PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 21 de novembro de 2015

Exercícios físicos no calor intenso - Dicas!

Publicado por: 

A prática de exercícios físicos no calor intenso exige atenção especial, mesmo para aqueles que mantêm hábitos saudáveis durante o ano todo. Seja ao ar livre ou nas academias é necessário redobrar os cuidados com as roupas, hidratação e alimentação, pois as temperaturas elevadas exigem maior esforço do coração e do pulmão.

O professor da Fit Premium explica como o organismo funciona nesse período e dá dicas para quem deseja manter a forma:

Exercícios físicos no calor intenso Dicas

De acordo com o professor Marcelo Zappala, com o calor excessivo, o corpo elimina grande quantidade de água e sais minerais por meio do suor, o que torna a hidratação indispensável. “Tomar 200 ml a cada 15 minutos ajuda a manter o bom funcionamento do nosso organismo durante a atividade física, sem causar mal estar”, explica Zappala. Em relação à alimentação, o profissional incentiva o consumo de alimentos ‘leves’, como frutas, saladas, verduras e sucos.

Outra questão fundamental são os melhores horários para a prática de atividades, que devem ser realizadas até às 10h e depois das 16h. Os exercícios em horários inadequados podem resultar em tontura, cãibras e possíveis desmaios. A respiração também pode ser alterada nessa fase, e o sinal de alerta mais comum é a sensação de falta de ar durante o exercício. Nesse caso, o praticante deve tentar respirar normalmente pelo nariz, expirando pela boca. Caso isso não seja possível, o ideal é que a intensidade seja reduzida.

Para o vestuário, Zappala indica roupas leves, claras e confortáveis, além de tênis próprios para a atividade realizada. “O ideal é que a maior parte do corpo esteja exposta, para que o suor seja evaporado”, explica o professor da Fit Premium. Mas ele alerta para os cuidados com o filtro solar, que deve ser aplicado com 20 minutos de antecedência, para maior fixação, e reforçado sempre que necessário.


LEIA MAIS...

FONTE: Saúde com Ciência

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK