PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Mulheres da Tanzânia estão se casando com outras mulheres

Elas fazem tudo que um casal faz, exceto sexo; ajuda a lidar com problemas atuais, como violência e envelhecimento



MUNDO CURIOSIDADE


Na região de Mara, no nordeste da Tanzânia, um tradição antiga que envolve mulheres se casando com outras mulheres foi adaptada para ajudá-las a lidar com problemas atuais, segundo infpormações do IG.com.

Essa estrutura familiar, conhecida como nyumba nthobu, se tornou uma alternativa útil para muitas mulheres.
Wegesa e Nyanswi Marwa, do vilarejo de Kurya, por exemplo, são casadas há 15 anos. Wegesa tem 60 anos e Nyanswi, 35.
"Na nossa cultura, as mulheres não podem herdar propriedades. Então, eu procurei uma esposa pra me ajudar. Quando eu morrer, ela vai poder ficar com as nossas propriedades [porque as duas tiveram filhos homens]. Ela me ajuda com os animais, a buscar água e com as tarefas domésticas", contou Wegesa à reporter da BBC Tulanan Bohela.
Wegesa não teve filhos homens em seu casamento anterior. Por isso, não tinha quem herdasse seus bens e o nome de sua família. Ela diz que se casou com Nyanswi para contornar esse "problema".
Agora as duas têm seis filhos homens, cujo pai biológico é um parente do marido falecido de Wegesa.
"Desde que eu me casei, sinto que minha vida voltou ao normal. Ela me apresentou para esse sobrinho dela e temos vivido felizes desde então", disse Nyanswi, referindo-se ao pai biológico de seus filhos.
O sobrinho de Wegesa, por sua vez, tem sua própria família. Mas diz ter concordado em ser o pai biológico dos filhos dela e Nyanswi para que o sobrenome da família de seu tio fosse passado adiante.
Ele também aceitou abrir mão dos direitos parentais sobre os meninos.
Como funciona
É esse tipo de arranjo que geralmente ocorre no nyumba nthobu.
As duas mulheres vivem juntas, criam os filhos e fazem tudo mais que um casal faz, exceto sexo.
Para que a mulher mais nova engravide, elas costumam contratar um homem de confiança, como o sobrinho de Wegesa. O acordo pode ou não envolver um pagamento (no caso das duas mulheres de Kurya, não envolveu).
Essa estrutura permite que, como no caso de Wegesa e Nyanswi, mulheres mais velhas se casem com outras mais jovens para ter ajuda nas tarefas domésticas e conseguir ter filhos homens (para passar sua herança).
Muitas das mulheres que procuram essa estrutura têm filhas mulheres, que acabam se mudando para a cidade dos maridos.
FONTE:
http://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/134965/mulheres-da-tanzania-estao-se-casando-com-outras-mulheres

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK