PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sangue artificial será testado em humanos a partir de 2017

Por Redação Olhar Digital 

(Foto: reprodução)
Em pouco tempo, você poderá ter sangue artificial correndo em suas veias. O Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido prevê que os primeiros testes clínicos com glóbulos vermelhos produzidos em laboratórios devem ser realizados em 2017. Ou seja: algumas pessoas começarão a receber o sangue sintético em breve, o que significa que ele já é considerado minimamente seguro.

O desenvolvimento do sangue artificial está sendo impulsionado pela organização porque haveria uma escassez de doadores e uma necessidade de manter os estoques em alta a um preço aceitável.

Os primeiros testes devem envolver a introdução de pequenas quantidades do sangue novo, menos de 10 ml, no sistema circulatório. Então serão monitoradas possíveis reações adversas e será feita uma comparação com o sangue comum.

O sangue artificial é feito com células tronco coletadas de doadores ou de cordões umbilicais. Espera-se que, se os testes forem um sucesso, uma quantidade ilimitada possa ser produzida, para ser usada em transfusões de emergência.

A princípio, a ideia não é trocar o sangue doado pelo artificial, mas ajudar quem tem necessidades específicas, como portadores de anemia falciforme e talassemia, que necessitam de transfusões constantes. Essa é a meta de curto prazo com os testes, mas a longo prazo o objetivo pode mudar para eliminar a necessidade de doadores.

Há outra potencial vantagem: o sangue criado no laboratório, fora do corpo humano, deve ser livre de doenças, o que elimina o risco de transmissão de vírus como o HIV durante uma transfusão.

O programa de testes da agência britânica começa em 2017, mas é apenas o início de uma fase longa de testes, programada para cinco anos, com investimento de 12 milhões de libras (R$ 59 milhões). Vários outros países do mundo também desenvolvem técnicas parecidas, mas o grande desafio no momento é produzir sangue em larga escala.

Via Digital Trends e The Independent 


FONTE: OLHAR DIGITAL

Um comentário:

Unknown disse...

Que notícia maravilhosa. Por mais que doem, nunca é suficiente, e com essa agora, creio e espero que muitas vidas serão salvas. Parabéns pela postagem. BjusLuz!
www.blogdakassinhagomes.blogspot.com

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK