PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de julho de 2015

Site vende dados de brasileiros na internet e entra na mira da Justiça

Por Redação Olhar Digital 

(Foto: reprodução)

Não demorou muito. Dois meses depois do fechamento do site NomesBrasil.com, que divulgava o CPF de cidadãos, surgiu uma ameaça pior: o site Tudo Sobre Todos traz várias informações sobre os brasileiros, mostrando também bairro onde mora, nome de parentes, vizinhos e data de nascimento.
O serviço funciona como um negócio, claramente irregular, mantido, supostamente, por uma empresa chamada Top Documents LLC. Algumas informações são abertas, mas a maioria está fechada. A liberação destes dados é feita por meio da compra de créditos de R$ 0,99.
Segundo a página, os dados são coletados por meio de documentos de domínio público. Em entrevista ao iG, a advogada Gisele Arantes conta que mesmo que o acesso aos dados seja lícito, a publicação deles desta forma é uma violação de privacidade, protegida pela Constituição e pelo Marco Civil.
Segundo o UOL, a Procuradoria da República do Rio Grande do Norte já abriu uma investigação contra a página. "É óbvio que a existência de tal banco de dados, em princípio, representa uma violação às cláusulas constitucionais da inviolabilidade da intimidade, da vida privada e dos dados das pessoas", afirma o procurador Kleber Martins de Araújo. Ele recomenda a retirada do site do ar durante a investigação.
Depois da comoção e da criação de petições contra o site, o acesso ao site parece ter sido dificultado: nos nossos testes, ele não é mais acessível, mas há muitos relatos de pessoas que ainda conseguem acessá-lo. Apesar da dificuldade, ele ainda está no ar, bastando usar uma VPN para entrar nele livremente.

LEIA MAIS

FONTE: Olhar Digital

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK