PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 24 de maio de 2015

O piso ideal para correr

O piso ideal para correr

24.05.2015

A escolha do piso - concreto, asfalto, areia, grama ou esteira - é essencial para otimizar os treinos e melhorar o rendimento. Conheça os prós e os contras de cada tipo de superfície

Image-0-Artigo-1855404-1
Caminhar ou correr são atividades que melhoram o condicionamento cardiovascular e ajudam a enxugar os quilinhos a mais. No entanto, o corpo humano não foi feito para correr quilômetros em superfícies concretas, sendo ideal realizar essas atividades em superfícies naturais como terra e grama, uma vez que o corpo sofre menos impactos.
O piso de concreto não tem amortecimento e pode acarretar em uma série de lesões. Apesar de nem sempre ser possível encontrar uma boa grama (sem tantos buracos) ou condições climáticas que ajudem, considerando que a terra batida, após uma chuva, vira uma lama escorregadia, é preciso optar pelo que estiver disponível (na maioria das vezes, o asfalto), para não quebrar a rotina de treinos.

Força de aterrissagem
Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Fisioterapia Esportiva da Universidade de Fortaleza (Unifor), Paulo Henrique Palácio, correr em diferentes terrenos otimiza os treinos e melhora o rendimento, mas deve-se atentar para dois aspectos: o impacto (força de reação do solo) e os ajustes neuromusculares para absorver e dissipar esses choques no terreno.
"A força de aterrissagem no concreto, que pode ser de três a quatro vezes o peso do corpo, afeta muito mais as articulações que uma superfície macia como a grama ou a terra batida", pontua a professora do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Edina de Camargo. Detalhe: a alternância deve ser programada conforme a necessidade de cada um, sempre sob a orientação de um educador físico.
Múltiplos fatores
Além dos tipos de superfícies, a maioria das lesões ocorrem pela combinação de fatores (volume, intensidade e periodicidade do treino).
"O nível de fadiga, a anatomia do indivíduo, a biomecânica de execução do movimento, a nutrição e parâmetros bioquímicos são relevantes para se mensurar a lesão durante uma corrida", justifica a especialista em treinamento de crianças e jovens e educação física escolar, Débora Cristina Freitas.

FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/o-piso-ideal-para-correr-1.1297684

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK