PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Coletor menstrual é alternativa para absorventes tradicionais; saiba mais

SAÚDE

O copinho de silicone cada vez mais ganha adeptas no Brasil

Taylla de Paula* (redacao@correio24horas.com.br)
A Arquiteta e Urbanista Milena Teixeira, 28, aboliu o uso de absorventes tradicionais durante a menstruação. Há 5 meses, ela faz parte do crescente número de adeptas do coletor menstrual, um copinho de silicone reutilizável que recolhe o sangue durante a menstruação. Entre suas vantagens, o fator ecológico e econômico, além do conhecimento do próprio corpo, atraem as mulheres. 
Coletor menstrual é alternativa para absorventes tradicionais(Foto: Laís Andrade)
Diferente de absorventes descartáveis, que poluem o meio ambiente por produzem uma quantidade grande de lixo, o coletor pode ser reutilizável por até dez anos. Ao longo prazo, também são mais baratos do que os métodos tradicionais. “Investi R$130 reais no coletor e panela de ágata (que não danifica o silicone) para higienização. Como aboli o uso de absorventes, deixei de comprá-los mensalmente, então passei a economizar esse valor por mês”, explica Milena. No Brasil, o coletor custa em média R$80 reais. 
Para a ginecologista Adriana Bruno, o coletor pode ser uma boa opção para algumas mulheres, mas a aceitação depende do perfil do paciente. “Muitas mulheres acham desagradável tocar a genitália e lidar com o fluido menstrual durante a remoção do dispositivo”, explica. 
Porém, as adeptas do copinho garantem que o autoconhecimento corporal é um resultado positivo do uso do produto. “Você tem mais contato com seu próprio corpo e naturalmente passa a ter maior curiosidade sobre si mesma”, afirma Milena. A estudante Morgana Gazar, 24, também defende este fator. “Você ganha mais intimidade com o seu corpo”, diz.
Como muitas curiosas, Milena e Morgana descobriram sobre o produto na internet. Um grupo no facebook, Coletores Brasil, reúne mais de 20 mil mulheres adeptas ou interessadas em saber mais. Muitas tornam ativistas do copinho e compartilham o conhecimento. “Sempre indico para as minhas amigas, é uma coisa que tem que passar adiante”, comenta Morgana. 
O coletor é inserido na entrada do canal vaginal e armazena o sangue menstrual por até 12 horas. Para ser reutilizado, é lavado e inserido novamente, sendo que após cada ciclo menstrual, deve ser fervido para garantir a esterilização.
Algumas marcas chegam a ter oito tamanhos, mas a maioria dos fabricantes oferece dois tamanhos diferentes: um para mulheres que tiveram filhos, e outro para aquelas que não tiveram. Os copinhos diferem em tamanho e densidade do material.  
Com a higienização adequada, o coletor pode ser reutilizado por até 10 anos (Foto: Laís Andrade)
Entre as queixas mais comuns das mulheres que utilizam o coletor, estão a dificuldade de remoção do produto, e o risco de vazamentos. Mas as usuárias ouvidas pelo Correio* garantem que os problemas diminuem com a experiência.
"Tive dificuldade do início, mas agora tenho as manhas", acrescenta Morgana. Por ser maleável, o copinho se adapta ao corpo e não atrapalha durante as atividades físicas. "A sensação é muito boa, você não sente que esta menstruada", continua.
Mesmo com todas as vantagens, o coletor ainda é pouco conhecido por ginecologistas. Dentre os 10 médicos de Salvador procurados pelo Correio24Horas, apenas uma soube comentar sobre o produto. Adriana Bruno afirma que não existem estudos que apontem para uma contraindicação do uso do coletor. "Eu apenas não recomendo o uso em mulheres virgens, porque pode causar o rompimento do hímen", acrescenta.
 * Taylla de Paula é integrante da 8ª turma do Correio de Futuro

FONTE:
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/coletor-menstrual-e-alternativa-para-absorventes-tradicionais-saiba-mais/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK