PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

12 livros infantis para trabalhar questões sobre racismo


Canal do Ensino | Guia Gratuito de Educação

Postado por: 
Olá leitores do Canal do Ensino!
Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar e este é um grande problema de todos nós.
Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no século XIX, para justificar a superioridade da raça branca sobre o resto da humanidade.
Com o intuito de compartilhar dicas que possam facilitar a abordagem do tema e sua ampla conscientização, vamos pontuar 12 livros infantis que trabalham questões sobre o racismo, confira: 

Um livro que se utiliza da linguagem em prosa, para descrever a cultura e a herança dos povos negros no Brasil. Aborda: escravidão, condições de abandono, estratégias de sobrevivência, preconceito e a segregação social).
Um livro que exalta a beleza negra
Um livro sem texto apenas com ilustrações que permite a liberdade da interpretação, imaginação, observação e por isso não se limita apenas aos não alfabetizados).
Um livro que mostra as pluralidades da África, lugar que uma garotinha vive em meio aos animais e a natureza, porém seu maior passatempo é contar histórias e sua imaginação é tão maravilhosa que tudo se parece com um sonho).
Um livro que retrata a diversidade de crença
Um livro que ilustra as práticas da adivinhação no meio do povo Negro e que se estendeu aos costumes de muitos brancos nos dias atuais).
Um livro aborda mitos pouco conhecidos das comunidades em geral e reforça as diversas formas de ser no feminino).
Um livro que trata das tradições africanas, desde quando vieram nos navios negreiros por meio dos ventos).
Um livro mostra que na infância é mais importante brincar e aprender do que ser vaidosa).
Um livro que descreve de forma lúdica os traços negros para efetivar e estimular a autoestima).
Um livro que retrata o questionamento de um garoto negro insatisfeito com seus cachos, mas que por meio da leitura descobriu suas raízes e se amou).
Um livro que ilustra a amizade um menino rosa e outro marrom que fazem muitas pesquisas para comprovar que o preto não é o contrário de branco).
Espero que tenham curtido e até a próxima!!! Afinal “Racismo não é opinião, o racismo é crime previsto pela Constituição Federal e pela Lei n.7.716/89. Na legislação brasileira, o racismo é crime inafiançável e imprescritível. – Ministério Público Federal”
FONTE: Canal do Ensino

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK