PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Fotógrafo do jornal 'Extra' que flagrou PM do Bope com touca ninja é ameaçado na internet

BRASIL
Imagem foi publicada na capa da edição desta terça-feira do jornal. Uso de máscaras em ações policiais no Rio é proibido

O Globo

Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo
O fotógrafo Fabiano Rocha, do jornal “Extra”, foi ameaçado, nesta terça-feira (7), pelo Facebook e pelo WhatsApp. Ele é autor da foto que mostra um policial militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) usando touca ninja numa ação no Complexo do Alemão. A imagem foi publicada na capa da edição desta terça-feira do jornal. Uma portaria da Secretaria de Segurança de 1995 proíbe o uso de máscaras em ações policiais no Rio. O jornalista foi o mesmo que, dias antes, mostrou a precária situação a que estavam submetidos policiais da base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rua Canitar.
A Secretaria de Segurança já identificou perfis nos quais foram postadas as mensagens. O secretário José Mariano Beltrame determinou que a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) faça uma varredura nas postagens e, com base nas análises, puna os autores das mensagens com ameaças. Num grupo do Facebook chamado “PMERJ”, havia diversas ofensas. Numa delas, internautas chegaram a divulgar falsas informações sobre o fotógrafo e a família dele.
A Corregedoria da PM abriu uma investigação para identificar os autores das ameaças. O departamento jurídico do Grupo Globo, ao qual o “Extra” pertence, já está tomando as medidas cabíveis.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio repudiou a exposição e ameaça à vida do fotógrafo. O sindicato lembrou ainda que o fato ocorreu justamente no dia 7 de abril, Dia do Jornalista. De acordo com o órgão, as ameaças e violência física provocadas por agentes do Estado correspondem a 68% dos casos registrados pelo sindicato.
“A liberdade do exercício profissional é direito inalienável e repudiamos essa forma de violência ao jornalista e ao jornalismo. Exigimos apuração e responsabilização pelas ameaças contra Fabiano”, diz a nota da entidade.
FONTE:
CORREIO 24 HORAS

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK