PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 20 de março de 2015

Governador anuncia projeto de reúso de água

SECA

20.03.2015

Camilo Santana lança a terceira etapa do Projeto São José e o Programa Água para Todos

Image-0-Artigo-1819028-1
O governador fez a entrega de sementes do Projeto Hora de Plantar e de cartas de crédito para convênios com associações de agricultores
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixeramobim. O governador do Ceará, Camilo Santana, lançou ontem, a terceira etapa do Projeto São José e o Programa Água para Todos. O anuncio dessas iniciativas ocorreu nas cidades de Tauá, Quixeramobim e Brejo Santo, respectivamente. Uma das novidades ficou por conta do Projeto de Reúso da Água, com a implantação desse modelo na comunidade rural de Riacho Verde, em Quixadá e no Sítio Fortuna, em Mombaça. Quando a implantação das unidades nesses polos territoriais for concluída, serão construídas mais quatro no Riacho Verde e outras cinco em Mombaça. No total, 14 territórios estão sendo contemplados.
A outra novidade foi o anúncio da realização de um leilão reverso, na próxima terça-feira (24), na Assembleia Legislativa. Conforme Camilo Santana, qualquer empresa especializada na perfuração e manutenção de poços profundos, como também na implantação de redes de abastecimento, poderá participar. Vencerá a que apresentar o menor preço. O Governo do Estado pretende contratar os serviços para instalação de estações de bombeamento e de redes em 1.500 poços já perfurados e a escavação da mesma quantidade de poços nas zonas rurais do Estado afetadas pela estiagem.

Em Quixeramobim, Camilo Santana não escondeu a sua preocupação com a grave estiagem. "Embora a média histórica das chuvas no Ceará seja de 800 milímetros por ano, foram menos de 500 nos últimos dois anos, e as análises do nosso órgão oficial de meteorologia, a Funceme, ainda apontam para abaixo da média em 2015. Por esse motivo, estamos investindo R$ 40 milhões em ações para garantir água para quem está sendo afetado", ressaltou.
Projetos de produção
Apesar de considerar o momento como preocupante, por conta da seca, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, elogiou outra novidade: a substituição dos editais, utilizados pelo governo anterior, pelos projetos de produção, mais ágeis e com menos burocracia. "Muitas vezes, as comunidades não conseguiam atender as exigências impostas e acabavam perdendo o projeto. O Estado também perdia porque não aplicava o recurso disponibilizado pelo Banco Mundial. Agora, está mais fácil", comemora.
O presidente da Associação dos Agricultores de Riacho Verde, Francisco Antônio Rodrigues, mais conhecido como "Chicão", concorda com o representante da Aprece. Ele cita como exemplo a tentativa de sua comunidade adquirir um trator. Não conseguiu porque uma das exigências do edital era a emissão de uma declaração do Conselho Municipal de Agricultura. "Como iríamos conseguir a certidão, se esse Conselho nem existe em Quixadá?", questionou. A Associação dele foi uma das contempladas com o projeto Piloto de Reúso da Água.
O dia foi de festa, com a assinatura de termos de adesão do Programa Garantia-Safra, entrega de sementes do Projeto Hora de Plantar e de cartas de crédito para convênios com associações de agricultores. Acompanhado de vários secretários, como Dedé Teixeira, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Francisco Teixeira, da Secretaria dos Recursos Hídricos e Osmar Baquit, da Secretaria de Pesca e Aquicultura, e de lideranças políticas. O governador fez a entrega de cartas de crédito para convênios com associações de agricultores e de títulos de terra para trabalhadores rurais.
Cisternas
Em Tauá, foram entregues cisternas de polietileno pelo Programa Água Para Todos e quintais produtivos, do Programa Brasil Sem Miséria, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, beneficiando 27.545 famílias. Já no São José III, foram beneficiados 1.954 famílias de 27 municípios, com as cartas de crédito para investimento em abastecimento de água, esgotamento sanitário, reúso de água e implantação de projetos produtivos. A ação é uma parceria do Estado com o Banco Mundial.
Em Quixeramobim, foram entregues 3,37 mil quilos de milho, 8,02 mil raquetes de palma forrageira, 196,7 quilos de sorgo forrageiro, 10 mil quilos de feijão guandu forrageiro e 50 quilos de sementes de gliricidia, além de cinco ensiladeiras, cinco enfardadeiras, cinco secadeiras e seis fatiadeiras. Também foram disponibilizadas cisternas, quintais produtivos e assinada a ordem de serviço de sistema de abastecimento de água do Programa Água para Todos.
Finalizado a programação, estava prevista a entrega, em Brejo Santo, de cisternas do Programa Água Para Todos e Quintais Produtivos do Brasil sem Miséria, além de assinatura do termo de adesão do Programa Garantia Safra, as assinaturas de ordens de serviço de abastecimento de água e entregas de 11.324 mudas de cajueiro e 8.023.723 raquetes de palma forrageira, do Programa Hora de Plantar.
Alex Pimentel
Colaborador
FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK