PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 12 de julho de 2015

Artista cria pinturas expressivas para dar visibilidade a moradores de rua

Alfredo Maffei retrata olhares de mendigos em edifícios abandonados.
Jovem de 26 anos conta a trajetória na arte e o projeto 'Olhares Invisíveis'.


Orlando Duarte NetoDo G1 São Carlos e Araraquara

Artista retrata moradores de rua em casas abandonadas São Carlos (Foto: Alfredo Maffei/Arquivo Pessoal)
Artista retrata moradores de rua em casas abandonadas (Foto: Alfredo Maffei/Arquivo Pessoal)
Casas abandonadas e moradores de rua têm um significado especial para o artista plástico de São Carlos (SP), Alfredo Maffei. A partir do contato com a situação de mendigos espalhados e ignorados na cidade de São Paulo (SP), o jovem de 26 anos deu início ao projeto que traria um grande reconhecimento a seus trabalhos. A série ‘Inconstâncias: Olhares Invisíveis’, busca chamar a atenção das pessoas para a história e os olhares de moradores e construções esquecidas pela sociedade moderna. Acima de tudo, Maffei busca maneiras de tocar o ser humano incitando suas dores reprimidas.

Confira a galeria de fotos com alguns dos trabalhos do artista plástico Alfredo Maffei
Maffei começou a pintar ainda criança São Carlos (Foto: Alfredo Maffei/Arquivo Pessoal)Maffei começou a pintar ainda criança
(Foto: Orlando Duarte Neto/G1)
Maffei deu início à sua trajetória na arte ainda pequeno, influenciado pela família e pelos amigos. “Cresci em meio a uma biblioteca imensa de livros de arte, mitologia, quadrinhos, histórias e fantasia. Tudo isso, junto às ilustrações, me interessavam muito. Sempre quis expressar minhas imagens mentais e fui influenciado a desenvolver a arte. Minha mãe me dava um lápis e um papel para que eu me acalmasse e eu ficava desenhando. O que eu tinha era quadrinhos como referência, e era o que usava. Aos 14 anos, com uma vontade muito maior do que meu talento, ingressei  em uma escola de artes em São Carlos. Costumo dizer que meu professor foi muito mais um mentor, pois ele conseguia lapidar cada aluno de acordo com as aptidões, e foi o que aconteceu comigo”, contou.
Artista pintou morador de rua conhecido em São Carlos (Foto: Alfredo Maffei/Arquivo Pessoal)Artista pintou morador de rua conhecido em São
Carlos (Foto: Alfredo Maffei/Arquivo Pessoal)
Aos 17 anos, ainda durante o ensino médio, o artista realizou uma viagem de intercâmbio ao México, onde surgiram as primeiras inspirações para o trabalho que viria a desenvolver no Brasil. “Foi uma experiência muito rica, pois para um adolescente de 17 anos sair de São Carlos, do conforto de todas as facilidades que sempre tive, para um país no qual não conhecia a língua nem os costumes, é um impacto grande. Foi onde me encontrei como pessoa e continuei sendo influenciado na arte pelas pessoas ao meu redor. O contato com a arte mexicana fez eu me apaixonar pela área e foi quando eu decidi que era o que eu queria fazer da minha vida: ser um artista”, afirmou.
Os murais mexicanos feitos a céu aberto em muros e paredes de residências chamaram a atenção do jovem pelas cores fortes e vibrantes, mas principalmente pelos sentimentos que geravam no observador. “A cultura indígena é muito presente na sociedade mexicana. As pessoas disseminam esse tipo de arte por todos os lados, está presente no cotidiano das pessoas. Haviam murais pintados por artistas como Diego Rivera e Frida Kahlo e me inspirava muito. Frequentei um curso de artes na escola e durante o meu tempo livre aprimorei minhas habilidades. Queria voltar ao Brasil com uma identidade já formada. A arte muralista era muito próxima do que o que eu queria passar como artista, porque é muito expressiva, dramática e retrata emoções de uma maneira muito forte. Foi quando decidi me apropriar de grandes espaços urbanos como suporte e desenvolvi meus primeiros trabalhos em murais”, lembrou.
LEIA MAIS


Fonte: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK