PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A história do Português


Canal do Ensino

Postado por: 

Olá leitores,
A gente fala português todo dia, mas não pensa de onde surgiu. A língua portuguesa, inclusive, sofreu alterações recentes com uma reforma ortográfica. São muitas palavras diferentes, muitas regras, que fazem a gente arriscar em dizer que o nosso português é um dos dialetos mais difíceis de se aprender corretamente no mundo. Talvez, seja exagero, mas a questão é, de onde vem tanta palavra diferente?
Como tudo começou
Assim como diversas outras línguas, o português deriva do latim vulgar (que já é uma variação da língua romana) e do galego. Com a chegada dos romanos na península ibérica, o latim vulgar foi imposto aos habitantes nativos, que acabaram por modificar a língua, já que não se preocupavam com cuidados estilísticos. Mesmo sendo ainda o latim clássico ensinado em escolas.
Deste tempo em diante, as transformações foram tantas que o primeiro texto do que tratamos por língua portuguesa só aparece no século XIII. Com disseminação do latim pela península, chega, primeiramente, à Itália, expandindo-se pela Gália, Espanha e outras regiões mais tarde.
Desses encontros entre nativos e nova língua surgiram novas formas de se comunicar. Daí as línguas românticas ou novilatinas. Sendo as românticas originadas do latim vulgar. São elas o português, espanhol, catalão, provençal, francês, italiano, rético, sardo e romeno.
Português no Brasil
Já no Brasil, o idioma português chega junto com os portugueses, no século XVI. Aqui, mais mistura. A língua portuguesa encontrou o tupi-guarani, como o Tupinambá, e uma série de elementos da fauna e flora que não tinham tradução para o latim. Os índios nativos ensinam o Tupinambá aos europeus, que se torna uma língua geral para comunicação.
Aos poucos, com a chegada de mais portugueses, a língua foi se constituindo, enfraquecendo os dialetos indígenas. Após começar a trazer escravos negros, com a chegada dos idiomas africanos, como o iorubá e o quimbundo, os portugueses tentam fortalecer sua língua em território brasileiro. Passam a obrigar o ensino da língua aos índios.
Muito tempo se passou, o Brasil ainda experimentou mais invasões, após a independência, que trouxeram novos idiomas. Todas essas influências ficam nítidas nos diversos sotaques encontrados em nosso território. Alguns parecem outras línguas, inclusive.
Só se fala português
Ainda na história do português existe uma passagem marcante. O Marques de Pombal promulga a Lei do Diretório, em 1757, que proibia os filhos de portugueses e índios de aprenderem um idioma que não fosse o português. Um terço do território brasileiro seria afetado no início, considerando a língua geral uma abominação. Dois anos depois, a Lei de Diretório é ampliada, e todo território passa a ser obrigado a falar o português. Morre a forma expressiva que a língua geral, ou Tupinambá, tinha sobre o país.
Português atualmente
Nos dias de hoje, são aproximadamente 200 milhões de pessoas, falando o português. Está em oitavo colocado, entre os idiomas mais falados pelo mundo e é a terceira língua mais usada no ocidente, depois de inglês e espanhol (castelhano). Muitos imaginam o português como língua oficial apenas de Brasil e Portugal, porém, o idioma está em uso em outros 6 países, todas antigas colônias de Portugal, como o nosso país. São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Até logo.
FONTE: Canal do Ensino

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK