PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O que Causa Dor de Cabeça?

Por: Emília Silva
A dor de cabeça não é uma doença, mas sim um sintoma. Isso que dizer que ela é apenas um sinal que o corpo dá de que algo não anda muito bem. De um modo geral, podemos elencar diferentes causas para a dor de cabeça e o tratamento da cefaleia pode variar dependendo do fator desencadeador. Para que você conheça um pouco mais sobre as causas, listamos as principais, bem como suas características.

Tensão

A dor de cabeça tensional é causada pela tensão muscular na região da cabeça e do pescoço. Ela é um dos tipos mais comuns e geralmente está associada ao estresse e à ansiedade. A dor, quando a causa é a tensão, costuma ser mais intensa nas têmporas e parece aliviar quando o local é pressionado.

Calor

Outro fator que pode causar dor de cabeça é o calor. Em dias mais quentes, principalmente quando no expomos ao sol, os vasos sanguíneos cerebrais podem se dilatar com facilidade, causando dores. Outro problema ligado ao calor é a desidratação, que também é causadora de dor.
Dor de Cabeça
A dor de cabeça é um problema bem incômodo

Problemas de Visão

Várias pessoas que reclamam muito de dores de cabeça estão, na verdade, com problemas de vista. Eu mesma sofri com as dores até descobrir que o meu problema era o astigmatismo. Nesse caso, a dor é causada pelo esforço que fazemos para enxergar. Geralmente ela aparece em cima dos olhos, próximo às sobrancelhas. O próprio globo ocular também pode dor por causa do esforço.

Noite Mal Dormida

A insônia ou mesmo uma noitada na rua também podem desencadear a dor de cabeça. O corpo precisa das horas de sono para descansar e funcionar normalmente. Quando isso não acontece, por qualquer motivo que seja, vários problemas podem surgir, incluindo a cefaleia.

Alimentação

Existem alimentos que podem fazer com que a cabeça doa, mas essa relação não é direta. Em casos de enxaqueca ou de algum tipo de intolerância, as substâncias contidas em alguns alimentos pode causar a dor. Entre eles estão os adoçantes, temperos industrializados (à base de glutamato monossódico), frituras, refrigerantes, café, chás, alimentos que contenham glúten e derivados do leite. Para descobrir se algum deles está causando suas dores, anote o que você comeu sempre que tiver dor de cabeça e depois compare os itens que se repetem na lista.

Jejum

Os alimentos podem causar dor de cabeça e a falta deles também. Ficar muitas horas sem comer nada é uma forma eficiente de se conseguir uma cefaleia. O problema normalmente acontece por causa da hipoglicemia, ou seja, baixa de glicose no sangue. Se a cabeça doer, é sinal de que o organismo já está sofrendo bastante com a falta de alimentação.

Bruxismo

Esse é um problema comum, mas nem sempre notado. Ele ocorre quando a pessoa trava as mandíbulas ou range os dentes durante o sono. Esse travamento pode causar inflamações no maxilar e, consequentemente, dores de cabeça. Para amenizá-lo, é preciso usar uma proteção nos dentes ao dormir, indicada pelo dentista.

Sinusite

A dor de cabeça e a dor no rosto são sintomas da sinusite devido às inflamações nos seios da face. Com as cavidades doloridas, inflamadas e cheias de secreção, diferentes partes da cabeça podem doer. A dor aparece na região da testa, bochechas e na parte posterior da cabeça. Ela pode ser sentida internamente se você bater levemente com os dedos nesses locais. Além da dor, a sinusite vem acompanha de sintomas respiratórios.
Açúcar e Café
Açúcar e café podem ser a causa da dor de cabeça

Açúcar

Já falamos dos alimentos, mas dois deles merecem atenção especial: o açúcar e o café. Quando consumimos muito doce, os níveis de glicose sobem e descem rapidamente – os chamados picos glicêmicos. Para regular essa oscilação, o organismo produz uma substância chamada catecolamina, que causa a vasoconstrição dos vasos sanguíneos.

Café

Já no consumo do café, o principal problema é a cafeína. Por isso, outros alimentos que contêm o estimulante, como chás, chocolate e guaraná também devem ser evitados. A a cafeína atua diretamente nos vasos sanguíneos do corpo e do cérebro, causando dores de cabeça em pessoas mais sensíveis. Algumas pessoas relatam cefaleia devido à falta de café, o que se explica como uma reação de abstinência pelo vício da cafeína.

Enxaqueca

A enxaqueca é um problema de saúde que tem como sintoma principal a dor de cabeça, ainda que existam raros casos de enxaqueca sem a dor. As causas da enxaqueca não são bem conhecidas pela medicina, mas sabe-se que sua origem é neurológica. A dor de cabeça da enxaqueca costuma se concentrar em um dos lados da cabeça e é pulsante. Além da dor, a pessoa pode sentir enjoo, tonteira, dificuldade para enxergar e sensibilidade à luz.

Cheiros Fortes

Os cheiros muito fortes, como os de produtos químicos, perfumes e substâncias de limpeza são outra causa de cefaleia. Esses cheiros ativam células presentes no interior da narina que estão associadas a sensação de dor. A reação pode acontecer ou não, dependendo da sensibilidade do organismo de cada um. Em pessoas com predisposição para a enxaqueca, o odor forte pode ser a origem da crise.

Fonte: RECEITA NATURAL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK