PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de março de 2015

Banco Central admite que inflação só deve cair ‘ao longo’ de 2016

ECONOMIA
Os números exatos só serão revelados no fim deste mês, mas, no setor privado, a expectativa é de que o IPCA suba 7,77% em 2015 e 5,51% em 2016

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

O Banco Central jogou de uma vez por todas a toalha em relação à alta da inflação deste ano. Desde o final de 2014, o presidente da instituição, Alexandre Tombini, alertava que a pressão sobre os preços seria forte no início de 2015. Como alento, pregava que haveria um longo período de declínio do IPCA ainda este ano.

Ontem, no entanto, esse otimismo cedeu espaço para  um cenário mais realista: a inflação só vai ceder e se aproximar do cento da meta (4,5%) em 2016. A “queda da ficha” do BC foi demonstrada na ata divulgada ontem sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que ocorreu semana passada e aumentou a taxa básica de juros para 12,75% ao ano. 


Os diretores da instituição retiraram do documento essa expectativa de desaceleração dos preços ainda este ano. Ao mesmo tempo, o colegiado informou que a projeção para o IPCA - indicador usado como inflação oficial do país - de 2015 subiu e segue acima do centro da meta. Para 2016, é esperado um refresco, apesar de o cálculo também estar mais alto do que o objetivo perseguido pela autarquia.

A ata do Copom, inclusive, é mais amena ao se referir ao caminho que a inflação percorrerá até atingir a meta no ano que vem. O documento substitui a avaliação de que decisões futuras de política monetária serão tomadas para assegurar a convergência “no próximo ano” para “ao longo” de 2016, possibilidade que não está nas contas dos analistas do mercado financeiro. 

Os números exatos só serão revelados no fim deste mês, mas, no setor privado, a expectativa é de que o IPCA suba 7,77% em 2015 e 5,51% em 2016. Com essa postura mais escancarada da instituição, economistas contam com mais uma alta da Selic no mês que vem.

A dúvida é se será de mais meio ponto percentual (para 13,25% ao ano) ou mais branda, de 0,25 pp (13,00%). Até porque o BC mantém a promessa de que continuará a trabalhar para conter uma contaminação da alta do dólar e dos preços administrados pelo governo para os demais. 

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/banco-central-admite-que-inflacao-so-deve-cair-ao-longo-de-2016/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK