PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 12 de julho de 2015

13 curiosidades sobre a história do relógio

Postado por:  
Olá leitores do Canal do Ensino!
Contar a passagem do tempo é uma das práticas mais antigas da humanidade. Afinal, pensa bem: como seria contar a história do mundo, sem saber quando cada coisa aconteceu. Por isso, resolvemos fazer uma lista com 13curiosidades sobre a história do relógio.
O tempo dos acontecimentos é muito importante para os estudos não só da história, mas em geografia, física, química, matemática e muitos outros ramos do conhecimento. Para medí-lo, diversas tecnologias já foram empregadas, gerando resultados cada vez mais precisos. E o principal aparelho para isso, é claro, é o relógio!
Confira agora algumas curiosidades da história desse item tão comum hoje em dia e tão essencial para a administração do tempo e evolução de muita coisa.

Relógio mais antigo

O relógio mais antigo de que se tem notícia é o gnômon, um mecanismo criado por volta de 3500 a.C. , no Egito. Ele era simplesmente uma vara cravada no chão e, pela variação da sombra, tinha-se uma ideia do passar do dia. Em torno de 1500 a.C., o equipamento foi aprimorado, dando origem ao relógio solar. A grande novidade foi a introdução de marcações graduais indicando as horas. Permaneciam, porém, duas grandes limitações: o mecanismo não funcionava em dias nublados nem à noite.

Tempo à noite

Por volta de 1300 a.C., os egípcios conceberam uma maneira de medir o tempo à noite: o relógio de água, ou clepsidra. Outros povos antigos desenvolveram equipamentos semelhantes, de modo que vários modelos surgiram. Um dos mais simples consistia em dois recipientes, de forma que a água de um escorria para o outro e por meio de marcações na parte interna, era possível acompanhar o intervalo transcorrido.Versões mais sofisticadas usavam flutuadores conectados a uma engrenagem que fazia girar um ponteiro. Além de não depender do sol, a clepsidra também era mais prática para marcar intervalos mais curtos. Ela era usada, por exemplo, para cronometrar os discursos gregos feitos em praça pública.

Ampulheta

Por ser muito simples e seguir princípio semelhante ao da clepsidra, acredita-se que ela tenha sido criada ainda na Antiguidade. Contudo, os primeiros registros escritos sobre sua existência são apenas do século XIV. Por ser portátil e não precisar de uma superfície estável para funcionar (ao contrário do relógio da água), ela era muito usada por marinheiros.

Relógio portátil

Por volta de 1500, na cidade de Nuremberg, na Alemanha, Peter Henlein fabricou o primeiro relógio portátil. Na época já existiam relógios mecânicos, que dependiam de grandes contrapesos. Peter inovou ao usar uma pequena mola como fonte de energia para as engrenagens. O modelo, porém, era pouco preciso, tanto que nem possuía ponteiro de minuto.

Despertador

O despertador foi inventado em 1559 pelo engenheiro Taqi al-Din, que vivia no Império Otomano (atual Turquia). Mas um mecanismo desse tipo só seria patenteado em 1876 nos Estados Unidos. Desde então, o equipamento vem evoluindo. Em 1956 surgiu a famosa função “soneca”. Hoje em dia existem versões dos mais variados tipos, como alguns que só interrompem o alarme se o usuário conseguir executar determinada tarefa, provando que está bem acordado, como resolver cálculos ou montar um miniquebra-cabeça.

Por que o dia tem 24 horas

Por que o dia tem 24 horas e as horas tem 60 minutos. Essa divisão remete aos sistemas númericos dos povos antigos. Hoje, usamos o sistema decimal, baseado no número 10. Mas, antigamente, eram populares o duodecimal centrado no número 12 (número de falanges dos dedos da mão), e o sexagesimal, fundamentado no 60, cuja origem talvez venha da multiplicação de 12 por 5 (número de dedos da mão). Quando babilônios, egípcios e gregos criaram escalas de tempo, basearam-se nesses valores.

Ciência das horas

Há tanto conhecimento relacionado com a medição do tempo que se criou uma ciência voltada exclusivamente para esse assunto: a horologia. Ela estuda, entre outros temas, as unidades de contagem de tempo, a evolução dos relógios e as técnicas de montagem, manutenção e conservação desses aparelhos.

Fusos Horários

Foi apenas no século XIX, com a criação de ferrovias e do telégrafo, que se sentiu a necessidade de padronizar a contagem mundial das horas, facilitando a mobilidade das pessoas e as relações comerciais entre países. Assim, surgiram os fusos horários, estabelecidos em uma reunião de representantes de 25 países nos Estados Unidos, em 1884. O mundo foi dividido em 24 faixas imaginárias, tendo cada uma delas um horário diferente. Cada fuso corresponde a 15 graus, que é a circunferência total da terra (360 graus) dividida pelas 24 horas do dia.
O território brasileiro é cortado por 4 fusos horários. Mas, quando se trata do horário oficial, a referência é a hora da capital Brasília. Ela é determinada pelo Observatório Nacional (ON), instituição criada ainda no período imperial por Dom Pedro I. Esse órgão é o responsável pela chamada hora legal brasileira, parâmetro cronólogico essencial para um sem-número de atividades produtivas e de prestação de serviços. Para acertar o seu relógio oficialmente acesse o site da Hora Legal Brasileira.

Relógio de pulso

Há mais de uma versão sobre a origem do relógio de pulso. As mais difundidas referem-se a inventores mais famosos por outras criações. Um deles é o matemática francês Blaise Pascal (1623-1662), célebre por conceber as primeiras calculadoras mecânicas da história. Ele teria lançado a moda simplesmente ao amarrar seu relógio de bolso no braço. Outra hispótese aponta para Alberto Santos Dumont (1873-1932). Ele teria encomendado um modelo com pulseira ao relojoeiro francês Louis Cartier, que era seu amigo, assim ficaria mais fácil para o brasileiro calcular o tempo enquanto estava no comando de suas pioneiras máquinas voadoras.

Relógio do Juízo Final

Criado em 1947, o Relógio do Juízo Final é a ilustração de capa do Boletim de Cientistas Atômicos, da Universidade de Chicago, que analisa o risco de uma hecatombe global. Quanto pior for a situação, mais próximos os ponteiros ficam das 12h. Em 1953, o relógio chegou a marcar 23h58, devido a testes nucleares feitos na época pelas duas potências que rivalizavam na Guerra Fria: Estados Unidos e União Soviética.

O menor e o maior

O menor relógio do mundo tem 2 milímetros quadrados, pode ser equilibrado na cabeça de um alfinete e só revela as horas para quem observá-lo com lentes de aumento. Ele foi criado por estudantes da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, em 2006, sob a supervisão do professor Tim Dallas. O protótipo serviu para demonstrar as possibilidades incríveis da nanotecnologia, ramo recente da engenharia que trabalha em escalas minúsculas.
O maior relógio do mundo tem 43 metros de diâmetro, o equivalente a duas quadras de basquete, aproximadamente. Fica em Meca, na Arábia Saudita. Fixado numa torre de 400 metros, que faz parte de um grande complexo comercial, o equipamento é iluminado por 20 mil lâmpadas LED verdes e brancas, podendo ser visto de uma distância de cerca de 30 quilômetros (!!).

Relógio-bússola

Você sabia que um relógio de ponteiros também pode servir como bússola. A técnica só funciona com aparelhos analógicos, que devem estar marcando na hora certa. Se for época de horário de verão, lembre-se de que será preciso atrasar o equipamento em uma hora. Funciona assim: a marca das 12 horas deve ser apontada para o sol. Então você deve pensar em uma linha imaginária que divida em duas partes iguais o ângulo formado entre o ponteiro das horas e a posição do meio-dia. Aí será o Norte.

Super-relógios

Seguindo a mesma tendência dos telefones, que hoje em dia fazem muito mais do que sua função original, os relógios também estão se tornando máquinas mais completas. Grandes empresas de tecnologia estão investindo no desenvolvimento de smartwatches (relógios inteligentes, em português), que podem rodar softwares e acessar a internet. Em breve, vários modelos devem chegar ao mercado.
Gostou das curiosidades sobre o relógio? Então compartilhe! É conhecimento!
Até a próxima.

Fonte:
CANAL DO ENSINO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK