PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Filme brasileiro 'Beira-Mar' leva temática gay ao Festival de Málaga

PREMIAÇÃO

Folhapress 

Longa conta a história de dois jovens que durante o inverno decidem fazer uma viagem à costa e assim retomar sua amizade.

filme beira-mar
O longa de baixo orçamento deve estrear no Brasil em novembro
O longa-metragem de temática gay "Beira-Mar", que concorre na seção Território latino-americano do Festival de Málaga(Espanha), é um relato que tem "como guia a amizade", explicou neste domingo seu diretor, o brasileiro Marcio Reolon, após a exibição do filme. Codirigido por Filipe Matzembacher, é o primeiro longa-metragem de ambos, e conta a história de dois jovens que durante o inverno decidem fazer uma viagem à costa, e assim, retomar sua amizade.
No debate depois da exibição do filme no festival, Reolon explicou que conceberam o filme como um "relato baseado na memória" e consideraram a câmera "o terceiro amigo" que viaja com os personagens. "O que vemos são as memórias desse terceiro amigo, por isso algumas imagens estão mais claras e mais nítidas e outras mais confusas, como ocorre com a passagem do tempo, porque em algum momento o amigo estaria mais distante e outras mais perto", detalhou.

O filme, rodado com baixo orçamento (cerca de R$ 160 mil) e definido por seu diretor como "independente", estreará em novembro, mas já passou pela seção Fórum do Festival Internacional de Berlim e pelo Festival de Guadalajara, onde recebeu uma menção especial do júri.
"É um filme sobre juventude, um diálogo honesto com a juventude, das coisas que um amigo descobre sobre o outro que não sabia antes", assinalou.
O diretor mencionou que construíram os dois personagens -Martin e Tomaz- a partir de "vivências próprias, mas que, apesar disso a história não é real em si, nem autobiográfica". "Filmamos em ordem cronológica, pensamos na narrativa como algo diagonal, no qual vão descobrindo pouco a pouco os personagens, e ir pouco a pouco agregando coisas", explicou.
Reolon explicou que nos últimos dois ou três anos é "o cinema com temática gay se tornou mais comum no Brasil, mas não porque necessariamente haja um momento de maior receptividade, mas de maior urgência e necessidade, de falar com delicadeza sobre a sexualidade".
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/online/filme-brasileiro-beira-mar-leva-tematica-gay-ao-festival-de-malaga-1.1272385

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK