PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dicas para ter boa memória

Publicado por: 

Todo mundo sonha saber como ter boa memória para não esquecer do mais complexo ao trivial, ainda mais estudantes em final de semestre. Para isso, porém, é necessário esforço e mudanças comportamentais.

Dicas para ter boa memória


1. Dormir mais e com qualidade:

Algumas ondas cerebrais produzidas enquanto dormimos possuem papel fundamental no armazenamento da memória, ou seja, elas ajudam a transferir dados do hipocampo ao cortex pré-frontal - região do cérebro onde a memória de longo prazo é estocada. A constatação é de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, num dos primeiros estudos que comprovam a relação. Conclusão: dormir com qualidade é essencial para evitar esquecimentos.


Dicas para ter boa memória

2. Controlar o estresse e a ansiedade:

O hormônio cortisol, de acordo com a neurociência, apaga as lembranças de curto prazo. Trata-se de uma reação fisiológica do organismo em resposta ao momento de estresse: o cortisol apaga a memória recente para que nos concentremos na situação impactante vivida naquele instante. O fato explica porque passamos a noite estudando e dá branco na hora da prova.


3. Falta de treinamento:

Imagine que nosso cérebro é um computador onde ficam arquivados os dados. O que poucos sabem é que as pessoas com boa memória costumam se lembrar melhor desses "arquivos", pois desenvolvem caminhos certos para isso, ou seja, fazem uma trilha de associações para que esses registros não sejam esquecidos. Por exemplo, associam um dado histórico com um país, uma cor, uma data significativa.


4. Uma coisa de cada vez :

Tudo ao mesmo tempo agora é um dos lemas da sociedade atual, cheia de atrativos. Não é a toa que alguns estudantes reclamam sempre dizendo que não conseguem se lembrar de tudo. A explicação é clara: como o cérebro arquiva um dado por vez, é necessário focar-se em determinado assunto também por vez. Na sala de aula, por exemplo, o ideal é prestar atenção no professor, sem ficar ligado simultaneamente no celular, no que acontece no Facebook ou no que o amigo ao lado quer dizer.


5. Turbine o cérebro:


LEIA MAIS

FONTE: Saúde com Ciência

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK