PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 26 de abril de 2015

Radialista Antônio Viana é destaque do Aracoiaba News


Em sua 14ª edição dominical, a revista Destaque Aracoiaba News, desta semana estampa sua capa o radialista Antônio Viana.
Conheça a historia de vida de um dos maiores jornalistas cearenses. Antônio Viana de Carvalho é filho de Abrahão Scarcela de Carvalho (já falecido) e Antônia Viana de Carvalho (conhecida como "Dona Dazinha"). Nasceu no distrito de Vera Cruz, hoje Inhamuns, em Tauá, no dia 12 de abril de 1949. Tem treze irmãos, formando uma família de quatorze filhos. São seus irmãos: Fátima, José (falecido), João, Francisco, Joaquim, Luiz, Carlos Alberto, William, Abrahão Filho, Maristor, Maria Viana (Cemária), Emídio César e Balbina Marne, todos vivos.

Suas primeiras letras foram com a professora Noêmia, no próprio distrito. Desde os primeiros momentos de sua vida estudantil, deu demonstrações de amor ao jornalismo. Estudante do Ginásio e Escola Normal Antônio Araripe, logo na sua infância, fundou o Jornal "O Trici", que retratava a cobertura dos acontecimentos do Colégio e do Município como um todo. Cursou até a 3ª série (equivalente hoje à 7ª série do 1º grau).
No ano de 1967, transferiu-se para Fortaleza onde concluiu o 1º e o 2º grau no Liceu do Ceará. Não se submeteu ao vestibular. Em 1965, passou a ser correspondente dos principais jornais de Fortaleza, com destaque para o "Gazeta de Notícias" e "Tribuna do Ceará". Fixou residência definitivamente em Fortaleza, morando no Porangabussu, bairro Ellery e em 1978 adquiria seu imóvel residencial no bairro da Maraponga, onde reside com a família.

FAMÍLIA
Deixou sua namorada Regina (pedagoga formada pela UVA em julho de 2001), hoje sua esposa, em Tauá e portanto, ao concluir o 2º grau, cuidou de se empregar e já pensava no casamento, o qual aconteceu em 1971, de cujo consorte nasceram três filhos:
Antônio Viana de Carvalho Júnior - fisioterapeuta. Casado com Georgiana Rocha Viana de Carvalho (foto abaixo);
George César do Carmo Carvalho - Membro da equipe responsável por este site. Casado com Gisele Fernandes Nogueira de Carvalho. São pais de Gabrielle Fernandes Nogueira de Carvalho e Giulia Nogueira de Carvalho (foto abaixo, à esquerda); 
Regiane do Carmo Carvalho - Contadora, com especialidade em contabilidade pública é funcionária do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)


TÍTULOSO jornalista Antônio Viana de Carvalho é Cidadão Fortalezense, por iniciativa do vereador Raimundo Linhares; é cidadão de dezenas de cidades do interior cearense, com destaque para as de: Caucaia, Pacatuba, Ocara, Caridade, Umirim, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Aracoiaba, Pentecoste, Itapiúna e Apuiarés. Foi reconhecido com Notoriedade em Municipalismo e medalha do Mérito Legislativo, pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza, iniciativas dos respectivos parlamentares: deputado Antônio Jacó e vereador Maurílio Assêncio. Recebeu a machadinha do Corpo de Bombeiros, o título de Amigo dos Bombeiros, o título de Amigo da Polícia Militar, do bairro de João XXIII e ainda o Troféu Amigo da Ettusa e a Medalhas do Mérito Francisco Soares de Carvalho e Prefeito Antônio Jataí Sobrinho agraciado pela sua terra natal Tauá. É sócio remido do Cascatinha Clube de Serra, em Maranguape e do Recreio Clube de Campo, em Fortaleza, por reconhecimento de suas diretorias aos serviços prestados pelo referido profissional aos interesses da sociedade cearense.

EXPERIÊNCIAAntônio Viana de Carvalho tem como experiências profissionais:
Ingressou por concurso no DAER, hoje DERT;
Depois na CITELC, depois COTELCE/TELECEARÁ e hoje TELEMAR;
Foi funcionário do Jornal O POVO durante 9 anos, seis meses e quinze dias, atuante ao lado do saudoso jornalista Edgar Costa, como sub-editor da Página dos Municípios;
Foi comentarista dos assuntos municipalistas e políticos da TVE (hoje TVC) durante 5 (cinco) anos, até o primeiro governo de Tasso Jereissati;
Foi colaborador efetivo com coluna e página de interior durante 25 (vinte e cinco) anos em Tribuna do Ceará;
Após 32 anos, trabalhando na Rádio Dragão do Mar de Fortaleza, com dois programas diários, de segunda à sexta-feira, de 6h às 7:30h e de 11h às 14h, cobrindo destacadamente com repórteres especializados, os trabalhos na Câmara Municipal de Fortaleza e Assembléia Legislativa, além de todos os eventos municipais, sejam na capital ou interior do Estado;
Mais recentemente, ingressou no Jormal O Estado, exatamente no dia 18 de junho de 2002, onde mantém coluna diária;
Sua retomada ao trabalho radiofônico, a partir de primeiro de dezembro/2008, no Grupo Cidade de Comunicação, através da Rádio Cidade AM 860, em dois horários (como tínhamos na emissora anterior): de 6:30 as 8 horas e de 10 as 11 horas, de segunda a sexta-feira.
O jornalista Antônio Viana tem sido um dos maiores divulgadores dos assuntos municipalistas, apoiando todas as iniciativas das Câmaras Municipais, Prefeituras e em especial, todos os embates acompanhados e de interesse da UVC (União dos Vereadores do Ceará), APRECE (Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará) e TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). O jornalista Antonio Viana de Carvalho, tem enraizado em sua personalidade de homem de comunicação, a notória especialização pelos assuntos comunitários, por assim dizer, municipalistas.

SOCIAL
Antônio Viana de Carvalho, como radialista, integra:
O Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará;
Diretor de Comunicação da ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior);
Pertence aos quadros da ACI (Associação Cearense de Imprensa);
Ex-Presidente (em dois mandatos), do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, onde atualmente é membro do Conselho Superior;

Foi Vice-Presidente do Comitê de Imprensa, Rádio e Televisão da Câmara Municipal de Fortaleza.
Aguardem o próximo Destaque!!


FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK