PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Trocando em Miúdo: Saiba como evitar cair no golpe do boleto falso

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá prezada pessoa ouvinte e cidadã. Cuidado com o mais novo golpe na praça. Recebi, mas não cai. É o golpe do boleto falso.

Parece tudo igual, naquele monte de números que a gente digita, mas ali é que mora o perigo. A gente acaba mandando o dinheiro para o bandido. Ele muda os números para cair numa outra conta, em outro banco. Se chegar pelos Correios, como está acontecendo, e você pagar, acaba ficando com o prejuízo. Então, preste atenção no que fazer.

Olho vivo na hora de pagar um boleto, seja ele do que for, que chegou pelos Correios. Aliás, o mesmo vale se tiver chegado no seu e-mail, no computador, pela internet, o risco é o mesmo, só os cuidados é que são diferentes.

Então, vamos lá. Hora de pagar o boleto, seja na lotérica, no caixa 24 horas ou mesmo pela internet. Comece a olhar o seguinte, é chato, mas tem que fazer. Sabe aquele monte de números? Pois então anote aí.


Os três primeiros números têm que ser do seu banco. 001, por exemplo, é Banco do Brasil. Se o boleto for sempre para pagar no Banco do Brasil e tiver, por exemplo, 037, é outro banco. Daí não pague. Ligue para quem manda o boleto. Luz, água, plano de saúde, o que for. Se não, você vai ficar devendo, sem saber, porque pagou para outro, e seu nome pode acabar na lista suja dos maus pagadores.

Preste atenção nos quatro campos iniciais do monte de números no seu boleto. Eles indicam o banco, a agência e a conta onde seu dinheiro, em pagamento do falso boleto, vai ser depositado. Compare com um boleto igual do mês passado. Na hora, vai perceber o golpe.

Denunciar na polícia e na empresa que manda o boleto ajuda a pegar a quadrilha. Na verdade, não é a empresa que está mandando o boleto. No meio do caminho, o bandido pega o seu boleto e faz uma cópia parecendo tudo igual. Só muda os números. Até a quantia fica a mesma para não despertar suspeita.

Se isto acontece no meio do caminho, dificilmente o banco vai aceitar o prejuízo. Se o golpe aconteceu no banco, ele tem que pagar. Se o cliente recebeu pela internet o boleto falso, a responsabilidade é da pessoa. Por isso tem que abrir a internet em computador de casa, nunca em rede pública, no trabalho também não, e sempre passar antivirus.

Olhe bem se o e-mail foi mandado pela empresa do boleto ou não. E muito cuidado.

Bom, está dado o recado.
Então, se cuide.
 
Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

* Este programa é uma reprise. Foi publicado originalmente em setembro de 2015. 

FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK