PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O que é Candidíase na Mama?

candidíase é uma doença fúngica que geralmente acomete a região genital. Ela é mais comum em mulheres, mas também pode ocorrem em homens. Mas e a candidíase mamária, o que é? Ela também é causada por fungos, mas aparece no mamilo.
No momento do parto, a mulher pode passar a candidíase para o bebê. Se ela não sabe que tem a doença, o fungo contamina a criança.  O uso de antibióticos pela mãe ou pelo recém nascido também pode causar uma queda na imunidade que favorece a infecção fúngica. A forma de manifestação do fungo quase sempre é percebida na boca. Popularmente, esse problema é conhecido como sapinho.
Se a criança tem o fungo, ela pode passá-lo para a mãe por meio da amamentação. Nesse caso, os microrganismo se alojam no mamilo, causando dor e vermelhidão. É fundamental tratar o problema tanto na mãe quanto no bebê para que a infecção não passe de um para o outro continuamente. Ambos deve receber medicação antifúngica para acabar com a candidíase.

Sintomas da Candidíase

Nas mães, os principais sintomas da candidíase mamária são:
  • dor nos mamilos
  • vermelhidão
  • sensação de ardência
  • coceira no mamilo e na aréola
  • feridas que não cicatrizam
  •  sensação de fisgada na mama após a mamada
  • formação de bolhas
Se o bebê também está com o fungo, é importante observar:
  • assaduras avermelhadas e com bordas bem definidas
  • bolinhas brancas no interior da boca
  • choro ao mamar
Caso você ou o seu filho apresentem esses sintomas, é essencial procurar o médico para que seja iniciado o tratamento adequado.
Amamentação
A amamentação pode passar o fungo do bebê para a mãe

Tratamento da Doença

O especialista irá avaliar a situação da mãe e do bebê para saber qual é o tipo de tratamento mais adequado. Se a infecção não for muito grave, é possível usar apenas pomadas ou loções com ação antifúngica, geralmente à base de nistatina. Se a dor for intensa, o médico também pode receitar analgésicos e medicamentos de uso oral para combater a doença, como o Fluconazol.
Nos bebês, a forma de tratamento mais comum são as pomadas para uso oral. Elas são aplicadas diretamente sobre as bolinhas brancas e levam alguns dias para começar a fazer efeito. O ideal é que a mãe aplique o remédio depois que a criança mamar para que o produto fique em contato com a pele por mais tempo. Se os fungos estiverem no corpo do bebê, você pode fazer uso da pomada Bepantol.
Outra medida importante é limpar e esterilizar brinquedos, chupetas, bombas de tirar leite e outros objetos que possam estar contaminados com o fungo. Assim você evita que a criança volte a entrar em contato com a doença durante o tratamento.
FONTE:
http://natural.enternauta.com.br/cha/o-que-e-candidiase-na-mama/?

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK