PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 15 de agosto de 2015

Veja o que uma bebida energética pode fazer ao corpo

Pesquisa

Pesquisador alerta que a bebida pode ser prejudicial e recomenda café ou chá como alternativa para obter cafeína
Veja o que uma bebida energética pode fazer ao corpo
PixaBay


Por Notícias ao Minuto

Depois de um farmacêutico ter falado dos efeitos que uma lata de Coca-Cola tem no corpo, o site de presentes personalizados Personalise.co.uk publicou uma Ilustração que mostra os efeitos de uma bebida energética no organismo.

O Daily Mail entrevistou o pesquisador de alimentação Stuart Farrimond, para que ele comentasse esses efeitos.

10 minutos: A cafeína entra na corrente sanguínea, fazendo com que os batimentos cardíacos e a tensão arterial comecem a aumentar.

15 a 45 minutos: Momento em que a cafeína chega ao pico na corrente sanguínea. A pessoa vai se sentir mais alerta e com melhor concentração. Stuart Farrimond comenta: “Depois de ingerir uma bebida com cafeína, ela passa do intestino para a corrente sanguínea e, em seguida, para o cérebro e pelo corpo todo. É uma droga estimulante que funciona entupindo os "sinais de cansaço" no cérebro”.

30 a 50 minutos: Toda a cafeína foi absorvida e o fígado também responde ao absorver mais açúcar na corrente sanguínea. “Curiosamente, a cafeína parece ser boa para o fígado e o consumo de café tem sido associado a taxas mais baixas de doença hepática e câncer no fígado. No entanto, o mesmo não foi demonstrado em bebidas energéticas”, aponta o estudioso.

1 hora: O corpo começa a passar pela experiência do “choque de açúcar” e os efeitos da cafeína vão caindo. A pessoa vai começar a se sentir cansada e os níveis de energia começam a ficar baixos.
5 a 6 horas: Isto é a metade da vida da cafeína, o que significa que o corpo demora cinco a seis horas a reduzir o conteúdo da substância na corrente sanguínea em 50%. As mulheres que tomam pílula anticoncepcional precisam do dobro do tempo para conseguir essa redução.

12 horas: É o tempo que demora, para a maioria das pessoas, para eliminar completamente a cafeína da corrente sanguínea. Essa velocidade depende de muitos fatores, como a idade e a atividade.

12 a 24 horas: Como a cafeína é uma droga, aqueles que a ingerem regularmente podem sentir sintomas de abstinência entre 12 a 24 horas depois da última dose, incluindo dor de cabeça, irritabilidade e prisão de ventre.

“Os sintomas de abstinência podem durar até nove dias e vão depender da quantidade de cafeína que bebemos. As pessoas são diferentes, claro, mas muitos dos sintomas parecem estar na nossa cabeça”, diz o especialista.

7 a 12 dias: Estudos têm mostrado que este é o período de tempo de que o corpo precisa para se tornar tolerante à dose diária de cafeína.

Em relação aos efeitos gerais das bebidas energéticas no corpo, Farrimond disse que estas bebidas “são um mau caminho para conseguir cafeína”. “São ricas em açúcar, algumas assustadoramente. O Red Bull tem um pH de 3,3, o mesmo que o vinagre. Combinado com o açúcar, são ideais para corroer o esmalte dos dentes e causar problemas dentários para toda a vida”, sublinhou. “O café e o chá são uma forma muito melhor de obter cafeína”, completa.

FONTE:
Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK