PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Como Fazer Chá de Boldo

chá de boldo é um dos mais conhecidos na medicina popular. Basta alguém sentir uma dor de estômago ou abusar um pouco mais no almoço de domingo para ouvir a recomendação mais eficiente: o chá de boldo.
A planta tem eficácia comprovada, mas é preciso tomar muito cuidado ao consumi-la. Apesar de quase todo mundo achar que conhece o boldo, existem várias espécies e parecidas e algumas delas podem fazer bastante mal para o organismo.
boldo-do-chile é bastante comercializado, mas aqui no Brasil temos uma versão nacional que é tão ou mais benéfica que a importada. No boldo brasileiro já foi bastante estudado e hoje se sabe que ele pode melhorar as funções do fígado, além de contribuir para a digestão e proteger o estômago.
O boldo-da-terra, também conhecido como boldo-de-jardim, tem galhos mais longas e folhas com aspecto aveludado. Esse tipo não chega a ser totalmente tóxico, mas pode fazer mal se for ingerido em excesso. Na dúvida, é melhor evitá-lo para não oferecer riscos à saúde.
Já o falso-boldo, chamado em algumas regiões de tapete-de-oxalá, é o mais perigoso de todos. Ele contém algumas substâncias que são altamente tóxicas para o organismo, como a foscolina. O uso do chá feito com essa folha pode causar convulsões, além de irritar as paredes do estômago. Por isso, é melhor não utilizar a planta em nenhuma hipótese.
Chá de Boldo
Folhas do boldo que podem ser usadas no preparo do chá

Receita do Chá de Boldo

Essa forma de preparo foi ensinada pelo especialista Amaury Jr.,engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no programa Globo Repórter. Segundo ele, essa é a melhor forma de aproveitar todas as propriedades benéficas do chá. Para fazer em casa você vai precisar de:
  • 20 g da folha (o equivalente a 1 colher de sopa bem cheia)
  • 1 litro de água
A receita não é feita com água quente, mas sim com água fria. O ideal é colocar as folhas em pilão e macerar na água fria até obter o sumo. Depois basta coar e acrescentar o restante da água. A bebida deve ser tomada em pequenas porções durante o dia para combater problemas digestivos.

Contraindicações

O consumo do chá de boldo fica contraindicado para grávidas, porque a planta contém substâncias consideradas como abortivas. Além disso, é importante salientar novamente que o exagero no uso do chá de boldo pode causar vômito, diarreia e comprometimentos do sistema nervoso. Por mais que a planta seja benéfica, é fundamental seguir as recomendações para não colocar sua saúde em risco.

FONTE: http://natural.enternauta.com.br/cha/como-fazer-cha-de-boldo/?

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK