PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 15 de fevereiro de 2015

A folia na tela da Rede Globo

COLUNA

Zunzunzum

zoeira@diariodonordeste.com.br
15.02.2015
Image-0-Artigo-1797780-1
A dupla repete o sucesso do ano passado
FOTO: ESTEVAM AVELLAR
A folia na tela da Rede Globo
Fátima Bernardes e Luís Roberto comandam a transmissão dos desfiles na Sapucaí
Hoje (15) e amanhã (16), a dupla repete o sucesso da cobertura do carnaval do ano passado. Eles ficarão no estúdio montado na Praça da Apoteose ao lado dos comentaristas Milton Cunha, Eri Johnson e Pretinho da Serrinha.
Fátima Bernardes fala sobre a responsabilidade de cobrir os desfiles. "Milhares de pessoas trabalham o ano inteiro para aquele momento. Por isso, tento me preparar para destacar, realçar, tornar ainda mais claro esse espetáculo que é lindo demais".
Há seis anos apresentando o carnaval do Rio, Luís Roberto conta que a experiência sempre se renova. "A cada ano aprendemos a admirar, ainda mais, a arte de ritmistas, passistas, coreógrafos, porta bandeira e mestre sala. Ferreiros e costureiras. Aderecistas, cenógrafos, bailarinos. Sambistas e todos aqueles que fazem o maior espetáculo a céu aberto do planeta",

As musas da folia

CARNAVAL

15.02.2015

No ar em "Império", Viviane Araújo é uma das presenças mais esperadas na passarela do samba, onde a beleza feminina marca presença no Carnaval. O Zoeira mostra algumas dessas beldades

Image-0-Artigo-1797799-1
Viviane Araújo em ensaio para o Ego, no Maracanã
FOTO: MARCIO NUNES
Image-0-Artigo-1797887-1
sabrina
Image-0-Artigo-1797935-1
Image-0-Artigo-1797930-1
Image-0-Artigo-1797991-1
Image-0-Artigo-1797940-1
Image-0-Artigo-1797944-1
Aos 39 anos, este ano, Viviane Araújo celebra 20 de Avenida. Uma das rainhas mais badaladas do momento, a atriz posou para o especial de Carnaval do site "Ego" e falou sobre sua trajetória.
O cenário escolhido para as fotos da artista, que começou na Unidos da Tijuca e hoje desfila pela Salgueiro, no Rio de Janeiro, e pela Mancha Verde, em São Paulo, foi o Maracanã, palco de grandes craques. Assim como eles, a esposa do jogador de futebol Radamés vem provando que bate o maior bolão.
Mantendo a humildade, ela garante que está longe de ser a "dona da Marquês de Sapucaí". Para Viviane, o segredo para se destacar é manter a sua essência.
Autenticidade
"Acho que é bacana quando você faz as pessoas perceberem que é de verdade, que não está ali só para aparecer. Comecei no carnaval colocando o peito de fora, depois desfilando como musa, só de tapa-sexo, e as pessoas viram que não era só isso", contou, nos bastidores do ensaio. No entanto, questionada se toparia voltar à desfilar "mais à vontade", ela diz que não: "Quando você é mais jovem, faz coisas sem muito pudor.
Cinco quilos mais magra, resultado da correria das gravações de "Império", na qual interpreta a manicure Naná, personagem que vive uma relação que vai além da amizade com Xana (Ailton Graça), também falou sobre a fantasia escolhida para o desfile deste domingo na Avenida: será ainda mais ousada que a do ano passado, quando ela usou adereço batizado de "ouro da casa".
Apesar da silhueta mais fina, ela brinca ao dizer que "não perdeu a perna", se referindo à parte do corpo que mais faz sucesso. "Acho que vai ser a Viviane mais magra que a Sapucaí já viu".
Sobre os planos para o futuro, diz estar focada no presente. Brilhando no Carnaval e na televisão. Mas garante que vai batalhar por espaço no cinema e no teatro.
"O meu trabalho está sendo feito, bem falado, e é isso que importa", diz. Quanto aos planos de ser mãe, comenta que também ainda não é a prioridade, apesar de admitir que o marido a cobra.
"A novela vai acabar e vou ver o que vai acontecer. Não estou focada em filho agora. Quero investir na minha carreira", avisa.
Musa do tapa-sexo
Dani Sperle
Todos os anos, Dani Sperle surpreende ao entrar na avenida com um tapa-sexo cada vez menor. No desfile deste ano, não será diferente: "Não posso falar o que desenharam para mim. Só posso dizer que a surpresa é bem pequena", diz. Ela garante que desfilar como veio ao mundo não é nenhuma dificuldade. "Não machuca, é tranquilo". Com 64kg, a moça se dedica aos exercícios para manter o corpo em forma. "Estou mais definida, ganhei massa magra. Cortei o carboidrato, quero chegar seca no desfile", exagera a modelo.
Japa na Avenida
Sabrina Sato
Sabrina Sato também é um dos nomes mais esperados do Carnaval. Em São Paulo, é a estrela da Gaviões da Fiel. Em solo carioca, desfila pela Unidos de Vila Isabel. Durante o ensaio para o "Ego", posou ao lado de Martinho da Vila e aproveitou para fazer revelações. "Carnaval para mim é prioridade, faço com amor, com paixão. Quando a gente gosta, consegue conciliar", disse ela, sobre seu amor pela folia e a rotina cheia de compromissos. Para entrar em forma e fazer bonito na Avenida, contou com a ajuda de três personal trainers. "Eles já sabem da minha correria nessa época do ano. Quero estar bem fisicamente".
Porte de deusa
Cris Vianna
A atriz mostrou que tem samba no pé ao lado de Zé Katimba, cantor, compositor e autor do samba deste ano da Imperatriz Leopoldinense. Para manter a boa forma e ter pique para o desfile na Avenida, a morena faz treino funcional, balé e musculação. "A Imperatriz era uma comunidade sobre a qual eu nada sabia. Cheguei aos poucos e fui conhecendo as pessoas", diz, sobre a escola da qual faz parte.
Papel emblemático

Fernanda Paes Leme assume namoro em pleno Carnaval

RELACIONAMENTO SÉRIO

13h52 | 15.02.2015

A atriz vive romance com o produtor de eventos Marcel Mangione

Fernanda Paes Leme
Fernanda Paes Leme faz selfie com o namorado, Marcel Magione
INSTAGRAM
Enquanto uns fogem de compromisso durante o Carnaval, outros fazem questão de assumir que estão, sim, acompanhados. Esse é o caso de Fernanda Paes Leme, que só agora resolveu confirmar o namoro com o produtor de eventos, Marcel Magione.
Os dois, que foram vistos aos beijos em outubro, estão passando o feriadão juntos, emSalvador, Bahia. A atriz já declarou: não está sozinha neste Carnaval.











FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/zoeira/online/fernanda-paes-leme-assume-namoro-em-pleno-carnaval-1.1222441

Equipamentos do PAC são usados indevidamente em Aracoiaba

FLAGRANTE

Equipamentos do PAC são usados indevidamente em Aracoiaba

15.02.2015

As denúncias contra as gestões municipais são constantes, mas os prefeitos alegam o "uso social" das máquinas

Image-0-Artigo-1798845-1
Trator é encontrado em utilização por empreendimento particular
Image-1-Artigo-1798845-1
Após denúncia, o promotor de Justiça de Aracoiaba, Stênio Moreira Costa, apreendeu alguns equipamentos com o auxílio da Polícia Militar do Ceará
Aracoiaba. A utilização de equipamentos fornecidos pelo governo federal aos municípios, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), está causando polêmica no Interior. Motoniveladoras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, caçambas e caminhões-pipa estão sendo usados em empreendimentos particulares.
Conforme o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra, responsável pela entrega e monitoramento das máquinas, as denúncias nesse sentido são constantes no Estado, mas os gestores municipais continuam insistindo e alegando "uso social". Eles podem perder as concessões de uso, adverte o representante do MDA.
Um desses casos levou o promotor de Justiça de Aracoiaba, Stênio Moreira Costa, a apreender alguns equipamentos com o auxílio da Polícia. O representante do Ministério Público flagrou as máquinas, cedidas por meio do PAC 2, realizando serviços em um loteamento particular.
De acordo com o promotor, a denúncia foi recebida no dia 29 de janeiro passado, por meio do vereador Rogério Alexandre. Ele seguiu imediatamente para o local do loteamento, situado na localidade de Bulandeira I, onde executou a apreensão das máquinas.
Logo depois, os equipamentos foram liberados para utilização em obras necessárias ao município de Aracoiaba. Mesmo assim, o uso dos equipamentos do PAC está sendo investigado. Após ouvir motoristas, operadores das máquinas e testemunhas, o Ministério Público vai definir se caberá a abertura de Ação Administrativa e Criminal. Pelas provas até então colhidas, os gestores públicos poderão responder por improbidade administrativa, segundo o promotor Stênio Costa.
Ainda sobre o uso dos equipamentos do PAC, de acordo com o promotor de Justiça, a Secretaria de Infraestrutura de Aracoiaba alegou a existência de uma lei municipal que permite a utilização desses bens públicos em serviços de terraplanagem.
Responsabilidades
Entretanto, como se trata de uma norma local, o Município não poderia violar as cláusulas de cessão estipuladas pelo Governo Federal. Após analisar os dispositivos legais, o representante do MP constatou tratar-se de um ato irregular. Como está sendo praticado por um órgão municipal, resolveu apurar as responsabilidades.
O vereador Rogério Alexandre explicou ter recebido a denúncia de populares. Após constatar o uso das maquinas do PAC 2, na sua avaliação, de forma irregular, fez a denúncia ao Ministério Público. Ele também contestou a justificativa do uso por meio da existência da lei municipal.
"Foi aprovada, pela Câmara Municipal, a Lei N° 1141/14, que autoriza o Município a disponibilizar as máquinas de forma a beneficiar pequenos e médios agricultores e em obras de interesse social, mas jamais para beneficiar empresários", ressaltou. Alexandre ainda apontou uma série de necessidades no Município, dentre elas, a recuperação de estradas vicinais, de barragens de pequenos açudes, escavação de tanques para culturas diversas, escavação para cisternas, escavação de valas para pequenos ramais de abastecimento d'água, limpeza de áreas, dentre outras julgadas relevantes pela Administração.
Quanto ao loteamento onde as máquinas foram apreendidas, ele assegurou não estar regularizado junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Contestação
O secretário de Infraestrutura de Aracoiaba, Nazareno Bezerra, contesta a denúncia do vereador. Acerca da apreensão das máquinas, segundo ele, apenas a motoniveladora foi recolhida ao pátio da Polícia Civil, mas entregue logo em seguida, por meio de requerimento oficiado ao promotor de Justiça. Não havia motivo para o equipamento continuar recolhido.
Um dos itens da Lei municipal aprovada em julho do ano passado assegura o uso para a finalidade denunciada. "Quando se tratar de serviços e obras relevantes ao Município, de porte particular, o beneficiário paga 20% do custo. Isso está previsto na lei", garante Nazareno.
No caso do loteamento particular, Bezerra afirmou tratar-se de uma obra importante para o Município. Além de o empresário responsável pelo empreendimento estar realizando a pavimentação das ruas de acesso à CE-060, também está construindo o canal que corta a futura nova área residencial da Cidade. Essa obra, a do canal, seria de obrigação da administração municipal. Além do mais, quando o loteamento estiver concluído, vai gerar mais dividendos para Aracoiaba, por meio do recolhimento do IPTU.
Sobre as normas estabelecidas pelo PAC, quanto ao uso das máquinas cedidas aos municípios, nenhuma estipula a proibição de utilização em empreendimentos particulares, mas de interesse público, ressaltou Bezerra. Por esse motivo os vereadores, por unanimidade, aprovaram a lei específica para esta finalidade. Na avaliação do secretário, portanto, nenhuma, irregularidade foi cometida.
O MPF do Ceará enviou recomendação quanto ao uso das máquinas para os 32 municípios da sua área de abrangência (ver matéria ao lado): Alto Santo, Aracati, Banabuiú, Beberibe, Boa Viagem, Canindé, Choró, Ererê, Fortim, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe e Jaguaruana.
Além deles, Limoeiro do Norte, Madalena, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixadá, Quixeramobim, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
32 prefeituras receberam alerta
No fim de setembro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará enviou recomendação a 32 prefeituras de municípios cearenses e ao MDA, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará (ver relação das cidades na matéria ao lado), para adoção de medidas de fiscalização da utilização das máquinas do PAC. Procedimento instaurado pelo MPF apura denúncias.
O procurador da República, Patrício Noé da Fonseca, autor da recomendação, estabeleceu o prazo de 60 dias para que os municípios e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará informem as medidas adotadas.
Entre as providências recomendadas pelo MPF estão o tombamento dos equipamentos, liberação e custeio do deslocamento de servidores para treinamento de operação dos equipamentos, o preenchimento de diário de operação indicando o operador, a localidade e os serviços executados, a apresentação dos relatórios anuais de utilização e a guarda da documentação comprobatória pelo prazo mínimo de 10 anos.
Ainda de acordo com o procurador Patrício Noé, são constantes as denúncias de malversação no uso de máquinas doadas pelo Governo Federal, no âmbito do PAC, para os municípios da área de atuação da Procuradoria da República em Limoeiro do Norte e Quixadá.
"Os equipamentos se destinam exclusivamente à recuperação de estradas vicinais e outras obras de interesse social relacionadas à promoção da agricultura familiar e da reforma agrária. O desvio de finalidade, além da aplicação de sanções aos gestores responsáveis, pode resultar na revogação da doação e retomada das máquinas pela União", esclarece o procurador Patrício Noé.
Alex Pimentel
Colaborador

FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Aprenda a coreografia dos top 5 hits do Carnaval

LISTA

10h01 | 15.02.2015

O funk 'Parará tim bum' lidera a lista de sucessos

MC Tati Zaqui
Tati Zaqui no clipe de 'Parará tim bum'
DIVULGAÇÃO / GABRIEL ZERRA / KONDZILLA)
Domingo de Carnaval e ainda está por fora dos grandes hits deste ano? No meio da folia, mais do que cantar as músicas que estão bombando, é importante aprender acoreografia, afinal, dançar junto é muito mais divertido.

Do funk ao axé, confira os vídeos e aprenda as coreografias que não vão deixar ninguém parado neste Carnaval:

5 - Parangolé – “Tchuco no Tchaco”
Tony Sales vem com uma música que protemete pegar rapidinho, afinal, a "dança é gostosa
e a galera vai pirar".
4 - Psirico – “Tem Xenhenhém”
Os autores do sucesso do Carnaval de 2014, "Lepo Lepo", apostam em outro hit este ano. O refrão é tão fácil e chiclete quanto o anterior.

3- É o Tchan - "Colar de Beijo"
Carnaval não é Carnaval sem um sucesso da banda É o Tchan. Depois de passar uns anos apagadinhos Cumpadre Washington e Beto Jamaica retornam com "Colar de Beijo", inspirado no hit de Valesca Popozuda.
2- Ludmilla - "Hoje"
A MC Ludmilla chega com uma música quente. Se todo dia é dia, "Hoje" também é dia de "dançar gostoso". E é o que a letra, cheia de sensualidade, sugere.
1- MC Tati Zaqui - "Parará Tim Bum"
Quem não lembra da música dos sete anões do clássico da Disney Branca de Neve? Pois ela ganhou uma repaginada (pra lá de apimentada) pelas mãos da MC Tai Zaqui e caiu nas graças no público nesse Carnaval. E até Anitta já fez cover da música, cujo clipe já teve mais de104.715 visualizações desde o lançamento, na terça (10). Grande sucesso deste ano, o"Parará Tim Bum" vai fazer todo mundo dançar.


FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/zoeira/online/aprenda-a-coreografia-dos-top-5-hits-do-carnaval-1.1222320

Polícia Rodoviária Federal utiliza novo equipamento


Seguindo · 11 de fevereiro · 
 

Bom dia,

Estou fazendo esta postagem para alertar a todos sobre este novo equipamento que a Polícia Rodoviária Federal está utilizando na BR 116. É um tipo de radar de velocidade em forma de pistola de longo alcançe, ou seja, ele busca a infração a uma distância de 2 km. Na BR 116 esse novo equipamento tem pego de surpresa os motoristas, pois tem muitas pessoas que transitam a 120 km/h ou até mais, quando o LIMITE DE VELOCIDADE NA BR 116 NA ÁREA METROPOLITANA É DE 60 KM/H.
Então, meu conselho a todos é que não ultrapassem nas rodovias federais a velocidade de 60 km/h, dentro da área metropolitana para evitar essas surpresas e para que possamos ter um trânsito mais seguro.
Aproveito para desejar a todos um ótimo carnaval e informo que estarei viajando para Beberibe afim de comandar o efetivo do BPRE que estará reforçando por lá.


FONTE:
CAPITÃO FERREIRA

Anitta provoca Caio Castro no camarote ao som de 'Gordinho Gostoso'

CARNAVAL

"O Caio é o mais gato do carnaval de Salvador! Quem pegar esse cara tá bem na fita", brincou

Anitta provocou o ator Caio Castro durante seu show no Camarote da Skol na madrugada deste sábado (14), no circuito Barra-Ondina. A cantora colocou o ator em cima do palco e, juntos, sensualizaram ao som de 'Gordinho Gostoso', do cantor Neto LX.
CONFIRA TODA A COBERTURA DE CARNAVAL
"Quem eu vou pegar hoje? Eu quero beijar na boca! Ontem saí do meu bloco sem ninguém", brincou Anitta. Eleito muso do camarote pela cantora, Caio dançou "Show das poderosas" e ainda ouviu uma provocação. "O Caio é o mais gato do carnaval de Salvador! Quem pegar esse cara tá bem na fita. Mas quem me pegar também!"
  • Anitta e Caio Castro sensualizam no palco do Camarote Skol (Fotos: Felipe Souto Maior/ AgNews)
  • Anitta e Caio Castro sensualizam no palco do Camarote Skol (Fotos: Felipe Souto Maior/ AgNews)Anitta e Caio Castro sensualizam no palco do Camarote Skol (Fotos: Felipe Souto Maior/ AgNews)

FONTE:
CORREIO

Gêmeas siamesas não podem ser separadas por compartilharem coração

MUNDO

“Vocês ficam falando essas coisas pra mim e eu acabo acreditando, viu?”

As gêmeas siamesas, Anais e Amanda Cruz, de cinco meses, nascidas no Chile, não poderão ser separadas. De acordo com o cirurgião Humberto Caballero, as bebês são unidas pelo coração e por isso trerão que permanecer juntas.  Segundo Caballero, as gêmeas nasceram com um coração Cyanotic, uma condição que resulta em baixos níveis de oxigênio no sangue, e geralmente leva a uma vida mais curta em crianças.

"A condição do coração significa que é impossível separá-las e também seria fora de questão remover um para que a outra possa viver e desenvolver-se normalmente", explicou em entrevista ao jornal 'Daily Mail'. Amanda e Anais estão fazendo exames na Universidade Católica de Santiago, Chile, mas em breve voltar a Vallenar, na província chilena de Huasco, onde nasceram, e permanecerão no futuro.

iBahia.com
FONTE:
CORREIO

Acidentes sexuais aumentaram após filme "50 Tons de Cinza"

MUNDO

Bombeiros de Londres lançaram campanha contra uso de algemas e anéis em órgãos sexuais

Acidentes sexuais aumentaram após o filme "50 Tons de Cinza", segundo informou o Corpo de Bombeiros de Londres, na Inglaterra. Baseado na trilogia best-seller escrita por E.L James, o longa tem um forte conteúdo erótico, mostrando o universo sadomasoquista.
Os bombeiros revelaram ainda preocupação com o chamado "efeito 'Cinquenta tons de cinza'". Em texto publicado no site oficial da corporação, nesta quinta-feira (12), dia da estreia do filme, há um alerta de que ele "poderia levar as pessoas a ficar presas ou enroscadas em objetos como algemas ou anéis".
(Foto: Divulgação)
"Em 2013/14, os bombeiros atenderam 472 incidentes envolvendo pessoas presas e enroscadas, muitas vezes com acessórios domésticos usados no dia a dia. Isso tem aumentando constantemente, ano após ano, desde o lançamento dos livros de 'Cinquenta tons de cinza'", diz o comunicado.
Um gráfico informa que os incidentes envolvendo "remoção de objetos de pessoas" ou "remoção de pessoas de objetos" totalizaram cerca de 420 nos anos de 2010 e 2011. Em 2011 e 2012, o número saltou para cerca de 445. No último período observado, de 2013 a 2014, já foi ultrapassada a marca de 470 ocorrências.
A nota cita ainda uma campanha iniciada pela brigada para prevenir acidentes. Chama-se "Cinquenta tons de vermelho" (em inglês, #FiftyShadesOfRed). No Twitter oficial da corporação, há uma série de alertas sobre riscos do uso de brinquedos sexuais.
LEIA MAIS
FONTE:
CORREIO

Simone e Simaria, As Coleguinhas, agradecem o convite e cantam para o prefeito Antônio Cláudio.



@simoneses no Arafolia 2015 - As cantoras agradecem o convite e cantam para o prefeito Antônio Cláudio.

#Aracoiaba #Arafolia #Carnaval #Ativou #SimomeSimaria #Top #MelhordoMaciço

Em Polo De Lazer De Aracoiaba.


FONTE:
FACEBOOK FLÁVIO SILVA

Comunicado importante!!


VOCÊ SABIA??

VEJA O MOTIVO:


Entrevista da Gestora da Escola Profissionalizante de Aracoiaba ao Blog Celebridades do Maciço

Gestora da Escola Profissionalizante de Aracoiaba

A GESTORA DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE ARACOIABA  PROFESSORA RITA DÁ ENTREVISTA A ESTE BLOG E FALA DO SEU DESAFIO DE FORMA CIDADÃO DE BEM.

FOTO: RITA FERREIRA -
Gestora da Escola 

Profissionalizante de Aracoiaba

Já fui gestora de outras duas escolas, essa é a terceira escola que eu implanto aqui na minha cidade querida, querida por que foi aqui que eu nasci e me criei. Estou feliz em voltar para para ajudar meus conterrâneos.
É um desafio é, mais é um desafio Prazeroso porque a gente traz o nosso trabalho com empenho e com o empenho dos pais e o  empenho dos alunos a gente acaba transformando vidas, vidas de sucesso, vidas acadêmicas e de bons profissionais.
 A gente vem com uma missão muito importante que é  de transformar os sonhos em realidades.          
Professora Rita Diretora Escolar.

A gestora falou ainda em discurso que se o aluno sujar  a carteira vai ter que limpar, pois, a escola forma mais do que um educando forma grandes cidadãos profissionais. Ao fim do discurso ela perguntou aos pais dos aluno ali presentes que era a favor de suas disciplina de formar  cidadão com nível pedagógico. Levanta a mão quem "aposta nessa escola" veja a foto de Valdevam Marcelino abaixo.

                                               Mais de 120 pessoas.
Ante de finalizar professora Rita foi interrompida por um senhor com o nome Pedro Floripes do Nascimento que representava a mãe de um aluno que se chama Matheus  e o elogiou a professora Rita por suas disciplinas e falou que os pais ali presente iria "ganhar novo filho" dentro daquela escola.

 Veja foto de Valdevam Marcelino.

 A reunião contou com a presença do gestor da escola profissionalizante de Redenção Professor Luciano que esta a frente da escola desde 2013.
Luciano frisou bem sobre afetividade e sua importância para os educandos.

Veja foto de Valdevan Marcelino. 
Gestor Luciano, da escola
profissionalizante de Redenção-Ce.

Matéria: Valdevan Marcelino.
Blog Celebridades do Maciço
Pode Compartilhar!

FONTE:
BLOG CELEBRIDADES DO MACIÇO

Significado de Carnaval

O que é Carnaval:

Carnaval ou entrudo são os três dias de folia que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" que significa dizer "adeus à carne".
O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.
No início as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias depois, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.
Hoje algumas cidades se destacam nas festas de carnaval. No Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba, em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade, no Recife o bloco "O Galo da Madrugada" que sai às ruas no sábado de carnaval, pelo centro da cidade e já entrou para o livro dos recordes, como o maior bloco de carnaval do mundo. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.
O período do Carnaval muitas vezes é caracterizado pela inversão das normas aceitas pelo sociedade, sendo que alguns comportamentos são tolerados só durante esta época festiva.
As manifestações mais populares do Carnaval são os bailes de máscaras e desfiles carnavalescos. O mais popular desfile de carnaval acontece no Rio de Janeiro, na marquês de Sapucaí, onde ocorre o desfile tradicional das escolas de samba.
Em sentido figurado a palavra Carnaval pode significar folguedo, folia ou confusão. Ex: Quando a professora entrou na sala, encontrou o maior Carnaval.

Origem do Carnaval

A origem do Carnaval está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da Primavera. No entanto, com o aparecimento do Cristianismo o Carnaval perdeu um pouco do seu caráter simbólico e místico.
Os bailes de máscaras foram criados na França, no século XVII mas rapidamente ficaram populares em outros países europeus. Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália (em Roma e Veneza).
Atualmente, o Carnaval perdeu a sua espontaneidade popular em quase todas as suas manifestações, passando a ser uma mera atração turística. No Brasil, apesar do Carnaval ter uma grande componente turística, ainda mantém a sua espontaneidade (principalmente no Rio de Janeiro e Bahia), que se fortaleceu através do folclore.

Igreja Católica e Carnaval

O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, desde o sécilo XI. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne. Este período é caracterizado por muitas privações e por incentivar aqueles festejos carnavalescos onde a própria palavra carnaval indica os prazeres da carne. O carnaval acontece geralmente durante três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada de Terça-feira gorda, ou "Mardi Gras" como dizem os franceses.

Carnaval na Itália

O carnaval na cidade de Veneza é uma tradição desde o século XVII, e sua característica maior são as máscaras, porque os nobres gostavam da diversão e para não chamarem a atenção do povo se disfarçavam escondidos atrás das máscaras. Os trajes utilizados ainda são os mesmos daquele período, as mulheres com vestidos longos ricamente enfeitados e os homens de libré ou roupas de seda preta e chapéus de três pontas.
significado de Carnaval está na categoria: Geral

FONTE: http://www.significados.com.br/carnaval/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK