PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O que é Apneia?

A Síndrome da Apenia Obstrutiva do Sono (SAOS), mais conhecida como apneia do sono, é uma doença crônica que pode acometer pessoas de todas as idades. Ela se caracteriza pela interrupção das respiração enquanto a pessoa dorme, devido a uma obstrução total ou parcial das vias aéreas. Por algum motivo, ocorre um colapso dos canais respiratórios que impede a chegada do ar até os pulmões.
De acordo com especialistas, é considerada como apneia a interrupção total do fluxo de ar por um período igual ou maior que 10 segundos em pessoas adultas. Outro problema, chamado de hipopneia se caracteriza pela diminuição do fluxo de ar de 30% a 50%.
De acordo com a Wikipedia:
Apneia (do grego, a = prefixo de negação e pneia = respirar) designa a suspensão voluntária ou involuntária da ventilação, ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas inferiores e pulmões. Uma vez que a respiração em nível celular continua ocorrendo enquanto houver oferta de oxigênio suficiente nos pulmões, mesmo sem o contato com o ar atmosférico, os seres pulmonados podem sobreviver em apneia durante alguns minutos.
No caso da apneia do sono, esse processo é totalmente involuntário. No entanto, existem pessoas que conseguem interromper o fluxo de ar para fazer mergulhos, por exemplo.
Apneia do sono
O ato de roncar, na verdade, é um dos sintomas da apneia

Causas da Apneia

A apneia do sono pode ser causado por diferentes fatores. Veja alguns deles:
  • relaxamento dos músculos da língua e da garganta maior que o normal;
  • amídalas e adenoides com tamanho aumentado;
  • excesso de tecido gorduroso no interior da garganta, causado pelo sobrepeso, que dificulta a manutenção da abertura para passagem do ar;
  • formato do pescoço ou da cabeça torna o tubo para a passagem do ar reduzido.
Somente um especialista  pode verificar quais são as causas da apneia.

Sintomas da Apneia

Quem sofre com a apneia geralmente ronca durante a noite e pode ter sonolência durante o dia. Além disso, é comum acordar sentido:
  • confusão mental;
  • aperto no peito;
  • boca seca;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • sem ar.
Se você tem dificuldade para se concentrar, tem sono durante o dia e oscilações de humor, as causas podem ser a apneia, que interfere na qualidade do sono.

Tratamento

O tratamento da apneia requer uma análise completa do caso de cada paciente. Dependendo das causas do problema, o médico poderá receitar algum medicamento ou mudanças nos hábitos. Perder peso, evitar o fumo, dormir sempre de lado e elevar um pouco a cabeceira da cama, por exemplo, podem contribuir para aliviar o problema. Se você tem alguns dos sintomas apresentados acima, procure um médico para um diagnóstico adequado.
FONTE:
http://natural.enternauta.com.br/cha/o-que-e-apneia/?

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK