PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Novo golpe usa Windows Live ID como isca

ATAQUE

 22.05.2015

O alerta foi feito por especialistas da Kaspersky Lab

hacker
Especialistas da Kaspersky Lab advertem sobre novo golpe que usa o Windows Live IDcomo isca para obter informações pessoais dos perfis de usuários de serviços como Xbox Live, Zune, Hotmail, Outlook, MSN, Messenger e OneDrive.  
Um phishing “honesto”
O usuário recebe um e-mail informando que sua conta do Windows Live ID está sendo usada para distribuir e-mails não solicitados e que, por isso, ela será bloqueada. Para evitar a suspensão da conta, ele deve acessar um link e atualizar seus dados, de acordo com os novos requisitos de segurança do serviço. A mensagem se assemelha muito a um típico e-mail de phishing
Ao clicar no link, a vítima seria direcionada para um site falso, imitando a página oficial do Windows Live, e qualquer dado inserido nela seria enviado para os golpistas. No entanto, os especialistas da Kaspersky Lab ficaram surpresos porque o link do e-mail levava realmente para o site do Windows Live e não havia qualquer tentativa de obter os logins e as senhas das vítimas.

Qual é o truque?
Depois de clicar no link contido no e-mail e autorizar a conta no site live.com oficial, o usuário recebe um aviso estranho do serviço: um aplicativo solicita permissão para entrar na conta, obter as informações e a lista de contatos vinculadas ao perfil, além de acessar uma lista de seus endereços de e-mail pessoais e comerciais. Essa técnica é possível por causa das falhas de segurança no protocolo aberto de autorização, o OAuth.
Os usuários que atendem à solicitação não compartilham suas credenciais de login e senha, mas fornecem suas informações pessoais, os e-mails de seus contatos e os apelidos e nomes verdadeiros de seus amigos. Eles também podem permitir o acesso a outros parâmetros, como listas de compromissos e eventos importantes. O mais provável é que essas informações sejam usadas em fraudes, por exemplo, para enviar spam para os contatos do catálogo de endereços da vítima ou realizar ataques de phishing.
“Já temos conhecimento sobre essas falhas de segurança no protocolo OAuth há algum tempo: no início de 2014, um estudante de Cingapura descreveu meios possíveis de roubar dados do usuário após a autenticação. No entanto, essa é a primeira vez que nos deparamos com fraudadores que usam um e-mail de phishing para colocar essas técnicas em prática. Os golpistas usam os dados interceptados para criar um perfil detalhado dos usuários, com informações sobre o que fazem, quem encontram, quem são seus amigos e outras informações. E podem usa-lo para fins criminosos”, explica Andrey Kostin, analista sênior de conteúdo da Web da Kaspersky Lab.  
Na América Latina, analistas da Kaspersky Lab recentemente reportaram uma fraude similar que usava o Netflix como isca
Recomendações para desenvolvedores de aplicativos Web para redes sociais que usam o protocolo OAuth:
- evite usar redirecionamentos abertos em seus sites;
- crie uma lista branca de endereços confiáveis para os redirecionamentos executados usando o OAuth, pois os fraudadores podem executar um redirecionamento oculto para um site malicioso, encontrando um aplicativo que possa ser atacado e alterando seu parâmetro “redirect_uri”.
Recomendações para usuários:
- não clique em links recebidos por e-mail ou mensagens privadas de sites de redes sociais;
- não permita que aplicativos desconhecidos acessem seus dados pessoais;
- analise todos os direitos de acesso à conta que cada aplicativo recebe;
- ao descobrir que um aplicativo já está distribuindo spam ou links maliciosos em seu nome, envie uma reclamação à administração do serviço online ou do site de rede social para que o aplicativo seja bloqueado;
- mantenha os bancos de dados do antivírus e a proteção antiphishing integrada atualizados.
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK