PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Shell anuncia compra da BG por £ 47 bi, cerca de US$ 69 bi

Cate Gillon/Getty Images
Logotipo da Shell
Logotipo da Shell: a união das duas empresas é avaliada como o maior negócio entre empresas do setor de energia e gás da década
Londres - A petroleira Shell anunciou, na manhã desta quarta-feira, 8, a compra da britânica BG em um negócio que soma aproximadamente 47 bilhões de libras - quase US$ 69 bilhões.
A operação envolve o pagamento em dinheiro e entrega de ações da companhia anglo-holandesa aos acionistas da BG.
A compra, que depende da aprovação das autoridades, teve o aval do conselho de administração das duas petroleiras europeias.
De acordo com comunicado divulgado antes da abertura dos mercados europeus, a Shell pagará 383 centavos de libra em dinheiro e entregará 0,4454 ação da empresa anglo-holandesa por papel da BG.
Segundo a Shell, o preço final acertado pelas duas partes oferece aos acionistas da companhia britânica prêmio de aproximadamente 52% sobre o preço médio ponderado pelo volume de negócios nos últimos 90 dias.
A união das duas empresas é avaliada como o maior negócio entre empresas do setor de energia e gás da década e criará um novo gigante mundial do setor.
Atuais acionistas da BG serão donos de quase 19% da nova empresa formada pelas duas companhias. Ou seja, acionistas da Shell continuarão dominando a empresa.
Novos projetos
O Brasil e a Austrália tiveram papel de destaque no negócio. Entre os motivos declarados que levaram a anglo-holandesa Shell a fazer uma oferta pela BG estão os campos de exploração marítima da petroleira britânica em águas profundas no Brasil.
No comunicado enviado aos investidores, há um trecho com "antecedentes e razões para a recomendação" de compra da britânica.
"A produção da BG é atualmente fornecida por uma base de ativos em dez países e projetos-chave para o crescimento no Brasil e na Austrália", cita o texto.
"O início do projeto de gás natural em Queensland (na Austrália) e a introdução continuada de novas plataformas no Brasil foram sucessos operacionais notáveis", ressalta a Shell.
Além do elogio à operação nos dois países, a anglo-holandesa avalia que a BG "está bem posicionada para gerir a crise dos preços do petróleo, uma vez que está chegando ao fim de um ciclo de aumento de despesas de capital e continuará aumentando a produção em 2015 no Brasil e Austrália".
A Shell ressalta que a compra vai "acelerar o crescimento estratégico em gás natural e águas profundas".
"A combinação aumentará as reservas comprovadas de petróleo e gás em 25% e a produção em 20% na comparação com 2014 e fornecerá à Shell uma melhor posição competitiva em novos projetos de petróleo e gás, particularmente em gás natural na Austrália e em águas profundas no Brasil", diz o comunicado da companhia.
*Matéria atualizada às 8h38

FONTE: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/shell-anuncia-compra-da-bg-por-47-bi-cerca-de-us-69-bi

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK