PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 22 de março de 2015

Beijar próprio cachorro faz bem para saúde, afirma pesquisadores

VARIEDADES
De acordo com a pesquisa, micróbios escondidos nos intestinos dos animais podem ter um efeito probiótico no corpo de seus donos

Redação iBahia
Nem todos os donos de cachorros beijam seus amigos caninos na boca, com medo de contaminações e até nojo. Porém, cientistas da Universidade do Arizona acreditam que beijá-los pode fazer bem para a saúde do humano.

Segundo os pesquisadores, os micróbios escondidos nos intestinos dos cachorros podem ter um efeito probiótico no corpo de seus donos. Para descobrir se suas suspeitas são verdadeiras, os cientistas estão recrutando voluntários para participar de uma nova pesquisa. O estudo focará especificamente sobre o efeito que os cães têm sobre a saúde das pessoas idosas.
Foto: Reprodução
Alimentos como iogurte e suplementos podem ajudar a melhorar os probióticos no corpo.  Segundo o jornal Daily Mail, estudos anteriores já mostraram que os cães e seus donos acabam possuindo as mesmas bactérias no intestino durante um tempo. Além disso, outras pesquisas mostraram que os cachorros reforçam o sistema imunológico das crianças, reduzindo o risco de doenças como asma e alergias.
FONTE:
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/beijar-proprio-cachorro-faz-bem-para-saude-afirma-pesquisadores/

Chineses fazem primeiro voo comercial utilizando óleo de cozinha

MUNDO
Boeing da Hainan Airlines fez o trajeto entre as cidades de Xangai e Pequim

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Uma companhia aérea chinesa completou no sábado (21), o primeiro voo comercial do país abastecido com um biocombustível feito à base de óleo de cozinha. A iniciativa ocorre em um momento em que o governo busca promover ações de sustentabilidade ambiental mais ampla. 

O voo da Hainan Airlines, de Xangai para Pequim, utilizou biocombustível fornecido pela companhia China National Aviation Fuel e pela gigante da energia Sinopec, de acordo com um comunicado da fabricante de aviões americana Boeing.
Boeing 737 usou mistura composta por biocombustível feito com óleo de cozinha (Foto: AFP)
O avião, um Boeing 737, usou uma mistura composta por 50% de querosene de aviação convencional e 50% de biocombustível feito de óleo de cozinha usado, coletado de restaurantes na China.  O óleo de cozinha usado tem sido alvo da imprensa chinesa, que critica a forma como o rejeito algumas vezes é reutilizado ilegalmente para consumo humano. 

A Sinopec, que foi criticada no documentário ambiental chinês Under the Dome, alegou que o óleo usado poderia ter um fim melhor. “Isto representa o compromisso determinado da Sinopec em avançar continuamente na inovação científica e tecnológica para promover desenvolvimento verde e com baixa emissão”, destacou a Sinopec em um comunicado. 

O primeiro voo no mundo movido inteiramente com biocombustível foi realizado em 2012, quando um avião decolou da capital canadense, Ottawa, mas alguns aviões comerciais usaram biocombustíveis misturados com querosene de aviação tradicional, que é derivado do petróleo. A australiana Qantas e a canadense Air Canada já testaram biocombustíveis em seus voos comerciais.
FONTE:
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/chineses-fazem-primeiro-voo-comercial-utilizando-oleo-de-cozinha/

Aplicativo mede impacto dos hábitos no consumo da água

MEIO AMBIENTE
Por um aplicativo de celular, o usuário seleciona uma foto de rosto e responde a cinco perguntas referentes aos seus hábitos de consumo de água

Agência Brasil
No Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo (22), o Programa Água Brasil lançou a campanha "Sustentabilidade: mergulhe nesta causa", que tem como objetivo conscientizar a população sobre hábitos de consumo. A iniciativa pode ser acessada por meio do endereçohttp://www.diadaaguabb.com.br/.
calor
Programa Água Brasil lança aplicativo para que as pessoas evitem o desperdício (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Por um aplicativo de celular, o usuário seleciona uma foto de rosto e responde a cinco perguntas referentes aos seus hábitos de consumo de água. Ao final, é calculada a porcentagem de água que ele desperdiça e, automaticamente, a foto é modificada para mostrar como a aparência dele ficaria sem essa quantidade de água no organismo.
A proposta do aplicativo é fazer uma alusão ao impacto causado ao planeta pelos maus hábitos de consumo de água e, dessa forma, conscientizar a sociedade a economizar o recurso.
O Programa Água Brasil é uma parceria entre o Banco do Brasil, a WWF-Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas. A iniciativa dissemina práticas sustentáveis no meio rural e urbano em todo país e promove a conscientização e a mudança de atitude da sociedade com relação à conservação dos rios e das águas.

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/aplicativo-mede-impacto-dos-habitos-no-consumo-da-agua/

Perdas auditivas atinge mais de nove milhões de pessoas no Brasil

SAÚDE
Se a doença não for tratada, a perda auditiva também pode afetar desenvolvimento da voz e na linguagem da criança
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Perdas auditivas atinge mais de nove milhões de pessoas no Brasil
Ver televisão no volume alto, ter dificuldade no aprendizado e falar em tom superior ao das outras crianças são os principais indícios da perda auditiva infantil. No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Infância (21), o médico Marcos Juncal destaca que a audição desempenha um papel crucial no desenvolvimento da voz e na linguagem da criança.
Se os sintomas não forem detectados e a doença não for tratada, a perda auditiva também pode afetar negativamente a capacidade de comunicação e socialização.

“Em crianças mais velhas, assim como em adultos, o exame indicado é a audiometria. Para os bebês, a suspeita pode ser esclarecida através do teste da orelhinha, realizado pelo otorrino. Portanto, é fundamental ficar atento aos sinais e procurar auxílio de um profissional”, explica.

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/perdas-auditivas-atinge-mais-de-nove-milhoes-de-pessoas-no-brasil/

João Paulo Oliver emociona e encanta público presente no Parque Rodeio


João Paulo Oliver e Banda Sertasoul emociona e encanta público presente no Parque Rodeio.

Na noite do último sábado, (20), o cantor João Paulo Oliver e Banda Sertasoul, realizarão um show no Restaurante Parque Rodeio de Baturité. Com sua voz irreverente, o mesmo emocionou o público presente cantando e relembrando sucesso de diversos cantores da MPB e do Sertanejo. 
O ritmo escolhido balançou a galera, deixando o sábado chuvoso em uma noite especial. Em sua apresentação, João PauloOliver, contou com a presença do ilustre Mestre Zé Antônio.



FONTE: http://ultimahoraaracoiaba.blogspot.com.br/2015/03/joao-paulo-oliver-emociona-e-encanta.html

Confira aparelhos que, além de economizar água, reduzem a conta

ECONOMIA
Redutor de vazão, eliminador de ar e regulador de torneiras são apenas alguns dos itens que estão fazendo sucesso nas casas de material de construção

Naiana Ribeiro (naina.ribeiro@redebahia.com.br)

Redutor de vazão, eliminador de ar e regulador de torneiras são apenas alguns dos itens que estão fazendo sucesso nas casas de material de construção. Isto porque, com o risco iminente de racionamento de água em São Paulo, esses equipamentos podem ajudar a reduzir o desperdício dos recursos hídricos e a conta de água em até 80%.
Uma torneira de pia consome  0,42 litros por segundo.  Já com o uso do arejador de vazão, que mantém o volume,  o consumo é de 0,10 litros por segundo, o que equivale a uma redução hídrica de 76%, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Outro equipamento que pode auxiliar na economia de água é a válvula automática, que libera apenas a quantidade necessária do líquido para cada uso. Esta pode ser usada em mictórios e economiza até 60%.
Coletor armazena a ajuda na reutilização da água da chuva (Foto: Divulgação)
BLOQUEADOR DE AR  
Entre os equipamentos recomendados pelos especialistas da área está o eliminador ou bloqueador de ar. “É uma válvula instalada na tubulação que funciona como um registro automático. Quando tem ar, ele fica fechado. Já quando tem água, ele abre. Como o hidrômetro [aparelho utilizado para medir o consumo de água] é sensível, muitas vezes acaba registrando o ar da tubulação”, explica o sócio-diretor de uma fabricante do item, a Metalúrgica HG, Gustavo Bender. Segundo ele, o consumidor economiza até 50% na conta.

Na prática, o engenheiro civil Daniel Barreto, de 33 anos,  conta que o item o levou a reduzir quase 65% nos custos. Quando comprou a válvula,  há algum tempo, pagava  R$ 59 na conta de água. Hoje, ele paga a taxa mínima, R$ 29,90. “É natural que o ar entre na tubulação. No entanto, o hidrômetro não sabe distinguir ar de água. O aparelho faz com que paguemos apenas pela água”. 

ECONOMIA 
De acordo com a engenheira sanitarista e ambiental Maria do Socorro Gonçalves, os vasos basculantes, as  torneiras de pressão, que podem regular a vazão, e descargas de duplo acionamento podem ser consideradas tendências de consumo, sobretudo por conta de uma maior consciência da sociedade brasileira após a crise hídrica em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

“O redutor de vazão, por exemplo, já usamos há muito tempo na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Por conta da pressão, conseguimos ter os mesmos resultados com menos água”, explica. Segundo a professora, os vasos basculantes utilizam apenas seis litros de água. Já a descarga de duplo acionamento utiliza entre três e seis litros de água.
Ducha automática reduz o desperdício de água em 70%(Foto: Divulgação)
INOVAÇÕES 
Outros aparelhos diferenciados no ramo estão sendo desenvolvidos. De Jacobina, no norte do estado, o estudante Iago Santos, 18 anos, aluno do quarto ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), desenvolveu um sistema de reaproveitamento de água da máquina de lavar para a descarga do vaso sanitário. 

Em casa, onde o sistema já opera há algum tempo, ele conta que, a cada duas semanas, tem usado apenas 100 litros de água da rede de fornecimento do município na descarga. Antes, eram 600 litros por dia. “O sistema custa, em média, R$ 200, e também consome pouca energia”, assegura.

CONSCIENTIZAÇÃO 
Segundo a especialista Maria do Socorro Gonçalves, de nada adianta os consumidores utilizarem equipamentos inteligentes se não mudarem a própria consciência. Esse é o mesmo raciocínio do superintendente de abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana da Embasa, José Moreira. 

“Torneiras de difusores economizam muito, assim como as caixas acopladas, que em vez de 30 litros utilizam oito. Os hábitos, no entanto, têm que mudar. As pessoas precisam cuidar das próprias instalações”, diz Moreira. “A crise de São Paulo serviu de alerta para todo Brasil. Isso foi um sinal de que o nosso consumo é excessivo e chamou atenção para os os gastos abusivos das ligações clandestinas”, complementa. 
FONTE: 
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/confira-aparelhos-que-alem-de-economizar-agua-reduzem-a-conta/

Morre aos 74 anos, o ator Cláudio Marzo

BRASIL
O ator foi internado no dia 4 de março com pneumonia, dispneia e desorientação

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9w/e7/uj/9we7uj86k2nskbobh4ubop8mu.jpg
(Foto: Divulgação/TV Globo)
Morreu na manhã deste domingo (22), em decorrência de complicações de um enfisema pulmonar, o ator Claudio Marzo, de 74 anos. Marzo estava internado desde o dia 4 de março, na Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Na época, segundo o jornal O Globo, o ator foi internado com pneumonia, dispneia e desorientação. Apesar da melhora progressiva no quadro infeccioso, o ator piorou e não resistiu.
No mês passado, o ator chegou a ficar uma semana internado por conta de uma insuficiência renal e enfisema descompensado. Em dezembro do ano passado, ele foi internado por três dias na mesma clínica devido à arritmia cardíaca e pneumonia.
A última novela que o ator Cláudio Marzo participou foi "Desejo Proibido", em 2007, onde interpretou o personagem Lázaro Simões. Marzo deixa a esposa Neia Marzo e três filhos dos casamentos com as atrizes Betty Faria, Denise Dumont e Xuxa Lopes.

TV e cinema
Antes de se tornar galã da TV Globo, Marzo atuava no teatro, fazia figuração para TV e dublava filmes que foram comprados pela emissora. A primeira novela que ele participou foi “A Moreninha”, de Graça Mello. Em seguida atuou em vários papéis marcantes de novelas como "Véu de Noiva" e  "Irmãos Coragem", de Janete Clair, "Brilhante", de Gilberto Braga, "Fera Ferida" e "Desejo Proibido", de Walther Negrão, e a minissérie "Amazônia – De Galvez a Chico Mendes", de Gloria Perez. A última aparição dele na TV foi no seriado "Guerra e Paz", em 2009, na pela do Capitão Guerra.

Na extinta TV Manchete, ele fez a novela "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, em que interpretou três papéis diferentes. No cinema, ele participou de mais de 30 filmes, entre eles "O Xangô de Baker Street", "A Dama do Lotação" e "O Homem Nu".

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/morre-aos-74-anos-o-ator-claudio-marzo/

Antigos filtros do tempo das avós garantem água mais saudável

SAÚDE
A água não tratada abre caminho para bactérias, vírus, parasitas e toxinas. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de escolher o que beber, e nem mesmo as engarrafadas garantem qualidade
Carmen Vasconcelos (carmen.vasconcelos@redebahia.com.br)

Você é uma dessas pessoas que gastam em litros e mais litros de água engarrafada para garantir a saúde? Cuidado. Seu investimento pode não estar valendo nada. O alerta é dado pelo doutor em Saúde Ambiental e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Luiz Roberto Moraes que lembra que nem toda água envasada é mineral ou apresenta qualidade superior à encontrada nas torneiras.

De acordo com o técnico da Diretoria da Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado (Divisa, o químico Orion de Queiroz, os problemas com a água mineral consumida na Bahia geralmente ocorrem com os garrafões de 20 litros e dizem respeito à forma de conservação nos depósitos e distribuidoras, no roubo de lacres e comércio ilegal e nas dificuldades de promover o recolhimento fiscal e a qualidade do produto ao mesmo tempo. “Há um rigoroso controle da qualidade da saída da água do poço até o envasamento e a entrega nos caminhões, os problemas ocorrem desse ponto até chegar ao consumidor final”, explica o químico.

O primeiro desses problemas reside no fato de que os garrafões são reutilizáveis. “Esses vasilhames possuem a duração de apenas três anos, depois disso eles se tornam inadequados para acondicionar a água, aliado a isso a matéria-prima para a fabricação deve ser virgem, logo, eles não podem ser reciclados”, explica, ressaltando que o vasilhame reciclado, geralmente, apresenta uma coloração escura que não permite enxergar o nível da água. 

Entrego, aceito, confio e agradeço

Nova publicação em Universo Natural

Entrego, aceito, confio e agradeço

by José Batista de Carvalho
Entrego, aceito, confio e agradeço universo naturalEnvolvidos por uma situação de estresse violento, de desafio alarmante, assaltados pela dor em forma de doença, pelo desemprego, desconforto, quando imersos numa crise que ultrapassa nossas esperanças de solução, é imperioso mobilizar todos nossos talentos, poderes, possibilidades, nossas reservas, para tentar uma saída, uma superação. Depois disso, se ainda nos vemos submetidos, manietados, derrotados, extenuados, vencidos, condenados… que resta fazer?
Para fazer face á situações assim, que me convencem de minha impotência, tenho aplicado, com vitória, uma estratégia que minha longa existência me fez aprender: entrego o problema ou entrego a mim mesmo, confiando na providência divina e, portanto, predisposto a aceitar o que vier como resposta, e, numa prova de amor e fé,agradeço a Deus, antecipadamente, pela resposta que Ele achar melhor, seja qual for. Entrego, confio, aceito e agradeço!
A entrega não chega a ser verdadeira se desejamos uma determinada resposta. Se nos entregarmos totalmente, de imediato a paz nos acaricia. Aí, naturalmente deixamos a batalha com Deus, que tudo pode, para que ele batalhe por nós. O alívio é imediato. Estar entregue a Deus é a mais perfeita condição de ahimsa, de brandura, de sábia imobilidade e, por isso mesmo, a mais eficaz.
Suponho que Deus, que sempre nos quer vivos, sadios, felizes, vitoriosos, se sente homenageado quando Lhe damos a chance de nos socorrer. Ele, que sempre deseja nossa fiel e incondicional confiança, aproveita a entrega e põe a nosso favor Sua onisciência, onipresença, onipotência, e é só o que nos salva. Enquanto, apavorados, estressados, nos debatemos em gestos inócuos, desesperados, imprecisos, violentos e agoniados, ele não encontra condições de assumir nossa batalha; não tem como atuar.
Ter fé em que Deus nos dará isso ou nos livrará daquilo é o que mais se vê. E achamos que agir assim é ter fé. Não é. A verdadeira fé consiste em calar para que Ele fale, em nos render ao que Ele quiser fazer de nós e por nós. Entenda este “seja feita a Vossa vontade” como wuwey, brandura, ahimsa, não-violência, saranagathi.
Se você quiser dar uma chance a Deus para que Ele ganhe a batalha, para que o salve,cure, liberte, ilumine, pacifique, o que tem a fazer é precisamente oferecer-Lhe sua quietude, sua brandura, sua não-violência. Se continuar afobado, como pode Deus atuar?
Prof. Hermógenes
José Batista de Carvalho | 21/03/2015 às 21:00

Evangelho do dia


Domingo, 22 de Março de 2015.
Santo do dia: Santa Leia, viúva
Cor litúrgica: roxo
Evangelho de Hoje: São João 12, 20-33
Primeira leitura: Jeremias 31, 31-34
Leitura do livro do profeta Jeremias:
31Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão, para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor. 33“Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, — diz o Senhor: — imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de escrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão o meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 50 (51)
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
R: Criai em mim um coração que seja puro!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

R: Criai em mim um coração que seja puro!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.
R: Criai em mim um coração que seja puro!
Segunda leitura: Hebreus 5, 7-9
Leitura da carta aos Hebreus:

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 12, 20-33
- Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.
- Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim; e onde eu estiver, ali estará meu servo (Jo 12, 26)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!” 29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.

— Palavra da Salvação
— Glória a vós, Senhor
Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Jonas Campelo e Bárbara Lotife são destaques do Aracoiaba News

Jonas Campelo e Bárbara Lotife são destaques do Aracoiaba News

Em sua 9ª edição dominical, a revista Destaque Aracoiaba News, desta semana estampa sua capa o casal Jonas Campelo e Bárbara Lotife.
Bárbara (Bárbara Ingred Lotife Castro Campêlo) tem 27 anos, formada em enfermagem pela Universidade de Fortaleza – (UNIFOR), funcionária pública, chefe do setor de enfermagem do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Natural de Fortaleza, mas hoje reside e trabalha em Aracoiaba. Jovem determinada, sempre batalhou para alcançar seus sonhos e objetivos, e hoje encontra na sua profissão a realização pessoal e a vontade de poder servir ao próximo.
Casada com Jonas Campêlo Nogueira, com quem espera um filho, um menino, que se chamará José Danusio Nogueira Neto.
Jonas é um jovem Aracoiabense de 31 anos, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará – (UECE), já ocupou cargos importantes no município de Aracoiaba, hoje é o atual Secretário de Saúde do município.

Bárbara e Jonas juntos constroem uma família, e falam em sonhos e da importância da família para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Aguardem o próximo Destaque!!



FONTE:
http://ultimahoraaracoiaba.blogspot.com.br/p/aracoiaba-news-destaque.html


Uma forte aliada na perda de peso


batata doce
Considerada hoje a "queridinha dos atletas", a preferência por batata-doce tem razão de ser. O baixo índice glicêmico deste tubérculo representa maior saciedade e menor velocidade ao se transformar em açúcar no organismo. "A batata-doce libera a glicose no sangue de forma gradual e mais lenta, o que garante energia por mais tempo", explica a nutricionista e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, Josiane Spencer.
Esse carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico (IG)é um forte aliado para quem deseja manter o corpo em forma ou perder peso. Para os praticantes de atividades físicas, por exemplo, o ideal é consumir no pré treino (de 1 a 2 horas antes), de forma a garantir um nível constante de glicose no sangue.
Se comparada à batata inglesa, a doce possui menos calorias e, devido ao seu baixo IG, tem digestão mais lenta, o que proporciona maior saciedade. Além disto, segundo Josiane Spencer, o consumo deste alimento evita os picos do hormônio (insulina), responsável pelo acúmulo de glicose nas células que posteriormente transforma-se em gordura.
Cascas e folhas
Com propriedades antioxidantes, a batata-doce favorece ainda a prevenção do envelhecimento. Possui o licopeno, um protetor da pele contra os efeitos dos raios UV; o betacaroteno, um precursor da vitamina A; e a vitamina C, que beneficia o sistema imunológico. Vale acrescentar que em sua composição traz minerais como o ferro, o potássio e o magnésio.
O tubérculo também pode ser consumido com a casca e as folhas. Quando cozida com a casca, concentra alto teor de fibras que ajudam a metabolizar os carboidratos. Segundo a nutricionista, a melhor forma é consumir a batata-doce assada com a casca. "A iguaria frita no óleo deve ser ingerida muita raramente devido ao alto valor calórico, além de ter maior concentração de sódio, pois acrescentamos sal na hora ao servi-la".
Quanto às folhas, Josiane Spencer ressalta a grande concentração de fibras e nutrientes, superior inclusive a de outros vegetais folhosos. A batata pode ser consumida refogada, cozida ou em forma de chá com propriedades anti-inflamatórias.
Cultura nutricional
A batata-doce é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano, que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. Embora seja menos consumida do que a batata inglesa, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil.
É cultivada em 111 países, sendo que aproximadamente 90% da produção é obtida na Ásia, apenas 5% na África e 5% no restante do mundo. A China é o país que mais produz, com 100 milhões de toneladas. Pode ser plantada em locais de climas diversos, como o das Cordilheiras dos Andes; em regiões de clima tropical, como o da Amazônia; temperado, como no Rio Grande do Sul e até desértico, como o da costa do Pacífico.
Tipos regionais
É considerada uma cultura rústica, pois apresenta grande resistência a pragas, pouca resposta à aplicação de fertilizantes, e cresce em solos pobres e degradados. Em termos de volume de produção mundial, a cultura ocupa o sétimo lugar, mas é a décima quinta em valor da produção, o que indica ser universalmente uma cultura de baixo custo de produção.
No Brasil, há quatro tipos de batata-doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, porém de sabor doce; batata-roxa, com casca e polpa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e, batata-doce-avermelhada, conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado. Tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.
Receita
Nhoque de batata-doce
Ingredientes
1 kg de batata-doce cozida e espremida
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 ovo
¼ xícara (chá) de cheiro-verde para polvilhar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de margarina
Farinha de trigo para enfarinhar a superfície
Molho
1 xícara (chá) de extrato de tomate
2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo
500 gramas de carne moída
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
2 tomates picados
MODO DE PREPARO
Cozinhe a batata-doce sem casca e esprema ainda quente em uma tigela. Acrescente a margarina, o ovo, o parmesão, sal, pimenta e misture bem. Junte a farinha aos poucos até dar ponto de enrolar. Em paralelo, prepare a carne moída até dourar. Junte a cebola e o alho e quando murcharem acrescente o tomate e o extrato. Refogue por 5 minutos, adicione a água e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Em outra panela grande, coloque água com sal para ferver. Faça rolinhos com a massa do nhoque sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada. Corte-os e transfira-os para uma assadeira. Coloque aos poucos o nhoque na água quente e retire-os quando subirem à superfície. Transfira para um refratário. Cubra com o molho, polvilhe com o cheiro-verde e sirva.
Cristina Pioner
Redatora
FONTE: DN

Estudantes recusam proposta e ocupação de reitoria da Unilab continua


unilabOs estudantes do bacharelado em humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) rejeitaram proposta da direção de reincluir alunos em um dos programas de auxílio estudantil da instituição. Eles estão em greve e ocupam a reitoria desde o dia 26 de fevereiro em protesto contra o corte de auxílios do Programa de Assistência ao Estudantes (Paes).
A medida atingiu 361 alunos brasileiros e estrangeiros do curso, que também recebem o benefício do Programa Bolsa Permanência (PBP), destinado a discentes de cursos com carga horária média igual ou maior que cinco horas diárias. O valor da bolsa é R$ 400. Segundo a reitoria, a medida foi tomada devido a limitações orçamentárias, com o objetivo de contemplar, com os auxílios, novos alunos que estejam nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica exigidos pelo Paes. O benefício paga até R$ 530, dependendo do perfil dos estudantes.
Na terça-feira (17), a direção da Unilab propôs integrar ao Paes os alunos que recebem o PBP em caso de atraso no pagamento desse benefício e manter um teto de R$ 730 em auxílios estudantis (somando os recursos do PBP com os do Paes) durante dois meses com recursos próprios da universidade. Outra proposta apresentada pela reitoria está condicionada a um aporte de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares, ainda não garantidas. Com este valor, conforme a proposta, seria possível pagar os benefícios dos dois programas durante o ano de 2015, mantendo um teto de R$ 930 – como era antes dos cortes dos benefícios do Paes.
O estudante Felipe Peixoto, coordenador do Centro Acadêmico do Bacharelado em Humanidades, explica que as propostas não contemplam os alunos. Eles exigem a manutenção dos benefícios na forma como era antes, cumprindo o edital de seleção para o Paes pelo qual os discentes foram selecionados. Conforme Felipe, esse edital tem validade até 2016. Já a Unilab esclarece que todos os editais de seleção para o programa condicionam o pagamento dos auxílios ao orçamento da universidade. O assunto também está na Justiça e tramita na 4ª Vara Federal uma Ação Civil Pública exigindo o restabelecimento dos benefícios estudantis do Paes.
Enquanto ocupam a reitoria, os estudantes do bacharelado em humanidades aguardam o cumprimento de uma liminar que determina que eles saiam do local. O prazo para a desocupação venceu na última segunda-feira (16). Segundo Peixoto, o oficial de Justiça esteve no campus da universidade, mas não notificou os estudantes. Em nota, a Unilab informa que “procura estabelecer um diálogo com o grupo […] com o objetivo de que a desocupação ocorra amigavelmente”.
A Unilab é uma universidade pública federal que atua em parceria com países de língua portuguesa, principalmente os africanos. A instituição foi criada em 2010 pela lei nº 12.289 e tem campi em Redenção (cidade cearense pioneira na abolição da escravatura no Brasil) e em São Francisco do Conde, na Bahia.
Fonte: Ceará Agora

Padre usa pau de selfie em foto de casamento e surpreende convidados

Noivo é fotografo e teve ideia há mais de um ano em Macatuba (SP). Padre de 32 anos não vê problema em incorporar novidade em celebrações.

21/03/15 As fotografias são grandes recordações guardadas pelos noivos do dia em que decidiram se unir. Mas uma fotografia em especial de um casamento realizado no último fim de semana em Macatuba (SP) fez sucesso entre os convidados, fotógrafos e até nas redes sociais. O padre Fernando Gurson Maróstica usou um pau de selfie e fotografou os noivos e a igreja no fim da cerimônia. “O povo achou engraçado, ficaram admirados, surpresos. Gostei da modernidade. Nunca vi isso em casamento. Até os fotógrafos me cumprimentaram”, conta o padre.

A ideia foi do noivo Rafael Carpejani, de 21 anos. Ele e Gislaine Cristina Nascimento, de 23 anos, se casaram no sábado (14) na paróquia Santo Antônio. A ideia do noivo, que é fotógrafo, surgiu há mais de um ano, quando ele viu o reflexo do padre no cálice e pensou em fazer um selfie em seu casamento, mas ele guardou em segredo até o dia da cerimônia. “Ninguém esperava. Eles curtiram, levantaram dos bancos”, comemora Rafael.

A hora que acabou a cerimônia o noivo pediu o monópode, como é chamado o pau de selfie, a um padrinho, e o entregou para o padre, que ficou surpreso, pois não imaginava que era ele que tiraria a foto. O Padre Fernando gostou da ideia e diz que não vê problemas em adicionar essas fotos nas celebrações. “Casamentos, batizados, até uma missa ou outra, porque não? Não interfere em nada. A igreja tem que acolher a modernidade, a juventude”, explica.

O padre de apenas 32 anos é assessor da juventude na diocese de Botucatu e diz que a ação teve boa repercussão com a comunidade e os outros padres. “Acredito que vai virar moda”, diz. Até entre os fotógrafos que trabalhavam no casamento o selfie fez sucesso. “Tiraram foto do padre fazendo a selfie”, conta Rafael, que como profissional já tem encomendas de selfie nos próximos casamentos. “Casais já falaram que querem. O padre está perdido”, comenta.

Mas, o padre disse que está pronto para atender os pedidos dos fiéis. Questionado pelo G1  sobre a ausência dos pais dos noivos que não foram enquadrados na foto selfie, o padre, com muito humor, se desculpou e disse que vai melhorar nas próximas vezes. “Vou ter que melhorar o selfie. Foi a primeira vez que tirei foto com o pau de selfie”, brinca.

Fonte: G 1

FONTE:
http://potenginainternet.blogspot.com/2015/03/padre-usa-pau-de-selfie-em-foto-de.html


ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK