PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Físicos que descobriram a massa de neutrinos levam Prêmio Nobel

Partículas-fantasma que quase não interagem com matéria desafiavam teoria.
Arthur B. McDonald e Takaaki Kajida conduziram experimentos de detecção.


Do G1, em São Paulo


O Prêmio Nobel de Física de 2015 foi concedido a Arthur B. McDonald, da Universidade Queens, do Canadá, e Takaaki Kajida, da Universidade de Tóquio, Japão pela descoberta de que os neutrinos, um tipo de partícula elementar, mudam de classe e possuem massa.
Os dois pesquisadores dividem os 8 milhões de coroas suecas (US$ 963 mil) do prêmio. Ambos os pesquisadores trabalharam em experimentos importantes que detectaram essas partículas, muito difícieis de capturar por não possuírem carga elétrica e terem massa extremamente leve.

O estudo de neutrinos que são produzidos pelo Sol, se deslocam no espaço e atravessam a terra como fantasmas sempre foi cercado de mistério antes dos trabalhos de McDonald e Kajida. Físicos acreditavam que essas partículas, que existem em três tipos diferentes, estavam sumindo durante a trajetória, pois boa parte delas não estava sendo detectada.
Isso desafiava princípios básicos da física, porque essas partículas elementares não somem sem deixar pista. Elaborando experimentos sofisitcados com detectores ultrassensíveis em cavernas profundas, para evitar interferências externas, os dois pesquisadores levaram à detecção das partículas que pareciam estar sumindo.
Enquanto Kajita trabalhou na Colaboração Super-Kamiokande, no Japão, McDonald trabalhou na Colaboração do Observatório de Neutrinos de Sudbury, no Canadá.
Membrois da Fundação Nobel anunciam os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2015 (Foto: JOnathan Nackstrand/AFP)Membrois da Fundação Nobel anunciam os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2015 (Foto: JOnathan Nackstrand/AFP)
Os resultados dos experimentos de detecção demonstraram não apenas que os neutrinos mudam de identidade durante sua trajetória do Sol à Terra mas também que eles possuem massa. Até então, a maior parte dos físicos acreditava que os neutrinos eram partículas desprovidas de massa, como o fóton, a partícula de luz.
 Neutrinos são as partículas elementares conhecidas mais numerosas do Universo depois dos fótons, e atravessam a Terra vindas de todos os lados. Nossos corpos são atravessados por trilhões deles a cada segundo, daí o apelido de partículas-fantasma. Muitos neutrinos são criados por partículas de raios cósmicos que incidem na atmosfera. Alguns são criados em reações nucleares dentro do Sol.
A confirmação de que neutrinos têm massa contrariava aquilo que era sugerido pelo Modelo Padrão, a teoria vigente da física de partículas, sugerindo que ele não é uma descrição completa da física fundamental.
Técnicos fazem reparos em peças do detector de neutrinos subterrâneo Super-Kamiokande (Foto: Kamioka Obs./ICCR/Universidade de Tóquio)Técnicos fazem reparos em peças do detector de neutrinos subterrâneo Super-Kamiokande (Foto: Kamioka Obs./ICCR/Universidade de Tóquio)


FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK