PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Capacetes azuis da ONU dão comida e telemóveis em troca de sexo

por B.C.

Atualmente, há 125 mil capacetes azuis destacados em missões por todo o mundo
Atualmente, há 125 mil capacetes azuis destacados em missões por todo o mundoFotografia © REUTERS
Relatório interno da ONU conclui que centenas de mulheres que vivem na pobreza mantêm relações sexuais com os soldados em missões de manutenção de paz.

Um relatório interno da ONU, a que as agências internacionais tiveram acesso, veio revelar que os capacetes azuis, soldados da ONU em forças de manutenção de paz, pagam por sexo e têm sido alvo de queixas de exploração sexual nos últimos anos. O documento indica que entre 2008 e 2013, foram reportados 480 casos de abusos, sendo que um terço envolve menores.
Segundo a agência Reuters, centenas de mulheres questionadas no Haiti e na Libéria, nomeadamente, admitiram ter sido levadas pela fome, pobreza e pela tentativa de melhorar a qualidade de vida a vender sexo aos capacetes azuis, o que mostra que a prática é recorrente mas tem sido frequentemente ignorada nos relatórios das Nações Unidas.
Já a Associated Press apresenta dados mais recentes: só em 2014, 231 pessoas no Haiti confessaram ter trocado sexo por dinheiro ou outros bens. "Em caso de não haver pagamento, algumas mulheres ficam com os distintivos dos soldados e ameaçam revelar as suas infidelidades nas redes sociais", explica o documento citado pela AP.
Por sexo, os capacetes azuis trocam dinheiro, comida, joias ou até telemóveis. Ainda assim, o relatório da ONU refere que, apesar de os casos de exploração sexual não terem sido merecido a devida atenção, aqueles que chegam ao conhecimento interno estão a diminuir. Em 2014, foram recebidas 51 queixas, o que significou uma ligeira diminuição em relação às 66 efetuadas no ano anterior. A ONU sublinha ainda que, na última década, houve um aumento substancial no número de capacetes azuis em missões de paz por todo o mundo, mas que esse aumento foi acompanhado também por uma significativa redução dos casos reportados de abuso e exploração sexual.
A ONU tem, na atualidade, 125 mil capacetes azuis destacados em vários países por todo o mundo.

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4618356

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK