PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 7 de junho de 2015

Brasil revê maioridade penal sem ter mapa da criminalidade juvenil

do BOl, em São Paulo
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o Brasil, que atualmente discute no Congresso a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, não possui estatísticas que dimensionem a participação de jovens em crimes cometidos no país.
Por conta da ausência destes dados, a reportagem da Folha reuniu ao longo de dois meses números de envolvimento de menores em delitos realizados nas 27 unidades da Federação. Nove Estados forneceram estatísticas, mas as metodologias usadas para chegar aos números foram variadas.
O levantamento traz indicações de que nos nove Estados consultados, a participação de menores em homicídios com autoria conhecida não é insignificante, como autoridades têm dito. Em sete Estados, é igual ou superior a 10%.
Na quarta-feira (3), a Presidência da República publicou nota informando que, segundo o Ministério da Justiça, os menores são responsáveis por apenas 0,5% dos homicídios no país. O dado já tinha sido divulgado antes.
Procurado, o ministério negou a autoria da conta e a atribuiu ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A entidade, porém, afirmou nunca ter feito tal cálculo justamente por falta de dados oficiais.
No Distrito Federal, segundo a reportagem, a participação de menores em homicídios é de 30%. A fatia é parcialmente explicada pela disseminação de brigas de gangues na capital.
Já no Ceará, os menores estiveram envolvidos em 30,9% dos crimes violentos letais intencionais em 2014. Esse número pode ser puxado para cima por incluir latrocínios.
No Maranhão, jovens responderam por só 3,1% dos homicídios da capital, mas por 15,2% dos latrocínios, em 2014. Mato Grosso é outro caso de baixo envolvimento em assassinatos: 3,9%. Ainda assim, os percentuais superam os supostos 0,5% e 1%.
Entretanto, os jovens também ostentam altos índices de vítimas da criminalidade. Adolescentes de 16 e 17 representaram 6,6% das vítimas de homicídio no país em 2013, embora sejam apenas 3,6% da população.
(Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

Leia mais em: http://zip.net/bnrnM0


FONTE: BOL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK