir uma maior consciência pela vegetação do entorno dos recursos naturais, especialmente os rios, que cada vez mais acumulam menos água em vista do assoreamento e das agressões ambientais. Ele explicou que se trata de um fenômeno que acontece em todo o País e, particularmente no Ceará, afetando as populações que sofrem com os efeitos de secas anos sucessivos.
“Nossa atenção é para que não apenas plantemos mais árvores mais que se crie uma consciência ambiental para que desde criança se possa defender as florestas e as matas”, disse ao secretário, ao participar da abertura da Festa Anual das Árvores. Ele informou sobre a criação do Programa Eco Cidadão, a ser implantados nas escolas públicas, a fim de formar uma mentalidade de preservação e conservação ambiental no Estado.
Programação
Além da animação da banda de música, exibição de coral e até contação de histórias sobre o rio Cocó, a manhã no parque teve um momento muito concorrido que foi a da distribuição de mudas de árvores típicas do bioma da caatinga. Foram doadas para os visitantes e participantes da festa espécimes de flamboyant, catingueira, ipê roxo, araticum, angico preto, comaru e cajueiro.
A programação contou, ainda, com apresentação do Grupo de Teatro Nova Atitude, estandes com distribuição material educativo, além de trilhas na mata ciliar, mesoterapia, Tai Chi Chuan, aeróbica, alongamento e dança de salão. Atividades infantis, promovidas pelo projeto Lazer em ação: parede de escalada, cama elástica, balanço radical, tirolesa infantil, DJ infantil, ginástica, jogos, corrida, circo, malabares, palhaços, oficina de pintura de rosto e desenho. Contação de histórias e lendas do Parque do Cocó. Apresentação artística Pingo e Gota e apresentação musical da Banda Urbanus.
A programação começou no último dia 22, em Pacoti, no Maciço do Baturité, com cortejo de banda de música e alunos por ruas da Cidade. O evento se estende até o próximo dia 9 de abril.
No sábado passado, a comemoração aconteceu no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia com apresentação do Coral Jovens do Lar de Clara, do Grupo de Teatro Nova Atitude, de vídeo institucional, realização de trilha guiada e recreação com Banda Musical.
A Festa Anual das Árvores acontece na última semana do mês de março (período chuvoso no Nordeste), de acordo com o Decreto Federal N.º 55.795. Neste ano, 37 municípios cearenses e 3 Unidades de Conservação Estaduais participam do evento.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/10-mil-arvores-serao-plantadas-em-todo-o-estado-em-2015-1.1255524

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK