PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Processo para beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara é aberto

IGREJA CATÓLICA

07h03 | 09.04.2015O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, assinou nesta quarta-feira (9), documento que autoriza a abertura oficial do processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara

Dom Helder Câmara
Dom Helder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza
Atualizada às 08h40
arcebispo de Olinda e RecifeDom Fernando Saburido, assinou nesta quarta-feira (9), um documento que autoriza aabertura oficial do processo de beatificaçãoe canonização de Dom Hélder Câmara. O pedido foi enviado ao Vaticano no ano passado, e o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos chegou à Arquidiocese de Olinda e Recife na segunda, dando ao religioso cearense, nascido em 1909, o primeiro passo para a canonização. Primeira reunião para o andamento do processo será no dia 3 de maio. 
Conhecido como o “Dom da Paz”, o ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, recebeu, com a abertura oficial do processo de canonização, o título de “Servo de Deus”. A Congregação para a Causa dos Santos emitiu o parecer favorável autorizando o início do processo de beatificação e canonização do religioso.
O aval da Santa Sé foi comunicado por meio de carta do presidente da Congregação, Cardeal Angelo Amato, menos de dez dias depois que o responsável pelo dicastério confirmou o recebimento do pedido de abertura do processo de Dom Hélder, no dia 16 de fevereiro. Contudo, a correspondência só chegou à arquidiocese nesta segunda-feira, 6.

O processo
Após a  titulação de 'Servo de Deus', o grupo de trabalho responsável pelo processo oficializa as declarações das pessoas que enviaram seus depoimentos sobre Dom Hélder, reconhece suas "virtudes heróicas" e, após análise, o Vaticano concede o título de venerável. Depois disso é necessário que o postulante a santo tenha um milagre atribuído a ele. O Vaticano estuda o milagre, envia as constatações à Cúria e, caso seja constatado o milagre, a beatificação é oficializada. Depois da beatificação é preciso que o postulante a santo tenha mais um milagre atribuído a sua intercessão após a concessão do título de 'Beato'. Somente seguido de estudo e aprovação desse segundo milagre é que alguém pode ser canonizado e finalmente titulado como 'Santo' pela Igreja Católica.
O tribunal, como é chamado o grupo de trabalho, será formado por uma comissão jurídica de cinco membros: juiz delegado e promotor de justiça (ambos canonistas), notário, notário adjunto e cursor. A primeira sessão de atividades da comissão será no próximo dia 3 de maio, durante Missa presidida pelo arcebispo, às 9h, na Igreja Catedral Sé de Olinda. Na ocasião haverá a nomeação oficial e o juramento dos escolhidos.
Trajetória
Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909em Fortaleza, e teve 12 irmãos. Após entrar muito jovem no Seminário da Capital do Ceará, se tornou padre aos 22 anos. Foi um dos criadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Comandou a Arquidiocese de Olinda e Recife até o dia 10 de abril de 1985, quando - por atingir a idade limite de 75 anos - foi substituído pelo arcebispo dom José Cardoso Sobrinho. Ele morreu em sua casa, no Recife, em 27 de agosto de 1999, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda.
Pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, dom Hélder recebeu vários prêmios internacionais, como o Prêmio Martin Luther King, nos Estados Unidos, em 1970; e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, 1974. O religioso é autor de 22 livros, a maioria ensaios e reflexões sobre o terceiro mundo e a Igreja.

FONTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK