PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Confraternização da 13ª Delegacia de Serviço Militar de Baturité em Guaramiranga

FOTO: Marcelino Ferreira Martins
SECRETÁRIOS DA 13ª DEL. SM DE BATURITÉ - CEARÁ
FOTO: Marcelino Ferreira Martins

O Despertar da Força e a jornada do crescimento emocional

Novo post em Universo Natural

O Despertar da Força e a jornada do crescimento emocional

by José Batista de Carvalho
O Despertar da Força e a jornada do crescimento emocional universo naturalEm dezembro de 2015, em uma galáxia próxima, “Star Wars, Episódio VII,” chegou aos cinemas da Terra.
 “O Despertar da Força” foi lançado 32 anos após “O Retorno de Jedi” e 38 anos após o Star Wars original.
Não tenho segredos a revelar sobre esse novo filme de Star Wars.
Talvez a gente descubra que o Yoda está dando aula de inglês básico na escola. (“Sua tarefa é, terminá-la você deve.”)
Mas eu duvido.
Ao invés disso, vou compartilhar algumas ideias sobre Star Wars do ponto de vista da psicologia.
Trinta e oito anos atrás, em um cinema escuro em Denver, eu fiquei fascinado por essa aventura de ficção científica na telona. Já naquela época eu sabia que era mais do que uma história empolgante.
O diretor, George Lucas, havia criado um universo fictício que, inconscientemente, nos mostrava valores morais importantes sobre nossa existência, a amizade, o "bem contra o mal" e a espiritualidade.
Psicanalistas que fizeram críticas ao filme em 1980 falaram de seus "significados profundos e mascarados".
R2D2 e C-3PO são vistos como pai e filho, sendo que C-3PO é descrito como um pai que "parece um androide-babá perturbador e repreendedor, ele se cansa facilmente, é hipocondríaco, subserviente e reclamão ".
Darth Vader simboliza o mal em todos nós, uma projeção de nossos próprios "desejos por poder e destruição".
Star Wars foi visto por psicanalistas como a história da jornada de Luke Skywalker através da fase de desenvolvimento do fim da adolescência. (Mas eu tenho que admitir, o filme ainda é bem atraente para o garoto de 12 anos que vai viver pra sempre dentro de mim.)
Luke Skywalker e Han Solo, vistos como dois tipos de desenvolvimento de adolescentes, unem-se ao longo do tempo para lutar contra Darth Vader e alcançar a maturidade. Aspectos idealistas e cínicos da adolescência são mostrados juntos.
Essa perigosa jornada pessoal de crescimento emocional levará à maturidade, ao poder e à responsabilidade.
Ao longo do caminho, Luke deverá lidar com ("enfrentar") os sentimentos intensos que se conectam ao período adolescente de desenvolvimento das emoções e da personalidade. Sentimentos como solidão, desamparo, impotência e abandono. Coisas que todos nós enfrentamos durante a adolescência. Sentimentos que o filme explora... e que o torna tão fascinante para nós.
O complexo de Édipo era muito importante na teoria psicanalítica há 34 anos, é claro, e o relacionamento entre Luke e seu pai, que depois sabemos ser Darth Vader, é outro foco do filme. O indivíduo deve derrotar o pai para crescer, mesmo correndo o risco de ser castrado (visto na cena em que Darth Vader corta fora a mão de Luke).
Me surpreendeu descobrir que psicanalistas, há cerca de 35 anos, também viram alguns aspectos de Star Wars nos dizendo que nosso excesso de confiança na tecnologia (oposto aos valores antigos e tradicionais dos Jedi) nem sempre é positivo ou desejável.
Dr. Philip Kronk
Dr. Philip Kronk é um neuropsicólogo e psicólogo clínico aposentado. Dr. Kronk lecionou na Universidade do Tennessee e no Pellissippi State College e atendeu paciente de todas as idades ao longo de quarenta anos Dr. Kronk escreve uma coluna semanal para o site News Sentinel: http://www.knoxnews.com.
Tradução: Bella de Carvalho

Bicarbonato É Bom Para Curar Afta?

O que chamamos corriqueiramente de afta é, na verdade, uma estomatite aftosa. O nome vem do grego aphtha, que significa úlceras na boca. As aftas se caracterizam por pequenas úlceras que se formam na parte interna da boca. Elas costumam ter o entorno avermelhado e um miolo de cor amarelo-esbranquiçada, típico das infecções.
Além de doer, a afta incomoda bastante. Quando estão na parte mais externa da cavidade bucal ou na língua, dificultam a fala e alimentação. Já quando aparecem no fundo da garganta, são confundidas com inflamações mais sérias.
O problema é muito comum. Por isso, quase todo mundo conhece pelo menos uma receita para combater as aftas. Só que essas indicações caseiras nem sempre são eficazes.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um dos mais indicados para acabar com a afta. Muita gente diz que aplicar o pó diretamente sobre a região dolorida é tiro e queda para secar a úlcera. Porém, apesar de agir como anti-fúngico e ter outros benefícios, o bicarbonato não é a melhor opção natural para tratar as aftas. O bicarbonato pode causar uma espécie de queimadura na região, o que dá a impressão de cicatrização. No entanto, essa lesão pode evoluir para uma inflamação ainda mais séria. O uso do bicarbonato é contraindicado por especialistas.
Veja como as aftas aparecem
Veja como as aftas aparecem
Se você quiser usar o bicarbonato, a dica da dentista Marta Silvestre é diluir 1 colher (chá) de bicarbonato em 1 copo (200 ml) de água. Depois, basta usar a mistura fazer bochechos todos os dias. Esse procedimento é bem menos agressivo que a aplicação direta do pó sobre os ferimentos, mas leva alguns dias para trazer resultados.

Outras Informações:

  • O melhor tratamento para aftas é não mexer nelas. Com o passar dos dias, a afta se cura naturalmente e cicatriza.
  • Normalmente uma afta dura de 1 dia a 2 semanas. Porém, aftas maiores podem levar até 6 semanas para desaparecerem.
  • Cinza de cigarro e outras formas de queimar a afta são perigosos, porque machucam a pele e podem levar ao surgimento de infecções;
  • A higienização adequada da boca e dos dentes é fundamental para prevenir a formação de aftas;
  • Frutas ácidas como laranja, limão e abacaxi podem contribuir para o surgimento das aftas;
  • Pessoas que têm aftas recorrentes podem se beneficiar com o consumo de couve, pois a planta tem ação anti-inflamatória;
  • O própolis, costumeiramente indicado para aliviar o problema, pode causar muita dor, mas tem efeito cicatrizante.
FONTE:
http://natural.enternauta.com.br/outros/bicarbonato-e-bom-para-curar-afta/?

Não se culpe

Novo post em Universo Natural

Não se culpe

by José Batista de Carvalho
Não se culpe universo naturalOs pensamentos criam os sentimentos e vivemos as nossas vidas de acordo com esses sentimentos e convicções. Isto não quer dizer que tenhamos de nos culpar por tudo o que correu mal nas nossas vidas. Há uma grande diferença entre ser responsável e culpar-nos ou aos outros.
Quando me refiro a responsabilidade, na verdade estou falando sobre ter poder. Aculpa é um processo de desistência do poder. A responsabilidade atribui-nos o poder de introduzir mudança nas nossas vidas. Se fizermos o papel da vítima, estamos a utilizar o nosso poder pessoal para nos tornarmos indefesos. Se decidirmos aceitar a responsabilidade não perdemos tempo culpando ninguém ou uma coisa qualquer. Algumas pessoas sentem-se culpadas pela doença, a pobreza ou os problemas que surgem. Interpretam a responsabilidade como culpa. Estas pessoas sentem-se culpadas por julgarem que falharam em alguma coisa. No entanto, de uma maneira ou outra, aceitam tudo como uma onda de culpa, porque essa é apenas mais uma maneira de se enganarem. Mas não é disso que estou dizendo.
Se aproveitarmos os nossos problemas e doenças como oportunidades para pensar sobre como mudar as nossas vidas, então temos poder. Muitas pessoas que atravessaram períodos catastróficos de doença afirmam que as implicações desse acontecimento foram maravilhosas, ao proporcionar-lhes a hipótese de olhar para a vida de uma maneira diferente. Por outro lado, muita gente vai por aí chorando “Sou uma vítima, coitado de mim. Por favor, doutor, cure-me.” Penso que vai ser muito difícil estas pessoas curarem-se ou resolverem os seus problemas.
Responsabilidade é a nossa capacidade de reagir a uma situação. Temos sempre escolha. Isto não quer dizer que neguemos quem somos e o que temos nas nossas vidas. Significa tão somente que podemos reconhecer que contribuímos para estar onde estamos. Assumindo a responsabilidade, temos o poder de mudar.
 Louise L. Hay

Oamor irradia, pulsa, torna-se uma dança constante de energia ao redor

O amor irradia, pulsa, torna-se uma dança constante de energia ao redor

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK